-
Nasce Fritz Perls em Berlim, Alemanha.
-
aos 13 anos se inscreve nesta escola liberal onde tem contato com autores humanista e passa a fazer teatro, passando a detectar sutilezas da entonação da voz e da linguagem corporal.
-
Fritz passa no front da Bélgica, na primeira guerra mundial, onde sua atenção foi despertada para os fenômenos psicossomáticos.
-
Se torna doutor em medicina atuando como neuropsiquiatra pela Universidade Humboldt, em Berlim. Conhece o filósofo Salomon Friedlander, de quem absorve o conceito de indiferença criativa.
-
Após a guerra Perls trabalhou com Kurt Goldstein, teórico da Psicologia Organísmica, essa experiência repercutiu posteriormente na Gestalt-Terapia.
-
Fritz Perls e Laura se casam, ela fora aluna e assistente de Max Wertheimer, um dos fundadores da Psicologia da Gestalt.
-
Nesta ano Perls começa a analisar-se com Wilhelm Reich, que teve grande influência para a Gestalt-terapia.
-
Perls foge da Alemanha por causa da perseguição aos judeus e vai para a Holanda, onde é aconselhado a ir para África do sul.
-
Fundado por Perls, este instituto fez com que Perls e Laura se tornassem psicanalistas famosos, mas já com forte influência da Teoria Organísmica. da Psicologia da Gestalt e de Reich.
-
Ao apresentar seu trabalho no congresso internacional na Hungria Perls teve acolhida fria de Freud e seus ex-analistas. Isso fez com que ele se afastasse da Psicanálise clásica e desenvolvesse alguns conceitos que já estavam sendo experienciados.
-
É lançado o livro "Ego, hunger and agression", com a colaboração de Laura Perls
-
Fugindo do Apertheid na África do Sul, Perls muda-se Para os Estados Unidos com sua família, e no solo americano nasce a Gestalt-terapia.
-
Constitui-se o grupo dos sete, formando com Fritz Perls, Laura Perls, Paul Goodman, Isadore From, Paul Weisz, Eliot Shapiro e Silvester Eastman. Mais tarde Ralph Hefferline se juntou ao grupo.
-
É lançado Gestalt-Terapia, com a colaboração de Perls, Hefferline e Goodman, lançando pela primeira vez em público a expressão Gestalt-terapia.
-
Fundação do primeiro instituto de Gestalt.
-
Instalado o segundo instituto em Cleveland
-
Perls faz uma viagem de 18 meses pelo mundo, instalando-se em uma comunidade de artista em Israel e em um mosteiro zen no Japão.
-
Perls ganha fama dando seminários no período da guerra do Vietnã, tendo sido inclusive capa da revista Life.
-
Perls lança o livro Gestalt-terapia explicada e sua autobiografia, escarafunchando Fritz. Também adquire um hotel em Cowichan que se torna Gestalt-kibutz, comunidade onde todos trabalham e participam das sessões de psicoterapia ou de formação.
-
Perls morre aos 76 anos, nos Estados Unidos, devido a um infarto.