Images

Armazenamento de Dados Durante o Tempo

  • 100

    Biblioteca de Alexandria - séc III a.C.- IV d.C.

    Biblioteca de Alexandria - séc III a.C.- IV d.C.
    A biblioteca de Alexandria, uma das maiores do mundo antigo, floresceu sob o patrocínio da dinastia ptolemaica e existiu até à Idade Média, quando um incêndio a derrubou.
    Com o lema “adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra”, ela abrigou praticamente todo o saber da Antiguidade, em cerca de 700 000 rolos de papiros e pergaminhos.
    A Maior Biblioteca do Mundo na Antiguidade
  • 100

    Pintura Rupestre no Brasil - 8000 a.C.

    Pintura Rupestre no Brasil - 8000 a.C.
    Na época, uma nova forma de comunicação começou a ser utilizada, a pintura rupestre. Não se pode decifrar o significado delas, mas muitas vezes, se reconhece figuras humanas, animais, plantas. Acredita-se que eram repreentados rituais religiosos, caça, sexo, dança. Estas práticas eram efetuadas em vários locais da América do Sul, com maior incidência no Brasil, e na Europa, com a França e Portugal.
    Vídeos de Lascaux, França
  • 100

    Escrita

    Escrita
    Nas pequenas comunidades, a comunicação é possivel pelo contato pessoal. Mas quando a população atinge um certo nível de complexidade, tanto em termos tecnológicos quanto sociais, os contatos pessoais já não são suficientes. A multiplicidade exige uma comunicação escrita formal, duradoura e compreensível por um grande número de pessoas.
  • 101

    Escrita Cuneiforme 3500 a.C.

    Escrita Cuneiforme 3500 a.C.
    A escrita Cuneiforme foi desenvolvida pelos Sumérios, onde eram gravados símbolos feitos com instrumentos com forma de cunha em tabuletas de argila. No começo, os sinais eram feitos em sequencia vertical e posteriormente de forma horizontal.
  • 101

    Hieróglifos 3000 a.C.

    Hieróglifos 3000 a.C.
    São todos os sinais de escrita dos Maias, Hititas e, principalmene, dos Egípcios. Lê-los e interpretá-los, no caso do Egito, era uma tarefa para poucos na época, quem possuía esses conhecimentos eram apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas. Foram criados cerca de 6900 sinais durante o tempo em que foi utilizado.
    Blog O Escriba Egípcio
  • 300

    Escrita Uncial

    Escrita Uncial
    Utilizada até meados do séc. XIII d.C., surgiu do alfabeto Romano. Muitos manuscritos são encontrados neste formato, como o Novo Testamento, onde há pelo menos 170 porções de unciais.
  • 476

    Conhecimento na Idade Média 476d.C. - 1453d.C.

    Conhecimento na Idade Média 476d.C. - 1453d.C.
    O conhecimento existente na Idade Média era dominado pela Igreja Católica, que voltava seus estudos para unir a razão e a fé objetivando estabelecer uma moral para a sociedade. Já o povo medieval,vivia em função de seus feudos, plantações e batalhas, sem uma contribuição histórica considerável em relação ao conhecimento.
    Abaixo, um filme cômico ambientado na Idade Média.
    Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
  • Jan 1, 782

    Escrita Carolina

    Escrita Carolina
    No século VIII, Alcuíno do Mosteiro de York, Inglaterra, elaborou outro estilo de alfabeto atendendo ao pedido do imperador Carlos Magno. A partir de 819, a Carolina foi introduzida com sucesso na Europa Central, tornando-se, depois da Romana, a nova escrita universal.
    Escrita Carolina
  • Apr 9, 1229

    Codex Gigas

    Codex Gigas
    Conhecido como o Livro do Diabo, o Codex Gigas é considerado o maior manuscrito medieval existente no mundo, com medidas de 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura. Segundo a lenda, um escriba a ponto de ser condenado por quebrar seus votos monásticos, prometeu a produção de um livro que incluiria todo o conhecimento humano. Quando se deu conta de que não conseguiria, rezou a Lúcifer para ajudá-lo em troca de sua alma.<a href='http://pt.wikipedia.org/wiki/Codex_Gigas' >Codex Gigas
  • May 29, 1453

