Tecnologia1

Avanço das tecnologias nas profissões

  • 169

    Primeiro relato de Jornalismo (69 A.C.)

    Primeiro relato de Jornalismo (69 A.C.)
    A partir do desejo de Júlio Cesar de informar a população sobre fatos sociais e políticos ocorridos no império, como campanhas militares, julgamentos e execuções. As notícias eram colocadas em grandes placas brancas expostas em local de grande acesso ao público.
  • 377

    Primeiro relato de medicina no Mundo (460 a 377 a.C.)

    Primeiro relato de medicina no Mundo (460 a 377 a.C.)
    Nos primordios da história, surgiram com os egipicios, os quais adquiriram tal conhecimento através do processo de mumificação dos corpos, de modo que ao retirar os orgãos, descobriam incidentalmente a causa vital da morte da pessoa, assim eram denominados como os pais da medicina.
  • Jan 1, 1301

    Trepanação

    Trepanação
    Dentro da medicina antiga, a trepanação consiste na abertura de um ou mais buracos no crânio, através de uma broca neurocirúrgica. Quando realizada de forma única, a trepanação serve para se criar uma abertura por onde se pode drenar um hematoma intracraniano ou se inserir um cateter cerebral.
  • Surgimento do Quadro Negro (Séc XVII)

    Surgimento do Quadro Negro (Séc XVII)
    Quadro Negro ou Lousa é uma superfície reusável onde se escreve textos ou desenhos que são feitos com giz ou outros marcadores apagáveis. Eram feitos originalmente lisos, folhas finas de ardósia preta ou cinza escuro. Os quadros são usados geralmente para ensinar como o uso da escrita, dúvidas, cálculos, atividades e anotações diversas, pertinentes ao assunto estudado momento.
  • Câmera Fotografica

    Câmera Fotografica
    Uma câmara é um dispositivo usado para capturar imagens. O nome é derivado de câmera obscura, latim para "câmara escura". Seu formato peculiar, deriva-se das antigas observações de Aristóteles tido até hoje como o primeiro a descrever os princípios da câmara escura. Basicamente, uma câmara, qualquer que seja ela, deriva de um único princípio. Uma caixa preta com um orifício por onde é captada a imagem.
  • Oficializada a profissão de Professor no Brasil

    Oficializada a profissão de Professor no Brasil
    A educação oficial no Brasil começa em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I, que determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". É por causa desse decreto, inclusive, que o Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. http://democratizandoosaber.blogspot.com.br/2011/02/professor-como-surgiu-essa-profissao.html
  • Lobotomia

    Lobotomia
    Lobotomia, mais apropriadamente chamada leucotomia é uma intervenção cirúrgica no cérebro, onde são seccionadas as vias que ligam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas.
  • Criação do Mimeógrafo

    Criação do Mimeógrafo
    O mimeógrafo foi lançado em 1880 e comercializado pela primeira vez em 1887. Apesar de ser visto como uma máquina obsoleta, principalmente por quem não atua na área educacional, ainda é comercializado por grandes lojas especializadas em informática e papelaria, o quê comprova que ainda há demanda por ele.
  • Criação da Máquina de Escrever

    Criação da Máquina de Escrever
    A máquina de escrever é um instrumento mecânico, eletromecânica com teclas que, quando pressionadas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel. O método pelo qual uma máquina de escrever deixa a impressão no papel varia de acordo com o tipo de máquina. Habitualmente é causado pelo impacto de um elemento metálico, com um alto relevo do caráter a imprimir, numa fita com tinta que em contato com o papel é depositada na sua superfície.
  • Fotocopiadora

    Fotocopiadora
    Uma fotocopiadora é um dispositivo usado para reprodução de documentos através da tecnologia de eletrofotografia ou xerografia. A cópia feita por uma fotocopiadora é conhecida como fotocópia ou xerocópia, popularmente no Brasil chamada de xerox.
  • Quadro Negro é deixado um pouco de lado para ser substituido pelo Projetor

    Quadro Negro é deixado um pouco de lado para ser substituido pelo Projetor
    O projetor é um aparelho utilizado para projetar fotos emtransparência emolduradas chamadas de slides ou em diapositivos em uma tela. O equipamento utiliza uma fonte de luz que projeta sua imagem na tela. Os primeiros equipamentos eram todos acionados manualmente e apenas alguns anos depois surgiram os controles ligados por fio no aparelho. A reprodução de imagens chegou a ser vista como uma ameaça ao ensino tradicional com livros didáticos.
  • Câmera Digital

    Câmera Digital
    A câmera digital foi inventada pela Kodak, que também inventou o filme fotográfico. Câmeras digitais se diferenciam das analógicas principalmente pela não utilização de filme fotográfico, uma vez que capturam e salvam fotografias em suas memórias internas ou cartões digitais de memória. Por proporcionarem baixos custos de manuseio, acabaram transformando câmeras químicas em produtos destinados a nichos de mercado.
  • Inseminação Artificial

    Inseminação Artificial
    A inseminação artificial, utiliza-se em casos em que os espermatozóides não conseguem atingir as trompas. Consiste em transferir, para a cavidade uterina, os espermatozóides previamente recolhidos e processados com a seleção dos espermatozóides morfologicamente mais normais e móveis.
  • Computadores que conhecemos hoje

    Computadores que conhecemos hoje
    Os computadores que conhecemos hoje, surgiram durante a Guerra Fria. A marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos.
  • Células-Tronco

    Células-Tronco
    A principal função das células-tronco dentro da medicina é a reparação e reconstrução de tecidos danificados ou traumas. As células podem ser retiradas de vários locais do corpo humano, um exemplo é a medula óssea, sangue e fígado, que contem está célula embrionária, conforme descoberta de pesquisadores americanos em 2004.