HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DESDE A CÂMERA ESCURA ATÉ A CÂMERA DIGITAL_ Patrícia Marvila da Silva_ Artes Visuais- EAD_Polo: Itapemirim_Disciplina: Fotografia_ Professora: Larissa Zanin

  • Mar 17, 1001

    Primeiro uso da câmera escura

    Primeiro uso da câmera escura
    No séc XI os astrônomos usavam a câmera escura para traças o caminho das estrelas. A cãmera escura consistia em uma sala escura com um pequeno orificio em uma das paredes (buraco de agulha). Não se sabe ao certo quem foram os cradores da câmera escura, mas há registro que os povos que já conheciam esta tecnologia eram os chineses, gregos, assírios e babilônicos.
  • século XVIII

    Há registors que nos séculos XVIII alguns artistas faziam o uso da câmera escura para usar as imagens como rascunhos na confecção de suas obras de arte, porém a imagem ainda não era permanente.
  • Johann Heirich Schulze

    Johann Heirich Schulze
    No ano de 1727 Johann Heirich Schulze trabalhava com cloreto de prata quando percebeu que as particual de prata mudavam de cor se expostas a luz solar. Ele percebeu então que, desta forma, poderia fixar as imagens da câmera esura. Ele pegava um fransco coberto por cloreto de prata e colocava uma máscara com uma forma recortada, segura na luz e prata escurecia tomando a forma que fora cortada na máscara.
  • Joseph Nicéphore Niépce

    Joseph Nicéphore Niépce
    Em uma tentativa de refinar a Litografia, Niépce usa a luz do sol para produzir desenho. Ele molhou um papel com cloreto de prata e colocou na cãmera, porém os escuros da imagem ficaram invertidos
  • A primeira fotografia

    A primeira fotografia
    O francês Joseph Nicéphore Niépce tenta agora um nova técnica com betume da Judéia para capturar uma imagem refletida da luz. A esta técnica ele dá o nome de Heliografia ou "escrita do sol". Ao contrário das demais técnicas por ele utilizadas está dá certo, e da janela do sóton de sua casa de campo Niépce produz a primeira fotografia registrada na história.
  • Louis Jacques Mandé Daguerre

    Louis Jacques Mandé Daguerre
    Niépce firma sociedade com Louis Jacques Mandé Daguerre, que também trabalhava em prol da fotografia, com a finalidade de aprimorar as técnicas já utilizadas por ambos.
  • Calótipo

    Calótipo
    Talbot cria o Calótipo (belas imagens em grego) que consistia em expor o papel úmido ao invés de seco na câmera e revelar posteriormente através de tratamentos químicos. Por este processo químico ser mais rápido (durar cerca de 5 minutos) Talbot o usou para fazer retratos e mais tarde patenteou o Calótipo para brigar pela primasia do invento.
  • William Henry Fox Talbot

    William Henry Fox Talbot
    William Henry Fox Talbot trabalhava com a mesma idéia. Trabalhava com a câmera escura e a câmera lúcida. A câmera lúcida refletia a imagem desejada para o papel que mergunhado em uma solução salina e depois em nitrato de prata e colocada a luz do sol om o objeto sobre ele, obtinha-se uma imagem que o mesmo denominou de Ambografia.
  • Talbot

    Talbot fez uma apresentação para os cientistas em Londres e houve primeira exibição pública de suas fotografias.
  • Daguerreótipo

    Daguerreótipo
    Em Janeiro de 1839, Daguerre anuncia suas descobertas na Academia Frncesa de Ciências e ganha todos os créditos pela invenção da fotografia. Ele denomina a sua inveção de Daguerreótipo.
  • A fotografia chega ao Brasil

    A fotografia chega ao Brasil
    O abade Louis Compte em 16 de janeiro de 1840 quando aportou no Rio de Janeiro fez uma demonstração a Dom Pedro II do daguerrotipo. D. Pedro II, possivelmente tenha se tornado o primeiro fotógrafo com menos de 15 anos do Brasil, quando no mesmo ano de 1840 adquiriu um daguerreótipo, em Paris.
  • Frederick Scott Archer