    Idade moderna - Bibliotecas Públicas

    Idade moderna - Bibliotecas Públicas
    As bibliotecas públicas modernas que emergiram da urbanização trazida ela Revolução Industrial durante o século XIX, possuem sua origem nas bibliotecas reais, nacionais e acadêmicas do século XVII. Antes do período da Renascença, as bibliotecas na Europa eram constituídas de acervos privados de reis, nobres, cardeais, de pessoas abastadas, assim como das poucas coleções advindas das universidades.
  • Jun 1, 1455

    Surgimento da Imprensa

    Surgimento da Imprensa
    Johannes Gutenberg inventa a imprensa com tipos móveis reutilizáveis, o primeiro livro impresso nessa técnica foi a Bíblia em latim. Com a impressora de tipos móveis, o livro popularizou-se definitivamente, tornando-se mais acessível pela redução enorme dos custos da produção em série. Na idade Moderna aparecem livros cada vez mais portáteis, inclusive os livros de bolso. Isso popularizou a leitura.
  • 1ª Fotografia

    1ª Fotografia
    Em 1827, Joseph-Nicéphore Niépce registra a primeira foto.
    Mas Niépce teve vários precusores, como Johann Heinrich Schulze, Thomas Wedgwiid e Humphry Davy que haviam realizado testes.
  • Imagens em Movimento - 1829 (?)

    Imagens em Movimento - 1829 (?)
    <a>href='http://pt.wikipedia.org/wiki/História_do_cinema#Nascimento' >Cinema</a> O cinema nasceu de várias inovações que vão desde o domínio fotográfico até a síntese do movimento utilizando a persistência da visão com a invenção de jogos ópticos.
    <b>Eadweard Muybridge</b> criou o <b/>zoopraxiscópio</b>, um curioso dispositivo que projetava imagens em sucessção rápida, o que dava impressão de movimento nas imagens estáticas.
  • Kodak - A Brownie Box

    Kodak - A Brownie Box
    A fotografia então popularizou-se como produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing onde todos podiam tirar suas fotos, sem necessitar de fotografos profissionais com a introdução da câmera tipo "caixão" e pelo filme em rolos substituíveis criados por George Eastman.
    Desde então, o mercado fotográfico tem experimentado uma crescente evolução tecnológica.
  • Primeiro filme a ser rodado para o público

    Primeiro filme a ser rodado para o público
    Uma pequena cena que revolucionou o mundo...
    A platéia fugiu da sala ao ver o trem chegar. Acharam que ele iria sair da tela.
    Primeiro Filme
  • Popularização do Cinema

    Popularização do Cinema
    Foi em 1903 onde um filme de 11 minutos conquistou o mundo e popularizou o cinema.
    Ir ao cinema tornou-se um lazer para as famílias desde então.
    Assista o filme seguindo o link abaixo:
    O Grande Roubo do Trem
  • ENIAC

    ENIAC
    Foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Muitos falam que o primeiro foi o Mark I, mas este era apenas eletromecânico. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
  • Disco de Vinil (LP - Longplay)

    Disco de Vinil (LP - Longplay)
    O Disco de Vinil, mais conhecido como LP(Longplay), foi criado no inicio da década de 1950, feito especialmente para a gravação e repdroduão musical.Ele recebeu o nome de disco de vinil, pois o material usado para fazer-lo se chamava vinil, portanto disco de vinil.
  • Popularização da fotográfia colorida

    Popularização da fotográfia colorida
    A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX e os experimentos iniciais em cores não puderam fixar a fotografia, nem prevenir a cor de enfraquecimento. O primeiro filme colorido moderno, o Kodachrome, foi introduzido em 1935 (Era caro). A maioria dos filmes coloridos modernos são baseados na tecnologia desenvolvida pela Agfa-color em 1936. O filme colorido instantâneo foi introduzido pela Polaroid em 1963, mais barato e caiu no gosto do povo.
  • IBM System/360

    IBM System/360
    O IBM System/360 (S/360) constitui-se numa família de mainframes lançada pela IBM em 7 de abril de 1964. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção clara entre a arquitetura e a implementação, permitindo que a IBM lançasse um conjunto de projectos compatíveis em várias faixas de preço. Foi comercialmente muito bem-sucedido, permitindo que os consumidores comprassem um sistema menor sabendo que sempre poderiam migrar para um modelo mais avançado em caso de necessidade.
  • Disquete

