Primeiro

HISTÓRIA DA TELEVISÃO

  • DESCOBERTAS QUE FORAM BASE PARA A TELEVISÃO

    DESCOBERTAS QUE FORAM BASE PARA A TELEVISÃO
    O químico sueco Jakob Berzelius, descobriu casualmente o selênio, elemento químico brilhante e luminoso. O feito marcou como o primeiro passo para a transmissão de imagens.
  • DESCOBERTAS PRE-TELEVISÃO

    DESCOBERTAS PRE-TELEVISÃO
    Alexander Bain, transmitiu uma imagem telegráfica sem movimento.
  • DESCOBERTAS PRÉ-TELEVISÃO

    DESCOBERTAS PRÉ-TELEVISÃO
    Na Irlanda, o operador de telégrafo Joseph May, descobriu o efeito fotoelétrico, que é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, que depende do material.
  • DESCOBERTAS PRÉ-TELEVISÃO

    DESCOBERTAS PRÉ-TELEVISÃO
    O francês Maurice Le Blanc descobriu que imagens sucessivas apresentadas em velocidade davam a impressão de movimento.
  • CRIADA A TECNOLOGIA QUE DARIA BASE PARA A "CRT"

    CRIADA A TECNOLOGIA QUE DARIA BASE PARA A "CRT"
    Karl Ferdinand Braun, da Universidade de Strasbourg inventou o tubo de raios catódicos.
  • PARENTE MAIS PROXIMO DA TELEVISÃO

    PARENTE MAIS PROXIMO DA TELEVISÃO
    Vladimir Kosma Zworykin, engenheiro eletrônico russo nacionalizado americano, patenteou o iconoscópio. Com esse aparelho transmite imagens a uma distância de 45 quilômetros. Bastante parecido com os televisores atuais o primeiro protótipo é apresentado numa reunião de engenheiros em New York.
  • A PRIMEIRA IMAGEM TRANSMITIDA

    A PRIMEIRA IMAGEM TRANSMITIDA
    O engenheiro escocês John Logie Baird conseguiu transmitir alguns contornos de imagens em movimento em uma demonstração em Londres para a comunidade científica, assinando depois um contrato com a BBC para transmissões experimentais.
    A imagem aparecia através de um televisor que possuía 60 linhas de capacitação, tornando o conjunto desta parecido com uma persiana.
  • PRIMEIRA TRANSMISSÃO ESTÁVEL

    PRIMEIRA TRANSMISSÃO ESTÁVEL
    Foi o engenheiro norte-americano Philo Taylor Farnsworth quem primeiro conseguiu transmitir imagens estáveis de um lugar para outro. Ele é o inventor do tubo dissector de imagens. Farnsworth, aos 14 anos de idade, pensou em construir as imagens por meio de linhas formadas por um ponto percorrendo a tela. No dia 7 de setembro de 1927, Farnsworth utilizando o tubo de raios catódicos desenvolvido no final do século XIX, realizou o feito.
  • TELEHOR

    TELEHOR
    Um aparelho, chamado "Telehor", semelhante ao demonstrado por Baird em Londres, foi construído na Alemanha e apresentado no Berlin Radio Show, por Denes Von Mihaly. O quadro foi escaneado com 30 linhas, mas com 10 quadros por segundo.
  • TESTES PARA AS TRANSMISSÕES

    TESTES PARA AS TRANSMISSÕES
    A NBC, subsidiária da RCA, transmite experimentalmente nos Estados Unidos com a emissora W2XBS.
  • RÁDIO TELEVISOR ?

    RÁDIO TELEVISOR ?
    A televisão era imaginada como a evolução do rádio, um rádio com imagens.
  • NA EUROPA

    NA EUROPA
    Logo a televisão começou a difundir-se por alguns países da Europa. Em 1935, é realizada oficialmente a primeira transmissão na Alemanha (março) e na França (novembro).
  • MELHOR QUALIDADE

    MELHOR QUALIDADE
    Já com uma resolução de 405 linhas é transmitida a coroação de Jorge VI.
  • TRANSMISSÕES INTERROMPIDAS PELA GUERRA

    TRANSMISSÕES INTERROMPIDAS PELA GUERRA
    Começaram emissões regulares com a NBC, na Feira Mundial de Nova York. No mesmo ano os primeiros aparelhos de TV foram vendidos ao público.
    Em 1939 cinco países faziam transmissões regulares com o sistema eletrônico, porém com o início da Segunda Guerra Mundial apenas a Alemanha manteve a sua televisão no ar.
  • PRIMEIRO NOTICIÁRIO

