Dsc01217

Artefatos e transformações tecnológicas: influências na educação

  • 40 BCE

    PINTURAS RUPESTRE

    PINTURAS RUPESTRE
    Esta forma de arte(pintura) surgiu ainda no período Paleolítico (40.000 a.C.). As artes sempre foram um retrato do mundo que cerca o homem e uma forma de registrar e transmitir o conhecimento entre gerações. O controle desse elemento natural permitiu o conforto e a segurança necessários para o posterior surgimento de processos de comunicação mais complexos, como a palavra e a arte.
    Leia mais...
  • 4 BCE

    ESCRITA - EVOLUÇÃO

    ESCRITA - EVOLUÇÃO
    É, juntamente com os hieróglifos egípcios (sinais sagrados), o mais antigo tipo conhecido de escrita, a cuneiforme elaborada e criada na antiga Mesopotâmia por volta de 4.000 a.C., Cunhada em placas de barro. Inicialmente, representava formas do mundo (pictogramas), que depois foram se tornando mais simples e abstratas até chegar ao alfabeto usado hoje na educação.
    A escrita como educação, neste período, era limitada apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas .
  • 105

    PAPEL E ESCRITA

    PAPEL E ESCRITA
    Antes da invenção do papel, o homem utilizava de diversas formas para se expressar através da escrita: Indianos- folhas de palmeiras, esquimós- ossos de baleia e dentes de foca. Chineses- conchas e em cascos de tartaruga, egípcios- papiro e o pergaminho,Maias e Astecas- cascas de árvores, os “tonalamatl”.O papel foi inventado no ano 105 pelo chinês Cai Lun.
    Com a invenção do papel os livros foram transcritos e mais pessoas puderam ser intruidas. A educação se ampliava.
    Surgiu a encadernação.
  • 1400

    ÁBACO

    ÁBACO
    O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, surgiu na Mesopotâmia.
    Foi adaptado no Japão e ainda hoje pode ser utilizado na educação como recurso matemático nas aulas. Uma maneira de aprender os números e operações de forma lúdica.
  • 1430

    IMPRENSA - LIVROS

    IMPRENSA - LIVROS
    A invenção da imprensa, isto é, a máquina de impressão tipográfica inventada pelo alemão Johann Gutenberg no século XV, provocou uma verdadeira revolução no terreno da escrita e da leitura. Influenciou a produção e divulgação de conhecimento, contribuindo para um maior desenvolvimento da produção literária na Europa.
    Para ler o primeiro livro impresso - a bíblia, a educação nas escolas foi ampliada e muito mais pessoas tiveram acesso à leitura e escrita.
  • QUADRO NEGRO E GIZ

    QUADRO NEGRO E GIZ
    O professor escocês James Pillans inventou o quadro- negro (hoje verde) no século XVIII. Foi um grande salto para a educação.
    Após esta invenção foi possível reunir mais alunos em salas de aula, escrever para que todos os alunos pudessem ver ao mesmo tempo. e repassar o conhecimento com mais rapidez. Antes dela os professores ficavam sentados nas cátedras lendo livros e explicando aos alunos.
    A combinação giz+lousa é um instrumento tecnológico de grande uso até hoje em muitas escolas.
  • RÁDIO - união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão

    RÁDIO - união de três tecnologias, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão
    A invenção do rádio é atribuída ao italiano Guglielmo Marconi.
    O rádio tem servido historicamente à educação, desde a década de 20- surgimento oficial do rádio no Brasil.
    1925, a Rádio Sociedade, início à parte instrucional, com uma perspectiva popular de educação; 1936-1937, Rádio MEC; décadas 1940 e 1950, programas específicos de educação; 1957, cursos básicos do Sistema de Rádio Educativo Nacional;1961(MEB), criação de escolas radiofônicas, 1970-1999, Projeto Minerva; 2006, Rádio Escola;
  • PROJEÇÃO - Filme-cinema

    PROJEÇÃO - Filme-cinema
    Ocinema e seus projetores foram criados em 1895, pelos irmãos Louis e Auguste Lumière.
    A relação do cinema com a educação no Brasil, data desde os anos 20. Identificado por educadores como “um potencial educacional” foi introduzido nas escolas por meio de projetos educacionais. Enquanto mídia educativa, o cinema , oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos dos conteúdos.
  • RETROPROJETOR

