Tecnologia e a Educação

  • 105

    PAPEL

    PAPEL
    O papel foi inventado no ano 105 pelo chinês Cai Lun. Para produzi-lo, era feita uma massa com fibras de árvores e trapos de tecidos cozidos e esmagados. Em seguida, a espalhavam sobre um tipo de peneira (feita com bambu e um pano esticado) e deixavam secar ao sol.
  • BIBLIOTECAS

    BIBLIOTECAS
    O início do século XVII assistiu à abertura ao público da Ambrosiana em Milão e da Biblioteca Nacional de Berlim, mais tarde ampliada por Frederico o Grande. Mas é no século XVIII que vão surgir as grandes bibliotecas nacionais. Em 1712, Filipe V fundou a famosa Biblioteca Nacional Espanhola em Madrid, dotada de magníficas coleções de manuscritos e ricas coleções de primeiras impressões.
  • CÂMERA FOTOGRÁFICA

    CÂMERA FOTOGRÁFICA
    As câmeras fotográficas, podemos dizer que tais dispositivos surgiram no final do século XIX por meio de George Eastman, fundador da Kodak Company. Eastman teve a ideia de criar uma longa camada de nitrato de celulose que, a cada foto, era enrolada em uma espécie de carretel. Por um preço de 25 dólares, suas câmeras ficaram conhecidas pela simplicidade: bastava que o usuário apertasse o botão e pronto. Tal fato foi importante para a difusão das câmeras fotográficas em todo o século XX.
  • LIVRO DIDÁTICO

    LIVRO DIDÁTICO
    No século XIX, o livro didático surgiu como um adicional à Bíblia, até então, o único livro aceito pelas comunidades e usado nas escolas. Somente por volta de 1847, os livros didáticos passaram a assumir um papel de grande importância na aprendizagem e na política educacional. Os primeiros livros didáticos, escritos sobretudo para os alunos das escolas de elite, procuram complementar os ensinamentos não disponíveis nos Livros Sagrados.
  • MIMEÓGRAFO

    MIMEÓGRAFO
    Mimeógrafo, o bisavô da fotocopiadora
    Criada com o objetivo de fazer cópias, o equipamento tinha uma manivela, usava álcool e um papel especial chamado de estêncil. Posteriormente, e mais conhecido por nós, temos as máquinas de Xerox. Hoje, com um aplicativo gratuito para smartphone chamado Office Lens (link em inglês), você consegue digitalizar documentos e salvá-los na nuvem, instantaneamente.
  • MICROFONE

    MICROFONE
    No dia 4 de março de 1877, o alemão Emile Berninder criou o primeiro microfone da história. Porém, o primeiro dispositivo utilizável foi criado simultaneamente por Alexander Graham Bell, que em seus laboratórios o aperfeiçoou significativamente, e Elisha Gray.
  • CANETA

    CANETA
    A caneta foi criada por Loud em 30 de Outubro de 1888. Tratava-se de um produto destinado a marcar couros e não foi explorado comercialmente. Posteriormente, o jornalista húngaro e naturalizado argentino László Bíró inventou a primeira caneta esferográfica, na década de 1930.
  • RADAR

    RADAR
    O primeiro dispositivo para detectar objetos a longas distâncias foi construído em 1904 pelo cientista alemão Christian Hülsmeyer.
  • TEORIA DERIVA CONTINENTAL

    TEORIA DERIVA CONTINENTAL
    Foi uma teoria escrita pelo geógrafo e meteorologista alemão Alfred Weneger. Ela descrevia a origem dos atuais continentes, que teriam surgido a partir de Pangeia, uma grande massa de terra inicial.
  • TELEVISÃO

    TELEVISÃO
    O engenheiro russo Vladimir Zworykin patenteou o tubo iconoscópico para câmara de televisão em 1923. O primeiro sistema analógico foi demonstrado em 1924.
  • TEORIA DO BIG BANG

    TEORIA DO BIG BANG
    Em 1927, o padre e cosmólogo belga Georges Lemaître realizou estudos que indicavam a expansão do universo, que seria causada pela explosão de um átomo original. Mas só em 1929 é que a teoria foi sistematizada pelo astrônomo americano Edwin Hubble. O estudo ficou conhecido como Lei de Hubble-Humason.
  • CELULAR

    CELULAR
    Martin Cooper (Chicago, 26 de dezembro de 1928) é um engenheiro eletrotécnico e designer norte-americano, considerado o "pai" do telefone celular (português brasileiro) ou telemóvel (português europeu) - distinto do telefone veicular. Inspirado no seriado de TV Jornada nas Estrelas. [1] Cooper é o CEO e fundador da ArrayComm, empresa que atua na pesquisa tecnológica da antena inteligente e no aperfeiçoamento de redes wireless.
  • COMPUTADOR

    COMPUTADOR
    O inglês Alan Turing é considerado o “pai do computador”, tendo mostrado ao mundo a sua invenção na década de 30. Entretanto, a primeira máquina capaz de fazer cálculos poderia ter sido inventada no século XIX, caso Charles Babbage tivesse tido condições de viabilizar o seu projeto.
  • TRANSISTOR

