As Origens

  • 41,000 BCE

    Cordenação Motora

    Cordenação Motora
    È a capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento.
    Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.
    Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
  • 40,000 BCE

    Origem das artes visuais

    Origem das artes visuais
    a primeira manifestação de arte foi com as pinturas rupestres, foram artes criadas na pré-História, era realizadas em paredes tetos e outras superfícies de cavernas, surgiu ainda no período paleolítico
  • 25,000 BCE

    Vênus de Willendorf

    Vênus de Willendorf
    Conhecida como Mulher de Willendorf é uma estatueta de Vénus, o material que foi feito é o calcário oolítico e tem 11,1 cm foi desenterrada em 8 de agosto de 1908, pelo arqueólogo Josef Szombathy. , uma curiosidade é que os pés da estátua não estão esculpidos de forma que se mantenha em pé por si mesma, Apresenta braços frágeis dispostos sobre os seios volumosos.
  • 6000 BCE

    Crescente Fértil

    Crescente Fértil
    Sociedades: Babilônios,Egípcios,Hebreus e Fenícios
    Semelhanças:vivem entre rios e viviam da agricultura e da agropecuária.
    Diferenças:A cultura, os Judeus eram monoteístas e os Babilônios,Egípcios e os Fenícios eram politeístas e suas localização geográficas. Suas localizações Geográficas, os babilônios viviam na península Arábica (Ásia), os egípcios situavam na África, os hebreus ficavam na planície do rio Jordão e do outro lado de uma montanha e os fenícios próximos do mar Mediterrâneo.
  • 3200 BCE

    Origem da matemática

    Origem da matemática
    o pensamento matemático surgiu muito antes da escrita, por uma necessidade de contar, um exemplo é quando povos antigos
    como no Egito antigo que as pessoas separavam ovelhas ou contavam seus filhos e etc...
  • 2000 BCE

    Origem do Chines

    Origem do Chines
    Acredita-se que o chinês seja a língua escrita mais antiga do mundo, que remonta a 2000 AC.
    Já era um sistema altamente desenvolvido, semelhante à sua forma atual.A palavra "mandarim" surgiu no século XVII.A língua que eles falavam veio a ser chamada de "mandarim" pelos portugueses.
    95% das pessoas na China sabem escrever e falar fluentemente.
    O mandarim é falado nos seguintes países: China, Taiwan, Hong Kong, Malásia, Myanmar, Macau, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.
  • 1862 BCE

    teoria da Biogênese

    teoria da Biogênese
    o fim da teoria de Abiogênese e o inicio da aceitação da teoria Biogêneses
  • 800 BCE

    Mitologia Grega

    Mitologia Grega
    a mitologia Grega surgiu a mais ou menos 700 a.C.
    Os gregos contavam esses mitos para explicar a origem dos Deuses e fenômenos da natureza,por que naquela época os gregos eram politeístas. Poetas importantes como Hesíodo( criou Tegonia, fala sobre as origens dos deuses ) e Homero ( criou Ilíada e Odsséia, onde são descritos os acontecimentos de heróis e deuses duas grandes obras feitas no século VIII.
  • 501 BCE

    Origem do Espanhol

    Origem do Espanhol
    A língua espanhola originou-se na região sudoeste da Europa conhecida como a Península Ibérica. Algum tempo antes do final do século 6 a.C. A história da língua espanhola e a origem dos dialetos da Espanha começam com a evolução linguística do latim vulgar, durante a Idade Média. È falado na argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiné Equatorial, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
  • 500 BCE

    Abiogêneses

    Abiogêneses
    A teoria da abiogêneses, já era aceita por alguns filósofos um como exemplo Aristóteles, por isso acredita-se que essa teoria ja era aceita a muitos anos atrás.
    A teoria da abiogênese defende que a vida surge de seres inanimados.
    Um exemplo dessa crença, é que, quando se colocava um queijo com roupas suadas em um galpão velho .Consequentemente apareciam ratos.
    Então as pessoas da época acreditavam que os ratos se originavam através do suor
  • 469 BCE

    sócrates

    sócrates
    Nasceu em Atenas, ele é considerado o fundador da filosofia e as únicas provas de sua existência foram os diálogos deixados por Platão.
    Sócrates tinha seu próprio método de ensino, ele ensinava seus discípulos através de perguntas, esse método ficou conhecido como método socrático.
    Foi morto pelo estado, pois faziam os jovem questionarem a politica e com isso o estado foi ficando irritado até mata-lo
  • 428 BCE

    Platão

    Platão
    Nasceu em Atenas, foi um importante filósofo discípulo de Sócrates e fundou uma importante escola grega(Academia de Platão ou Academia Platônica. Par Platão existia dois mundo, o mundo das idéias e o mundo sensível.O mundo das ideias é onde as almas ficam,onde a matéria não existe e é onde há bondade e beleza. O mundo sensível é onde há maldade e é onde a matéria existe.
  • 427 BCE

    Édipo Rei

    Édipo Rei
    È um personagem da mitologia grega e uma tragédia escrita por volta de 427 a.C.
    Resumo:
    Ele estava destinado a casar com sua mãe, com quem teve dois filhos e duas filhas, e a matar seu pai, o rei que governava a cidade antes de Édipo,e etc...
  • 401 BCE

    Filosofia na Idade Média

    Filosofia na Idade Média
    Com a morte de Alexandre o grande, e com a mistura de culturas dos povos conquistados surge daí o helenismo, um período que serviu para resgatar os pensamentos gregos, por meio das 4 escolas(cinismo, ceticismo, epicurismo, estoicismo), santo Agostinho tentou provar a existência de Deus, e o pecado não veio de Deus
    Passado algum tempo as ideias dessas escolas foram se desaparecendo foi ai que surge outro filósofo importante são Tomás de Aquino que prova por meio da razão que Deus existe.
  • 384 BCE

