Capa

Educação e Tecnologias

  • 10,000 BCE

    Pré-história

    Pré-história
    Recentes descobertas remetem o surgimento do Homo Sapiens entre 350 a 260 mil anos atrás.
    Não se sabe ao certo quando se deu o início da utilização da fala para comunicação, embora fontes apontem para cerca de 150 mil anos. Já as pinturas rupestres mais antigas datam de 33 mil anos, Estas formas primitivas de comunicação permitiram maior capacidade de transmissão de conhecimentos entre as gerações.
  • Period: 10,000 BCE to

    Homo sapiens

  • 4000 BCE

    Surgimento da escrita

    Surgimento da escrita
    O primeiro sistema reconhecido de linguagem escrita surgiu na Mesopotâmia por volta de 4000 a.c. A chamada escrita cuneiforme é a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. Eram comumente gravadas em placas de argila. Com a escrita surgiu o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários, ou seja, grande parte da comunidade foi excluída da escola e restringida à educação familiar informal.
  • 2500 BCE

    Invenção do papiro

    Invenção do papiro
    Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. o meio físico usado para a escrita (precursor do papel) durante a Antiguidade Antigo Egito, civilizações do Oriente Médio e todo o mundo greco-romano.
  • 2400 BCE

    Correios

    Correios
    Começou a ser utilizado antigamente pelos mensageiros dos faraós para divulgar decretos e leis, instituindo, também, o sistema de comunicação por cartas.
    https://museuvirtualstevejobs.weebly.com/linha-do-tempo-dos-meios-de-comunicaccedilatildeo.html
  • 400 BCE

    Primeiras "escolas"

    Primeiras "escolas"
    Surgem as primeiras “escolas”, na Grécia Antiga. Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam para a escola. Como escravo, ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária.
    https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-foi-a-primeira-escola/
  • 105

    Papel

    Papel
    O papel foi inventado no ano 105 pelo chinês Cai Lun. Para produzi-lo era feita uma massa com fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. Em seguida, essa fibra era espalhada sobre um tipo de peneira (feita com bambu e um pano esticado) e secava ao sol.No ano 751, ao descobrirem o segredo, os árabes também começaram a fazer papel, sem revelar a técnica. No século 11, a novidade chegou à Europa e, só depois, espalhou-se pelo Ocidente.
  • 859

    Universidade

    Universidade
    Surge a Universidade de Karueein em Fez, no Marrocos, que existe até hoje. É considerada a primeira universidade do mundo no sentido moderno do termo – uma instituição dividida em departamentos com conhecimentos de diferentes áreas.
  • 1100

    Escolas Modernas

    Escolas Modernas
    Surgem na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. Eram obras de instituições de caridade católicas que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, iam transmitindo as lições do catecismo.
  • 1450

    Prensa móvel

    Prensa móvel
    A prensa de tipos móveis foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg, com base nas prensas de vinhos. A técnica de impressão já existia na China e no Japão — acredita-se que desde o século VIII — porém o método usado era diferente, chamado de “impressão em bloco” usando um bloco de madeira talhado, para imprimir uma página com determinado texto. A invenção e a difusão da prensa móvel é amplamente considerada como o acontecimento mais influente do segundo milênio, inaugurando a Idade Moderna.
  • 1452

    Jornais

    Jornais
    Entre 1452e 1470, a imprensa conquistou nove cidades germânicas e várias localidades italianas, bem como Paris e Sevilha. Dez anos depois, registava-se a existência de oficinas de impressão em 108 cidades; em 1500, o seu número era de 226.
  • Educação à Distância

    Educação à Distância
    Os registros mais remotos de uma experiência EAD são de um curso por correspondência em 1728! De lá para cá aconteceram muitas mudanças tecnológicas. Se no começo da história do EAD o foco estava nos cursos profissionalizantes, hoje essa modalidade está disponível para todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até a pós-graduação.
  • Quadro Negro

    Quadro Negro
    O professor escocês James Pillans inventou o quadro- negro no século XVIII. Foi o primeiro grande salto da educação. Com isso foi possível colocar 70 pessoas em uma sala. Antes, você dava discurso para muitos, mas aula mesmo era para poucos.
  • Código Morse

    Código Morse
    Desenvolvido em 1835, pelo pintor e inventor Samuel Finley Breese Morse, o Código Morse é um sistema binário de representação à distância de números, letras e sinais gráficos, utilizando-se de sons curtos e longos, além de pontos e traços para transmitir mensagens. Esse sistema é composto por todas as letras do alfabeto e todos os números. Os caracteres são representados por uma combinação específica de pontos e traços. Para formar as palavras, basta realizar a combinação correta de símbolos.
  • Telégrafo

    Telégrafo
    O telégrafo é um aparelho que foi criado para se comunicar com outro ponto através de grandes distâncias.
    Este aparelho foi criado por Samuel Morse em 1837, mas foi utilizado pela primeira vez pelo seu inventor no ano de 1844, ou seja, Morse precisou de alguns anos para aprimorar sua invenção
  • Telefone

    Telefone
    Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico. Segundo o congresso dos Estados Unidos, o verdadeiro inventor do telefone é Antonio Meucci, apesar de ter vendido sua patente a Alexander Grahambell, em 1870. Muito difundido durante o século XX, o “telégrafo falante”, como denominou seu inventor, permitiu, que pela primeira vez, mensagens de voz pudessem ser transmitidas.
  • Mimeógrafo