    TRANSISTOR
    O dispositivo semicondutor foi concebido pelos engenheiros americanos Walter Brattain e John Bardeen em 1947. O termo foi usado pela primeira vez pelo cientista John R. Pierce.
  • FIBRA ÓTICA

    FIBRA ÓTICA
    Foi inventada em 1952, pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Revolucionou o campo das telecomunicações.
  • ESTRUTURA DO DNA

    ESTRUTURA DO DNA
    A molécula do DNA foi descoberta pelos pesquisadores James Watson e Francis Crick.
  • EXPLORAÇÃO ESPACIAL

    EXPLORAÇÃO ESPACIAL
    O primeiro satélite artificial, o Sputnik, entrou em órbita em 1957. No mesmo ano, o primeiro ser vivo a ir ao espaço foi a cadela Laika, enviada em uma missão russa. O primeiro homem a sair da atmosfera foi Yuri Gagarin, em 1961.
  • LASER

    LASER
    O termo foi publicado pela primeira vez em 1959, pelo cientista americano, Gordon Gould, para descrever um dispositivo que emite luz por um processo de amplificação ótica baseado na emissão estimulada de fótons. Antes, outros pesquisadores haviam concentrado seus estudos em invenções parecidas.
  • Liquid Paper

     Liquid Paper
    Uma secretária cansada de cometer erros criou a fórmula da tinta corretiva na cozinha da sua própria casa. Hoje, como grande parte dos textos que escrevemos não são mais em papel físico, mas sim em meios digitais, você não precisa mais se preocupar em escrever errado, basta simplesmente apagar o que errou e escrever novamente.
  • INTERNET

    INTERNET
    A ideia de montar redes de computadores surgiu em pesquisas de 1960, época da Guerra Fria, A Arpanet nesta década, com o objetivo de transmitir dados entre redes militares. A World Wide Web (rede mundial de computadores) foi criada em 1992, pelo cientista Tim Berners-Lee.
  • Computador em instituições brasileiras

    Computador em instituições brasileiras
    Em 1971, o Brasil começa a discutir o uso de computadores para o ensino de física em um seminário promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Dois anos depois, em 1973, computadores chegaram à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como uma ferramenta de avaliação. Hoje, grande parte das funções que são feitas por um computador, já conseguem ser feitas em um smartphone.
  • DISQUETES

    DISQUETES
    A história do disquete é bastante simples. Foi inventado por uma equipe de pesquisadores da IBM liderados por Alan Shugart. ... A sua investigação resultou na disponibilização dos primeiros disquetes em 1971. O objetivo da IBM era criar um dispositivo de armazenamento onde os utilizadores pudessem guardar informações.
  • CELULAR

    CELULAR
    Em 1965, a empresa búlgara Radioelektronika apresentou um sistema de base que podia usar até 15 telefones. Em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983.
  • Telecurso

    Telecurso
    Veiculados em canais de TV aberta, programas de vídeoaula começaram a trabalhar conteúdos para o ensino médio, mais tarde para o ensino fundamental e para a população que não havia concluído os estudos. Hoje, os portais online respondem por essa função, como o MVA, Channel 9, #EuPossoProgramar (para jovens e alunos) e o Microsoft Educator Community (para educadores) são exemplos de portais da Microsoft com esse intuito.
  • NOTEBOOK

    NOTEBOOK
    O primeiro modelo de notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne, considerado o pioneiro dos computadores portáteis. A invenção de Osborne ficou conhecida como o primeiro computador totalmente portátil da história. A máquina tinha tela de 5”, pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião.
  • CD-ROM

    CD-ROM
    O disco era capaz de armazenar uma coleção inteira de enciclopédias, além de trazer novos formatos multimídia, como fotos e vídeos. Hoje, com a nuvem e a própria internet, o acesso às informações não possui mais limites, uma pessoa consegue descobrir qualquer coisa de qualquer lugar – um exemplo é o nascimento de buscadores online, como o Bing e mais recentemente, com a criação de assistentes pessoais e desenvolvimento de inteligência artificial, como a Cortana.
  • CALCULADORA GRÁFICA

    CALCULADORA GRÁFICA
    Como uma evolução da tradicional calculadora, no ano de 1985, calculadoras que geravam gráficos instantâneos facilitavam a resolução de equações. Hoje, com um aplicativo gratuito para Windows, chamado FluidMath, você consegue realizar equações, gráficos e simulações direto de uma equação escrita com uma caneta na tela, por exemplo.
  • PENDRIVE

    PENDRIVE
    Os primeiros pendrives foram desenvolvidos no ano de 2000, pelas empresas Trek Technology e IBM. O produto da IBM começou a ser vendido na América do Norte em dezembro daquele ano, com o nome DiskOnKey. O dispositivo tinha 8 MB de capacidade, o que era algo realmente inovador para sua época. Hoje em dia, já existem pendrives com capacidade de 1 terabyte ou até mais que isso.
  • Aplicativos inteligentes e Analytics

    Aplicativos inteligentes e Analytics
    Ao longo dos próximos anos, praticamente todos os aplicativos e serviços terão algum nível de inteligência artificial incorporado. Esses apps inteligentes permitem criar uma nova camada intermediária entre pessoas e sistemas e têm o potencial de transformar a natureza do trabalho e a estrutura do local, aumentando a atividade humana ao invés de subtraí-la dos processos.