    Frederick Scott Archer
    inventou a emulsão de colódio úmida, método que viria substituir os processos utilizados pelo daguerreótipo e o calótipo O processo consistia numa solução de piroxilina em éter e álcool, adicionada com um iodeto solúvel, com certa quantidade de brometo, e cobria uma placa de vidro com o preparado. Na câmara escura, o colódio iodizado, imerso em banho de prata. Ainda úmida, a placa era exposta à luz na câmara, revelada por imersão em pirogal com ácido acético e fixada com tiossulfato de sódio.
  • As primeiras imagens de Guerra

    As primeiras imagens de Guerra
    Em plena guerra da Criméia Roger Fenton desembarcou no porto com 36 caixas de material fotográfico com chapas tão lentas que só podia fotografar antes ou depois das batalhas.
  • Emulsão de gelatina seca

    Emulsão de gelatina seca
    Em 1871 Richard L. Maddox desenvolveu uma emulsão de gelatina seca de alta sensibilidade, abrindo caminho para o desenvolvimento dos filmes em rolo, e o fabrico de câmaras de tamanho menor.
  • George Esteman

    George Esteman
    Esta disposto a inventar um emulsão trabalhavel e inventou uma placa aplicadora. Ele iniciou a venda de uma base de papel que ele chamou de filme e ele também projetou um suporte para projetar o filme. mais tarde fundou a Kodak que se tornou referência em máquinas fotográficas.
  • A inveção o Flash

    A inveção o Flash
    Foi inventado o flash para acabar com os problemas da falta de luz, porém o flash algumas vezes poderia botar fogo nos cabelos das pessoas, deixava muita fumaça e corria o risco de explodir.
  • A primeira máquina fotografica lançada pela Kodak

    A primeira máquina fotografica lançada pela Kodak
    A primeira máquina prejetda pela Kodak era uma cixa de madeira revestida de couro, pesava cerca de 600g e vinha com um filme que cabia 100 fotos. A própria empresa, por apenas U$$10,00 revelava s fotos, recerregava a câmera e entregava a câmera e as fotos ao cliente.
  • Alfred Stieglitz

    Alfred Stieglitz
    Alfred Stieglitz foi o percursor da aceitação da fotografia como arte. Abriu uma galeria ( Pequenas galerias do Photo-Secession) e por 30 anos fez amostra de fotografias lada a lado com grandes obras contemporâneas.
  • Uso de lâmpada como flash

    Uso de lâmpada como flash
    Começou a se usar o lâmpada como flash para acabar com os problemas de falta de luz sem agredir as pessoas.
  • Camera leica

    Camera leica
    A kodak lança a câmera Leica e o filme de 36mm e revoluciona o mercado da fotografia.
  • Máquinas automáticas

    Máquinas automáticas
    Este ano foi marcado pelo lançamento e disseminação das câmeras automáticas.
  • A primeira Câmera digital do mundo.

    A primeira Câmera digital do mundo.
    Inventada po Stive Sason nos laboratórios da Kodak, ela gravava as imagens em uma fita K-7, e levava 23 segundos para formar uma imagem com 100 linhas em preto e branco.
  • A primeira câmera fotográfica no celular

    A primeira câmera fotográfica no celular
    O primeiro modelo comercial de celular com câmera foi o J-SH04, da Sharp. Ele só chegou às lojas em 2001 e foi comercializado pela J-Phone, empresa que hoje pertence à Softbank.
  • Fotografia nos dias de hoje

    Fotografia nos dias de hoje
    Na atualidade com a disseminação de câmeras cada um pode ser fotografo de algo e até mesmo de sí proprio por meio de selfies. Existem várias marcas e preços no mercado.
    Sem o uso de filme fotográfico, as imagens são armazenadas na memória interna das câmeras ou em cartões de memória.