    RETROPROJETOR
    Inventado, em 1931, nos EUA e considerado o único cuja concepção obedeceu a fins de formação e de ensino.
    Na educação este equipamento foi muito utilizado por ser de fácil manuseio e permitir ao utilizador escrever diretamente sobre uma lâmina de acetato transparente (acetato inerte), projetando-se nas suas costas, no alvo, tudo o que se escreve ou desenha. Recurso bastante utilizado em aulas de geografia para estudo de mapas.
  • TELEVISÃO

    TELEVISÃO
    O título de "pai da televisão" é do físico escocês John Logie Bardie(1926). A evolução da televisão foi rápida passando a compartilhar com a escola e as famílias o processo educacional.
    Em 1935, os alemães realizam a primeira transmissão televisiva.
    No Brasil ela chega em 18 de setembro de 1950.
    Em 1995, cria-se aTV Escola, programa do MEC, com o objetivo de oferecer aos professores em todo o país, oportunidades de formação continuada à distância.
  • VÍDEO CASSETE - GRAVAÇÃO

    VÍDEO CASSETE - GRAVAÇÃO
    Sistema de gravação de áudio e vídeo inventado pela JVC lançado em 1976, composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização.
    A utilização do vídeo cassete nas escolas brasileiras se deu de forma lenta entre as décadas de 80 e 90. O governo criou projetos que levava a algumas escolas os aparelhos de TV e Vídeo cassete. Eram utilizadas fitas gravadas com conteúdos para os alunos assistirem.
  • COMPUTADOR -

    COMPUTADOR -
    O inglês Alan Turing é considerado o “pai do computador”- década de 30. A indústria dos computadores pessoais começou em 1971 com a introdução do primeiro microprocessador, o Intel 4004.
    No Brasil as primeiras ações com o intuito de interligar a educação com a informática ocorreram em 1979 e em 1997 inciou-se o Programa Nacional de Informática na Educação.
  • DATA SHOW - Projetor multimídia

    DATA SHOW - Projetor multimídia
    Atribuem a Gene Dolgoff a invenção do data show moderno, como usamos hoje
    Tudo aquilo que podemos visualizar em uma tela de um computador pode ser também projetado por um datashow o que permite uma grande flexibilidade do seu uso em prol da educação.
    É utilizado para apresentações de imagens, gráficos, etc
  • INTERNET

    INTERNET
    A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa.
    A Internet chegou no Brasil em 1988 mas só depois do ano 2000 ela começa a chegar a ser utilizada por mais pessoas e em 2005, o uso de tecnologia óptica, elevou capacidade de operação.
    Na educação é um recurso de grande importância e muito utilizada por alunos e professores.
  • QUADRO INTERATIVO - Lousa digital

    QUADRO INTERATIVO - Lousa digital
    Um quadro interativo é uma superfície que pode reconhecer a escrita eletronicamente e que necessita de um computador para funcionar. O primeiro QI foi o Smartboard desenhado por Dave Martin em 1991. Só em 1999 foram utilizadas em ambientes de aprendizagem.
    Algumas escolas possuem o QI e são várias as possibilidades de utilização com os alunos.
  • NOTBOOK - TABLET

    NOTBOOK - TABLET
    O primeiro notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne, considerado o pioneiro dos computadores portáteis.
    Para o público o primeiro tablet chega no mercado em 2010.
    O uso do tablet ou do notbook na escola é uma ferramenta que amplia a busca e registro do conhecimento. Quando conectados a uma rede de dados,podem substituir materiais didáticos impressos, facilitar o acesso a softwares e mídias digitais.
    O Projeto Um Computador por Aluno (UCA) criado em 2007, é um exemplo desta possibilidade.
  • CELULAR - Smartfone

    CELULAR - Smartfone
    A apresentação do celular foi em abril de 1973, NY, por Martin Cooper.
    Nos anos 90 que a tecnologia moderna começou a se formar. A partir do ano 2000 o celular evoluiu e teve várias funções incorporadas.
    O celular pode ser um instrumento agregador à educação com a utilização de aplicativos. Exemplo: projeto O Celular como Ferramenta de Leitura e de Aprendizagem, da E.E. Luiz Salgado Lima- Leopoldina-MG
  • REALIDADE AUMENTADA

    REALIDADE AUMENTADA
    Tendência para 2018 a Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real.
    A realidade aumentada permite explorar recursos adicionais dentro do material didático, uma ferramenta a serviço do professor para captar a atenção e promover o engajamento dos alunos.