
História da fotografia desde a câmara escura até a câmera digital. Verônica Aparecida Monteiro. Polo Itapemirim. Professora Larissa.
-
Na história da fotografia. a câmera escura foi uma importante descoberta. Ela consiste numa caixa (ou também sala) com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida e espelhada. Sua existência é conhecida desde o século XVI quando artistas como Leonardo Da Vinci (1452 – 1519) e outros pintores renascentistas a usavam para desenhar.
-
O francês Joseph Nicéphore Niépce é o autor da imagem fotográfica mais antiga que conhecemos, feita sobre uma placa de estanho sensibilizada com sais de prata, ele consegue pela primeira vez fixar de forma permanente uma imagem, utilizando uma placa de estanho que cobriu com Betume branco da Judeia. e tinha a propriedade de se endurecer com a luz. O processo foi batizado pelo francês de heliografia, gravura com a luz solar.
-
O inventor franco-brasileiro, obteve em terras brasileiras o primeiro resultado fotográfico da história, concluiu que a amônia era um bom fixador e reagia com os sais oxidados do nitrato de prata durante a revelação, rebaixando o contraste da imagem final. Segundo seu diário, passou a usar a urina, rica em amônia, como fixador de suas fotografias.
-
Cria calotipia (ou talbotipia), para designar uma técnica fotográfica específica: a imagem feita a partir de um negativo fotográfico em papel, produzindo cópias positivas, permitindo a duplicação das imagens em larga escala.
-
Descobriu como reduzir o tempo de exposição de várias horas para cerca de meia hora e dois anos depois resolveu o problema da fixação da imagem e batizou, então, o processo de Daguerreotipia. Isso possibilitou realizar fotografias mais rapidamente.
-
Depois de ver fracassarem suas tentativas de obter o reconhecimento governamental e público de sua invenção, em meio à projeção alcançada pela daguerreotipia, Bayard criou uma cena inusitada, como forma de protesto, um autorretrato representando um homem morto – o próprio Bayard.
-
André-Adolphe Disdéri, patenteia sua técnica de fabricação de pequenos retratos (6 x 9) chamados de cartão de visita. A invenção se popularizou já que uma chapa com oito fotos custava cerca de 20 francos enquanto um retrato convencional custava entre 50 e 100 francos, tornando a fotografia mais prática, econômica e acessível.
-
Criou a primeira fotografia rudimentar a cores, utilizando filtros de cores básicas: vermelho, azul e verde.
-
Tornou-se famoso pelos seus estudos de movimento, dos quais se destaca o movimento de um cavalo galopando. Essa série de fotos, tiradas em intervalos de milésimos de segundos com várias câmeras, foi chamada The Horse in Motion e provou que, durante o galope, todos os cascos do cavalo ficam suspensos no ar, algo de que todos duvidavam. Graças a Muybridge, as fotos tornaram-se imagens em movimento pela primeira vez, por isso ele é considerado o percursor no cinema.
-
Antes desta data, os jornais eram feitos apenas com ilustrações. A publicação da primeira fotografia pela imprensa, na capa do jornal Daily Herald, foi em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Somente no início do século XX, no entanto, o uso de fotografias nos jornais e revistas tornou-se comum.
-
Fundou a Kodak e foi inventor do filme fotográfico, que permitiu a popularização da fotografia, tornando-a mais acessível a todos.
-
Construtor de microscópios, desenhou a mítica Leica. Por ser silenciosa, rápida, portátil e ter diversos tipos de lentes e acessórios disponíveis, essa câmera deu um grande impulso ao fotojornalismo.
-
A Kodak lançou os Kodachromes, o primeiro filme colorido moderno. O processo de revelação ainda era complexo demais e menos de 25 laboratórios no mundo inteiro possuíam a tecnologia necessária para isso. A qualidade das imagens e das cores é até hoje admirada, sendo considerado um dos melhores métodos de captura da história. A possibilidade de fotografar em cores favoreceu uma profunda mudança da estética na fotografia.
-
Criador da primeira polaroid, ele queria demonstrar a sua filha de 3 anos, que as fotos podiam ser instantâneas
-
Considerado o pai do fotojornalismo, lança o livro The Decisive Moment. O francês desprezava fotografias arranjadas e cenários artificiais. Seu conceito de fotografia baseava-se no que chamava de “o momento decisivo” – o instante em que todos os elementos externos estão no lugar e na posição ideal.
-
Lança o livro The Americans. Esse ensaio fotográfico mostrou o preconceito, o consumismo e a desigualdade na sociedade americana da época, mostrando o cunho crítico que a fotografia pode ter. Além disso, usou fotos sequenciais, algo incomum entre os fotógrafos.
-
É um engenheiro estadunidense, que construiu a primeira câmera digital na Kodak. O equipamento era grande pois unia dispositivos analógicos e digitais, captava imagens em 100 linhas, em preto e branco, e levava 23 segundos para realizar o procedimento. As imagens eram gravadas numa fita cassete.
-
Uma contração de "Magnetic Video Camera", a primeira a gravar as fotos (em formatos de arquivos de imagem) em discos removíveis. Não era uma câmera digital mas uma câmera de vídeo estático.
-
A revista National Geographic lançou capa com uma imagem das pirâmides do Egito aproximadas para caber na moldura. Foi a primeira vez que aconteceu uma grande manipulação digital em uma foto colorida publicada.
-
Editor de imagens desenvolvido pela Adobe Systems. Ainda que já houvesse edição de imagens desde as fotos analógicas, esse programa revoluciona o tratamento de imagens e possibilita novas possibilidades dentro da fotografia. Até hoje é considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais.
-
Chega ao mercado os primeiros modelos comerciais de celulares no mercado capaz de registrar imagens com uma resolução de 640x480 pixels. Foi vendido a US$ 400, na época. Várias empresas nos anos seguintes lançaram seus modelos e as fotografias passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas.
-
As câmeras digitais dessa empresa são voltadas para o público esportista e aventureiro. As imagens são visualizadas em primeira pessoa e dão ao observador a sensação de protagonismo que o fotógrafo teve ao clicar. Os modelos são à prova d´água, resistem a impactos e possuem a qualidade de câmeras profissionais.
-
Selfie é uma palavra em inglês, com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato. Normalmente, é feita pela pessoa que aparece na foto com a câmera de um celular. A particularidade de uma selfie é que ela é tirada com o objetivo de ser compartilhada em uma rede social. A prática de tirar selfies ganhou popularidade global, e algumas tiveram milhões de visualizações.