    Mimeógrafo
    O mimeógrafo foi inventado e patenteado por Thomas Edison em 1876. É um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução um tipo de papel chamado estêncil. Foi um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados no ensino.[
  • Caneta-tinteiro

    Caneta-tinteiro
    Ainda durante o século XIX, tentou-se desenvolver um instrumento de escrita que guardasse a tinta no seu interior. Foi Lewis Edson Waterman que conseguiu patentear essa invenção no ano de 1884. Tinha nascido a primeira caneta, a que ainda hoje chamamos de caneta-tinteiro, ou caneta de tinta permanente.
  • Cinema

    Cinema
    O cinematógrafo foi sendo desenvolvido ao longo das ultimas décadas do século XIX poe diversos inventores. Acabou por ser patenteado pelos irmãos Lumière, que passaram, a partir de 1895, a fazer várias produções cinematográficas de pequena capacidade e a exibi-las em sessões especiais para isso.A primeira exibição de filme feito por Auguste e Louis Lumière ocorreu em 22 de março de 1895.
  • Rádio

    Rádio
    Em 1896, Guglielmo Marconi patenteou o primeiro aparelho de rádio, e em 1899 realizou a primeira transmissão. No mesmo período, o austríaco, naturalizado norte-americano, Nikola Telsa também realizava seus estudos e os patenteou. Em 1943, a Suprema Corte Norte - americana considerou-o inventor do rádio.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    Um retroprojetor consiste num aparelho projetor de transparências, inventado, em 1931, nos EUA e considerado o único cuja concepção obedeceu a fins de formação e de ensino.
  • Televisão

    Televisão
    A invenção da televisão dificilmente pode ser creditada a um único inventor. Experiências com raios catódicos já eram realizadas no século XIX. Em 1939 aconteceu oficialmente a primeira transmissão de TV. A rádio RCA, dos Estados Unidos, televisionou a abertura da Feira Mundial de Nova York, incluindo um discurso do presidente Franklin Delano Roosevelt, que foi o primeiro presidente a aparecer na televisão.
  • Computador

    Computador
    O primeiro computador eletromecânico foi inventado em 1936 por KONRAD ZUSE. Entretanto, o primeiro computador digital eletrônico de grande escala foi desenvolvido em 1943 durante a II guerra mundial. O ENIAC pesava 30 toneladas e tinha 5;5 metros de altura,25 metros de comprimento e 70 mil resistores e 17.468 válvulas.
  • Quadro Branco

    Quadro Branco
    A história dos quadros brancos começou em meados do ano 1960. Até hoje ainda se mantém o mistério sobre quem realmente o inventou. Alguns pensam que teve origem na China, mas não há nenhuma maneira real de se ter a certeza. Os quadros brancos evoluíram dos quadros pretos (ou chalkboards, em inglês). Embora os quadros pretos fossem populares, alguns professores e alunos eram alérgicos ao pó do giz, que ia parar ao ar quando se limpava o quadro.
  • Videocassete

    Videocassete
    O primeiro videocassete com sucesso comercial foi o U-matic da Sony, introduzido no mercado em 1971. Os equipamentos de gravação e reprodução anteriores eram caros e pesados e seu uso para o mercado amador era pequeno. Usou-se então para o vídeo o conceito de "cassete" desenvolvido pela Philips nos anos 60 para as fitas de áudio, onde os carretéis com as fitas de áudio foram colocados em uma caixinha plástica.
  • Telefone Celular

    Telefone Celular
    Em 1956 a Ericsson uniu todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente e criou o celular, chamado de Ericsson MTA. O aparelho só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos, e o custo de produção também não facilitava sua popularização. Até que em abril de 1973 a Motorola lançou o Dynatac 8000X, um verdadeiro celular portátil (para a época), com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando “apenas” 1 quilo e com uma bateria que durava 20 minutos.
  • Computador Pessoal

    Computador Pessoal
    No início dos anos 1980, computador era coisa de nerd. Empresas como Apple, Osborne e MITS já fabricavam computadores pessoais. Mas os equipamentos eram difíceis de usar e tinha utilidade limitada.Isso mudou em 12 de agosto de 1981, quando a IBM lançou seu primeiro computador voltado para o usuário final: o IBM PC 5150. Ele era o modelo mais barato lançado pela empresa e era voltado tanto para escritórios como para uso doméstico.
  • Internet

    Internet
    A ARPANET foi a "mãe" da Internet. Desenvolvida pela agência Americana ARPA em 1969, tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.Mas foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes.
  • Smartphone

    Smartphone
    O Simon, da IBM, começou a ser vendido ao público em 16 de agosto de 1994, combinando de forma inédita a telefonia celular a uma série de tecnologias de computação. O Simon não era chamado de smartphone na época, mas tinha muitas funções presentes nos modelos de hoje. Era um celular que tinha calendário e podia ser usado para tomar notas, enviar emails e mensagens.
  • Lousa Digital

    Lousa Digital
    Não foi possível precisar uma data para a "invenção" da lousa digital, mas o desenvolvimento dos modelos mais usados se deu ao longo a primeira década do século XXI.