    PRIMEIRO NOTICIÁRIO
    CBS faz o primeiro noticiário da televisão mostrando o envolvimento dos EUA na 2a guerra mundial.
  • EVOLUÇÃO DA RESOLUÇÃO DE IMAGEM

    EVOLUÇÃO DA RESOLUÇÃO DE IMAGEM
    IMAGEM EM ALTA QUALIDADE (para a epoca)
  • FIM DA GUERRA, EXPANSÃO DA TELEVISÃO

    O pós-guerra foi o período em que a televisão experimentou o seu mais rápido desenvolvimento pois todas as emissoras voltaram a transmitir suas imagens. Começa aí a disputa com os outros veículos de comunicação: o jornal e, principalmente, o rádio, tanto no campo da informação quanto na publicidade.
  • TELEIVISÃO POPULAR

    TELEIVISÃO POPULAR
    Começa a ser comercializado o primeiro aparelho de televisão popular (modelo 630TS da RCA).
  • TV A CABO

    TV A CABO
    A TV a cabo foi utilizada pela primeira vez em 1948, na cidade de Oregon, onde os sinais normais de televisão não conseguiam chegar as residências por causa do terreno montanhoso.
  • CONTROLE REMOTO

    CONTROLE REMOTO
    A invenção do controle remoto no início dos anos 50 impulsionou a compra de televisores no mundo inteiro e também, revolucionou a forma com que se assistia à televisão.
    O dispositivo da foto é o Zenith Space Command, lançado em 1955, nos EUA. Suas funções se limitavam a controlar volume, trocar canais e ligar a TV.
  • A TELEVISÃO CHEGA AO BRASIL

    A TELEVISÃO CHEGA AO BRASIL
    O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a implantar a televisão, ela chega pelas mãos de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.
    É inaugurada a primeira estação de televisão brasileira, a TV Tupi de São Paulo.
  • DEIXANDO O RÁDIO DE LADO

    DEIXANDO O RÁDIO DE LADO
    Segundo pesquisas, já em 1950 havia mais gente, nos EUA, vendo TV do que ouvindo rádio.
  • PRIMEIRA TRANSMISSÃO EM CORES

    PRIMEIRA TRANSMISSÃO EM CORES
    A CBS foi a primeira a levar ao ar a TV a cores nos Estados Unidos. Foi em 12 de junho de 1951. A seguir foi a vez da NBC, em 1954. As primeiras imagens coloridas da história da TV, no entanto, foram feitas em 1929, por Hebert Eugene Ives, em Nova Iorque. Tinham 50 linhas de definição por fio. Peter Goldmark melhorou a definição, fazendo demonstrações com 343 linhas, em 1940. E em 1949, sistemas experimentais já haviam sido desenvolvidos pela RCA e CBS.
  • COMEÇA A GRAVAÇÃO DE PROGRAMAS

    COMEÇA A GRAVAÇÃO DE PROGRAMAS
    Até então todas as transmissões eram feitas ao vivo, portanto os programs eram feitos, transmitidos e assistidos ao mesmo tempo.
    Em 12 de maio de 1955, a WNBT fez a primeira gravação mundial em videotape, usando fita magnética de som e imagem,
  • TELEVISÃO PORTÁTIL

    TELEVISÃO PORTÁTIL
    Surge no Japão a primeira TV totalmente transistorizada: a portátil Sony TV8-301. A substituição das válvulas por transistores provocou uma incomparável revolução tecnológica, tornando os aparelhos eletrônicos menores e mais rápidos na hora de ligar.
  • TRANSMISSÃO VIA SATELITE

    Em 1962 é realizada nos EUA a primeira transmissão de TV via satélite.
  • PRIMEIRA NOVELA NO BRASIL

    PRIMEIRA NOVELA NO BRASIL
    Estreia a primeira novela no Brasil, Direito de Nascer, pela TV Tupi
  • TV FUTURISTA?

