Imagem 1

Evolução dos monitores

  • IBM PC

    IBM PC
    Um dos primeiros monitores estava incluído em um dos primeiros computadores o IBM PC de (1960)
  • O Primeiro monitor TouchScreen.

    O Primeiro monitor TouchScreen.
    O Primeiro monitor TouchScreen foi criado pelo inventor Britânico E. A. Johnson . Ele descreveu o seu trabalho em volta de uma tela sensivel e fina . O TouchScreen permite ao utilizador interagir clicando na tela o que naquela altura foi uma evolução de grandes dimensões.
  • Apple 2

    Apple 2
    No ano de 1970 foi lançado o VT05 da Dec com um incrível teleimpressor embutido. Pela primeira vez um computador pessoal utilizara um monitor para exibir os dados em tempo real. Apenas uma cor se encarregava de imprimir as suas 20 linhas e 72 colunas de caracteres alfanuméricos.
  • Primeiras Cores

    Primeiras Cores
    Os primeiros modelos não passavam de meras adaptações feitas em aparelhos de televisão, mas logo foram aperfeiçoados para aproveitar o potencial do computador.Embora na década de 80, os micros já possuíssem uma tela capaz de exibir cores, atribuir um padrão diferente de cor "para cada pixel exigia uma quantidade absurda de memória", para os padrões da época.
  • Os aparelhos evoluem

    Os aparelhos evoluem
    Os anos passaram e a qualidade dos CRTs foi evoluindo, um bom exemplo disto é que mesmo perante a tecnologia LCD, a definição de um monitor de tubo se mantém superior. Menores, econômicos ede um custo elevado, o monitor mais vendido atualmente é o LCD. Sua tela de cristal líquido gera imagens de qualidade que não oscilam nem emite radiações nocivas aos olhos humanos.
  • Monitor de video

    Monitor de video
    O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem.Nos anos 50, a televisão ainda era novidade. A maioria dos computadores dos anos 70 usava os televisores para visualizar os dados. Foi nesta época que surgiram os computadores pessoais. No ano de 1970 foi lançado o VT05 com um teleimpressor embutido."
  • Monitor a plasma

    Monitor a plasma
    Tecnologia que surpreende pela sua criação, ainda na década de 70, já que parece algo tão novo. Foi desenvolvida com o intuito de acabar com as inconveniências das distorções de imagem dos painéis CRT. Como benefício da tecnologia utilizada ainda foi possível diminuir a profundidade dos aparelhos, já que não possuiam mais o tubo." Hoje as telas de plasma não são tão usadas como monitores, mas sim como TV´s, especialmente para reprodução de filmes, já que possui alto contraste.
  • Monitores a cristal líquidos

    Monitores a cristal líquidos
    As telas de cristal líquido tiveram a sua exploração iniciada na década de 80 e incorporada nos computadores, especificamente nos laptops, devido o seu alto custo. Os modelos iniciais eram de cores bem vividas igualmente a de uma calculadora.
  • LED LCD

    LED LCD
    Um display de cristal líquido, acrónimo de LCD (em inglês liquid crystal display).Trata-se de uma nova maneira de iluminar os monitores de cristal líquido, no lugar de uma única lâmpada fluorescente central, utilizam-se várias lâmpadas de led. Desta maneira obtém-se uma imagem mais rica em cores, contraste mais acentuado e com uma alta definição. Seu uso inclui monitores para computadores, televisores, painéis de instrumentos e outros dispositivos.
  • OLED

    OLED
    Baseado em um princípio similar ao plasma, o OLED utiliza díodos orgânicos de carbono no lugar das células de plasma. Além da iluminação, eles se encarregam de gerar as imagens, dispensando o cristal líquido e resultando em uma imagem melhor e gerada mais rapidamente.
  • Monitor 3D

    Monitor 3D
    Enquanto os monitores comuns reproduzem gráficos tridimensionais na superfície 2D da tela, os monitores 3D aumentam a noção de profundidade, textura e volume dos objectos representados na tela. Exigem placas gráficas especializadas e, na maior parte dos modelos, óculos específicos também são necessários.
  • Monitor holográfico

    Monitor holográfico
    Ficção científica de um futuro distante? Através de uma base posicionada sobre a mesa, hologramas são projetados em um fluido disperso no ar, exatamente como nos filmes futuristas. A imagem não necessita de nenhum meio sólido para ser projetada e alguns modelos exploram a interação do usuário com a imagem, ou seja, e utiliza a sua mão como mouse diretamente sobre os objetos no ar.