Avancos tecnologicos 1

A TECNOLOGIA AO LONGO DO TEMPO

  • 3500 BCE

    Escrita cuneiforme

    Escrita cuneiforme
    A descoberta da escrita teve uma importância muito grande no avanço da civilização humana. Para realizar a escrita cuneiforme eram usados objetos de madeira ou de ossos em forma de cunha
  • 2500 BCE

    O papiro

    O papiro
    As folhas de papiro foram criadas pelos egípcios, aproximadamente no ano de 2500 a.c. Para escrever, eram utilizados ossos molhados em tinta.
  • 1564

    O lápis

    O lápis
    O lápis foi inventado na Inglaterra. Ele foi criado para riscar, marcar e até mesmo cortar. É indispensável dizer que o lápis foi e ainda é muito útil como material escolar nos dias de hoje.
  • O ábaco

    O ábaco
    É um instrumento de cálculo e segundo alguns historiadores foi criado na Mesopotâmia, há mais de 5500 anos atrás.Posteriormente foi aperfeiçoado pelos chineses (século XV) e japoneses (1600 d.c).
  • Quadro Negro

    Quadro Negro
    Pesquisadores desconhecem a data exata da criação do quadro negro, apontam que esta ocorreu no final do século XVIII e início do seculo XIX. Porém, o blog "Ensinar história" de Joelza Ester Domingues, relata-se que em 1800, James Pillans, na Escócia, teve a ideia de unir várias placas de ardósia formando um grande quadro. Em 1809, todas as escolas públicas da Filadélfia, já adotavam a nova tecnologia.
  • A câmera fotográfica

    A câmera fotográfica
    A primeira câmera fotográfica foi apresentada em 1839 na Academia Francesa de Ciências, pelo francês Jacques Mandé Daguerre. A fotografia é um recurso importante na educação, uma vez que é um documento, uma fonte histórica essencial na construção do conhecimento.
  • O rádio

    O rádio
    A invenção do rádio foi atribuída ao italiano Guglielmo Marconi, mas o instrumento reúne uma série de descobertas anteriores. O rádio, por estar presente na vida da maioria dos brasileiros, como fonte de informação e de distração, deveria estar mais presentes nas escolas. É uma mídia que possibilita a formação de ouvintes críticos, cidadãos consciente, etc. Além disso, a criação da rádio escola, é uma opção de um fazer pedagógico mais motivador.
  • O mimeógrafo

    O mimeógrafo
    O mimeógrafo foi lançado em 1880, mas só foi utilizado pela primeira vez em 1887. Este instrumento, sem dúvida, foi muito importante para o trabalho pedagógico, pois é uma ferramenta que já foi utilizada por quase todos os professores. e possibilita a reprodução de cópias de textos, imagens, etc. Para seu uso, é necessário álcool e stencil.
  • A caneta tinteiro

    A caneta tinteiro
    Lewis Edson walerman,foi quem patenteou a invenção da caneta no ano de 1884. Nessa época a caneta guardava tinta em seu interior num deposito. Essa versão foi melhorada posteriormente .
  • A televisão

    A televisão
    As ideias de criação da televisão já existiam desde o século XIX. Mas foi em 1920 que surgiu um dos primeiros modelos de televisão de que se tem notícia. A partir daí, a televisão foi sendo aprimorada.Desde sua invenção, a televisão foi idealizada como recurso pedagógico por muitos professores. Ela oferece muitas possibilidades de ensino e educação. Porém,o seu uso deve favorecer a formação crítica do estudante, uma vez que os programas televisivos atende uma classe social específica.
  • O retroprojetor

    O retroprojetor
    O retroprojetor foi criado em 1931, nos Estados Unidos. Acredita-se que sua criação foi para uso específico de ensino. É um instrumento que projeta imagens de uma transparência previamente preparada pelo professor.
  • A caneta

    A caneta
    A caneta foi criada a partir do aperfeiçoamento da caneta tinteiro. Nessa nova invenção, o depósito de tinta, em seu interior, foi tapado para que a tinta não secasse.
  • O computador

    O computador
    Os computadores vieram para dinamizar a sociedade e a educação. Antes do computador,o professor usava imagens de forma estática, o computador possibilitou a visão de imagens em 3 dimensões e até em movimento.
  • O vídeo cassete

    O vídeo cassete
    o primeiro videocassetee a foi lançado pelaa Sony. A Sony criou o formato conhecido como Betamax lançando-o no mercado dos EUA em Novembro de 1975. Esse aparelho, foi usado bastante nas escolas, como forma de entretenimento e como fonte de informação. A maioria das escolas possuía uma videoteca com acervo riquíssimo de vídeos informativos de diversas áreas do conhecimento.
  • O celular

    O celular
    Martin Cooper apresentou ao mundo o primeiro celular, o Motorola DynaTAC, em 3 de abril de 1974 (cerca de um ano após a sua criação). A primeira experiência com o invento deu certo, porém, quase uma década depois o telefone particular finalmente chegou a público. Atualmente, nas escolas, os celulares provocaram um dilema: pode ou não usar o celular?
    Com regras claras, o uso do celular pode ser um aliado do professor, como recurso pedagógico, capaz de envolver completamente o aluno
  • A impressora

    A impressora
    A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por Chester Carlson, um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras. As modernas impressoras a laser surgiram em 1983, por meio de uma parceria entre as empresas Hewlett Packard e Canon.
    A impressora, é sem duvida um dos equipamentos que mais facilitou a vida do professor.
  • O tablet

    O tablet
    Ao longo do século XX, vários computadores portáteis semelhantes aos tablets foram criados.
    Entretanto, pode-se dizer que o primeiro tablet da história, isto é, com a aparência e a forma que conhecemos hoje em dia foi o GRiDpad Pen Computer, criado pela Grid Systems em 1989. O mesmo possuía um processador de 20 MHz e pesava cerca de 2 kg.