    Disquete
    Surgem em 1969 com uma capacidade de 79.7 kB, posteriormente apareceram muitos outros modelos com diferentes capacidades em que a mais vulgar é a de capacidade de 1.44 MB. Os disquetes nos anos 80 tiveram grande popularidade uma vez que os programas informáticos e os videojogos para o computador distribuíam-se neste formato. Já que naquela época os programas e os jogos não chegavam nem a 1 MB, cabendo perfeitamente nas disquetes
  • Apple II

    Apple II
    O primeiro Apple II foi vendido em 5 de Junho de 1977, equipado com um processador MOS Technology 6502 com um clock de 1 MHz, 4 KB de memória RAM, um interface para cassetes áudio e uma ROM que incluía um interpretador de BASIC. O controlador de vídeo apresentava 24 linhas com 40 colunas de carateres (apenas letras maiúsculas), com saída NTSC para um monitor ou, através de um modulador RF, para uma televisão. Para os padrões da época foi um grande avanço.
  • Os X86

    Os X86
    Também desenvolvido pela pioneira Intel, a evolução do 8080, o Intel 8086, deu origem a uma das mais populares linhas de computadores domésticos, os X86, empregados nos primeiros PCs IBM.
  • Compact Disk (CD)

    Compact Disk (CD)
    Surgiu em 1979 e foi comercializado a partir de 1982. Inicialmente utilizado na área da música e posteriormente na informática. É actualmente um dos mais conhecidos meios de armazenamento de dados/música. A sua principal vantagem é a sua pequena dimensão, sobretudo grossura, no entanto o seu inconveniente é que não se podem manipular os dados a não ser nos CD’s regraváveis Geralmente tem uma capacidade de aproximadamente 700 MB/ 80 minutos. A invenção dos cd’s pôs fim aos discos de Vinil.
  • Digital Video Disc (DVD)

    Digital Video Disc (DVD)
    Foi criado em 1995 e tem uma capacidade de 4,7 GB; os chamados DVD de dual-layer (dupla camada) podem armazenar até 8,5 GB. É actualmente muito utilizado principalmente no mercado de vídeo, possui maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior. Dvd’s não regraváveis permitem somente uma gravação, tornando-se impossível apagar depois, enquanto os DVD’S regraváveis permitem apagar e regravar informação.
  • Pen Drive

    Pen Drive
    Os primeiros pen drives foram desenvolvidos no ano de 2000, pelas empresas Trek Technology e IBM. O produto da IBM começou a ser vendido na América do Norte em dezembro daquele ano, com o nome DiskOnKey. O dispositivo tinha 8 MB de capacidade, o que era algo realmente inovador para sua época. Hoje em dia, já existem pen drives com capacidade de 1 TB.
  • Geração moderna de computadores

    Geração moderna de computadores
    A geração moderna, do mundo atual possui uma variedade de funções, com possibilidade de ler CD, gravar vídeo, reproduzir músicas, fazer downloads e processadores com muita agilidade, são chamados também de notebooks, laptops, com sistemas de operação como o Windous e outros diversos, possuindo uma novidade a cada minuto.
  • Blu-ray

    Blu-ray
    Blu-ray é o nome de um disco de 12 cm de diâmetro, seu significado é Blu (azul) –Ray (raio) = Raio-azul. Com essa tecnologia é possível armazenar em um Blu-ray, mais funções do que um CD ou DVD. Serve como armazenador de dados de alta densidade com 25 GB em discos de uma camada e 50 GB em duas camadas, o fator de esse “cd” ser tão resistente é que por ter mais espaço os pontos de informação legíveis ele pode armazenar mais arquivos que o normal(0.85 para Blu-Ray; 0.6 para DVD).
  • Como os computadores mudaram o mundo

    Como os computadores mudaram o mundo
    Imaginar a vida sem computadores é quase impossível. Os computadores foram inicialmente utilizados apenas em locais de trabalho. No entanto, ele ficou popular, logo se tornou um nome familiar, que revolucionou tudo, desde a lição de casa da escola para compras de supermercado.