    TV FUTURISTA?
    Com menos ar de trambolho que as antecessoras, a Keracolor era produzida no fim dos anos 60 no Reino Unido. O design não foge à época: é um mix entre ficção científica e formas pop
  • TELAS COLORIDAS NO BRASIL

    TELAS COLORIDAS NO BRASIL
    O ano da "tv a cores" no Brasil. Em 31 de Março acontece a primeira transmissão a cores da TV brasileira: a Festa da Uva de Caxias do Sul / RS. O sistema adotado no país é o PAL-M e a TV Globo é a mais adiantada na implantação das imagens coloridas.
  • A PREFERIDA

    A PREFERIDA
    Depois de ficar colorida e com melhor resolução, a partir dos anos 70 e 80 a televisão apenas passou por uma fase de aprimoramento, tendo em vista que novas emissoras surgiram e mais satélites para a transmissão foram lançados. Porém, até hoje, utilizamos praticamente o mesmo modelo de transmissão criado nos anos de 1920: o analógico.
  • OS AVANÇOS CONTINUAM

    Novos aparelhos foram surgindo ano a ano e os modelos com som estéreo já estavam disponíveis desde o fim dos anos 80.
  • IMAGENS CADA VEZ MELHORES

    IMAGENS CADA VEZ MELHORES
    O investimento em telas com cada vez maior resolução virou a “bola da vez”,
  • PLASMA

    PLASMA
    Assim que surgiram,as TVs de plasma eram artigo de alto luxo. Algumas chegavam a custar dezenas de milhares de dólares —mas traziam a novidade da tela fina.
  • LCD

    LCD
    O LCD – Liquid Crystal Device. Largamente usados em calculadoras, relógios de pulso, visores para as mais variadas funções, o LCD foi descoberto em 1888 pelo biólogo austríaco Friedrich Reinitzer quando observou que o derretimento do benzoato de colesteril, uma substância muito parecida com o colesterol.
    LCDs ainda rivalizam com TVs de plasma, já com tendência a se tornarem padrão de mercado e domínio das vendas.
    Telas com tecnologia LCD de 40 e 45 polegadas são oferecidas ao mercado.
  • NEM SÓ DE TAMANHO VIVE A TELEVISÃO

    NEM SÓ DE TAMANHO VIVE A TELEVISÃO
    Além do tamanho das telas, o que está mudando é a forma e a qualidade com que podemos assistir à televisão. A transmissão digital marca a nova era dos meios de comunicação e integra o computador e sua interatividade com a televisão e seu poder de alcance.A tv digital já era estudada e aprimorada desde os anos de 1970, no Japão. O formato HDTV, que foi adotado na transmissão da TV aberta no Brasil a partir de 2006 é o modelo japonês. Contudo, a TV por assinatura já havia adotado o formato em 1998
  • OLED TV

    OLED TV
    TECNOLOGIA DO FUTURO, No Oled encontra-se um painel com milhares de pequenas luzes coloridas que acendem de forma independente. permite uma incrível gama de cores, além do negro profundo e do branco puro.
    Quando o quesito é contraste, os televisores de LED são um verdadeiro estrondo, capazes de pelo menos 3.000.000:1 contra o máximo de 1.000.000:1 da Plasma e 30.000:1 da LCD e elas precisam de apenas 3 centímetros para gerar a maior qualidade de imagem da atualidade.
  • O FUTURO JÁ TEM NOME: AMOLED

    O FUTURO JÁ TEM NOME:  AMOLED
    A tecnologia do futuro permite o desenvolvimento de televisores ultrafinos e até mesmo de telas dobráveis, com alta qualidade de imagem. O resultado são imagens brilhantes, com alto contraste de imagem, cores e sem borrões.
    Por ser uma tecnologia relativamente nova, os displays AMOLED ainda tem um longo caminho até seus preços ficarem competitivos e eles saírem das exposições internacionais para a sala de nossa casa, mas talvez essa mudança esteja mais perto do que se imagina.
  • MAIOR TV LCD DO MUNDO

    MAIOR TV LCD DO MUNDO
    ELA TEM 205" E a cada dia novidades impressionantes surgem no mercado tornando qualquer transmissão num espetaculo !
  • E FALAVAM QUE NÃO IA DAR CERTO

    Quando a nova tecnologia foi demonstrada publicamente na Feira Mundial de Nova York, em 1939, o jornal New York Times decretou: "A televisão nunca será competição séria para o rádio, pois as pessoas têm de ficar sentadas com os olhos colados à tela e a família americana não tem tempo para isso." Em 1956, foi a vez de a revista Time afirmar: "A TV em cores é o mais retumbante fracasso do ano."