
EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA - Da Câmara Escura à Câmera Digital - Edaneimar Alves Freitas - Artes Visuais - UFES - Polo Itapemirim - Professora: Larissa Zanin
-
Eclipse lunar observado através de uma câmara escura.
A luz entrava na câmara através de uma pequena abertura(buraco de agulha)projetando a imagem na parede oposta. -
A luz entrava na câmara através de uma pequena abertura(buraco de agulha)projetando a imagem na parede oposta.
-
Ainda no sec. XVI ,os artistas italianos diminuíram o tamanho das câmaras e criaram caixas portáteis, substituindo o buraco da agulha por lentes, adicionando um espelho para inverter a imagem e uma superfície de vidro por onde a imagem era visionada.
-
Deu o 1º passo para fixar a imagem na câmara escura sem uso do processo manual, realizando a investigação sobre a senssibilidade a luz do nitrato de prata.
-
Primeira pessoa a tirar uma verdadeira fotografia(imagem inalterável produzida pela ação da luz)chamada heliografia.
-
Vista da Janela em Le Gras -foto mais antiga, tirada por Niépce em 1826
-
A invenção da fotografia ficou creditada ao francês Louis Jacques Mandé Daguerre, quando apresentou seu processo fotográfico à câmara de ciência da França.Esse tipo de fotografia ficou conhecido como Daguerreótipo.
-
Consistia em usar como material sensível a luz, uma placa revestida de prata e sensibilizada com iodeto de prata, que depois de exposta era revelada com vapor de mercúrio aquecido, e depois fixada com tiossulfato de sódio (extremamente tóxico).Não era possível ter cópias ou ampliá-las nesse processo.
-
o inglês William Henry Fox Talbot, mostrou o 1º processo fotográfico que possibilitava através do negativo original em papel, produzir cópias positivas e também em papel(Calotipia).
-
No Brasil chegou pelas mãos do abade Louis Compte, capelão de um navio-escola francês, o Daguerreótipo,1° aparelho fotográfico em solo brasileiro. D.Pedro II aos 14 anos de idade, encomenda um equipamento em Paris, pagando o valor de 250 mil réis.
-
-
Colódio Húmido - processo inventado por Frederick S. Archer.Usava-se uma chapa de vidro, enquanto estava húmida, pois seca não era sensível nem ao revelador nem ao fixador.
-
Maddox desenvolveu uma emulsão de gelatina seca de alta sensibilidade, abrindo caminho para o desenvolvimento dos filmes em rolo, e o fabrico de câmaras de tamanho menor.
-
Kodak- George Eastman criou a emulsão de gelatina e brometo de prata em forma de rolos.Juntamente a fabricação de câmaras pequenas e leves, fáceis de usar e com preço acessível e todos os consumidores.
-
A prática fotográfica ao alcance de todos se tornou realidade com a introdução dos negativos flexíveis(coloridos também), e da máquina fotográfica amadora Kodak.
Por mais de 100 anos, esta técnica que utiliza filmes em rolos permaneceu como a mais utilizada por profissionais e amadores até a fotografia digital se tornar comum. -
Câmara Leica e o formato 35mm, revoluciona o mercado.
-
Surgem as estrelas das câmaras fotográficas: a alemã Hasselblad nos anos 40, e...
-
câmeras reflex Asahi Pentax nos anos 50.
-
Marca a disseminação das máquinas totalmente automáticas, como a Agfa (1959)
-
Primeira máquina digital foi desenvolvida por Steven Sasson nos laboratórios Kodak
-
Hoje há grande quantidade de marcas, modelos e preços variados.
Fotografia digital- apesar de recente, ganhou uma gama de recursos variados, utilizando câmaras que dispensam o uso de filmes para capturar imagens; que é feito de maneira eletrônica pelo CCD, e armazenadas nas memórias das câmeras digitais. -
-
http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-brasil.html http://www.fotografia-dg.com/historia-da-fotografia-de-1100-a-1800-parte-2/
http://www.fotografia-dg.com/historia-da-fotografia-de-1800-a-a1900-parte-3/
http://www.fotografia-dg.com/historia-da-fotografia-entre-1900-e-1965/
http://www.fotografia.com/fotografia-na-atualidade-parte-5/