    Aristóteles

    Aristóteles
    Nasceu em Estagira, estudou em Atenas e é discípulo de Platão. Era o contrario de Platão que existia dois mundos, pois ele acredita que existe apenas um e também acreditava que a pessoa é composta de corpo e alma. Aristóteles acreditava que o homem que não participa da política e um ser pela metade. E que um homem deve ser um animal político que seria viver, sentir e pensar.
  • 301 BCE

    Origem do teatro

    Origem do teatro
    o teatro grego teve inicio em Atenas, na Grécia surgiu a partir das celebrações realizadas sobretudo, para o Deus Dionísio, divindade das festas, fertilidade e vinho, no começo existia apenas as tragédias e a comédia
  • 300 BCE

    Euclides de Alexandria

    Euclides de Alexandria
    È considerado o "Pai da geometria". Geometria Euclidioma - De base nos postilados Euclides, Estuda objetos em 2° e 3° dimensões (plana e Espacial).
  • 1 BCE

    A formação da terra e suas condições primitivas

    A formação da terra e suas condições primitivas
    A terra se formou através de pedaços de rochas que sobraram após a formação do sol, graças a força gravitacional, isso á 4,6 bilhões de anos atrás.
    suas condições primitivas era que não tinha oxigênio a superfície era muito quente e por isso não tinha água na forma liquida.Só algum tempo depois que o planeta esfriou que começou a ter água na forma liquida.
  • AD 1

    Dialeto

    Dialeto
    Dialeto é uma linguagem própria de determinadas comunidades e que existe simultaneamente à outra língua.
    Os dialetos não possui um data específica para se datar quando começou.
  • 990

    arte romanica

    arte romanica
    Foi na Europa no período da Alta Idade Média,construção da época foi fundamentalmente religiosa, pois somente a Igreja cristã e as ordens religiosas possuíam fundos suficientes. Nas arquiteturas avia mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas. As características da arquitetura românica são as abóbadas em substituição ao telhado das basílicas, os que são formados por 180 graus entre outras característica
  • 1189

    Trovadorismo

    Trovadorismo
    Foi um movimento literário que surgiu na idade Média no século XI na região da Provença. E depois se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV com o surgimento do humanismo. há 4 cantigas:
    Cantigas de amor, amigo, escárnio, maldizer. E novelas de cavalaria como Rei Arthur e os cavaleiros da tavola redonda
  • 1420

    Filosofia - Idade moderna

    Filosofia - Idade moderna
    principais pensadores da época foram Michel de Montaigne e Nicolau de Maquiavel. A filosofia moderna vem questionar valores relacionados com os seres humanos bem como sua relação com a natureza.
    O racionalismo e o empirismo demostram essa mudança. O primeiro está associado a razão humana (considerada uma extensão do poder divino), e o segundo está baseado na experiência.
    O antropocentrismo era o pensamento na época, ou seja, o homem é o centro do mundo.
  • 1450

    Origem do Português

    Origem do Português
    O português se originou-se do latim vulgar, que era o latim mais acessível ao povo nas classes menis favorecidas.
    Teve sua expansão por meio de muitas guerras e conquistas de territórios. Para chegar no português que temos hoje ele sofreu muitas influências, como por exemplo a de imigrantes e de várias línguas como a Africana, Italiana, indígena e a Francesa.
  • 1500

    Alquimia

    Alquimia
    Alquimia, foram práticas realizadas por ancestrais, que procuravam transformar objetos em ouro, no processo de transmutação, também buscavam a imortalidade.
    Foi dai em que surgiu a química que conhecemos hoje.
    Sugere-se que a Alquimia surgiu a na idade média, muitas informações foram perdidas, pois eles escreviam em códigos onde somente os alquimistas conheciam.
    Foram os responsáveis por criar processos como destilação e sublimação.
  • 1580

    Classicismo

    Classicismo
    O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento na Europa.
    O início dessa época se da as obras de Sá de Miranda e o final a morte de Camões.
    Foi uma época em que as pessoas pararam de buscar a felicidade em Deus e começaram a buscar a felicidade na Terra, época que o homem passou a ser o centro do mundo.
    Luís Camões com sua obra os Lusíadas foi o marco mais importantes dessa época, pois os textos eram escritos com um português Arcaico.
  • Origem do francês

    Origem do francês
    O francês provêm do latim e do Império Romano, como outras línguas: italiano, português, espanhol, romeno, catalão etc.
    O francês evoluiu do galo-romance, o latim falado na Gália e, mais especificamente, no norte da Gália.
    A maioria das pessoas que falam o francês, vive na França e a outra parte essencial vive no Canadá.
    pises que falam a linguá francesa: Republica Democrática do Congo, Costa do Marfim, Nigéria, Senegal e Guiné.
  • Origem da linguá Japonesa

    Origem da linguá Japonesa
    A língua japonesa é derivada do mandarim que é a língua da China.
    A origem da língua japonesa não tem uma data especifica, mas sugere-se que foi por volta do séc. XVII.
    O japão é uma língua aglutinante, falada somente no japão e por imigrantes a outros países.
  • método ciêntifico

    método ciêntifico
    método para se criar teorias
  • Experimento de Redi

    Experimento de Redi
    Redi provou que os sere vivos surge(nasce) através de outros seres vivos, mas seu experimento não foi aceito pela comunidade ciêntifica.
  • Teoria do Flogistico

    Teoria do Flogistico
    A teoria do flogisto (ou do flogístico) foi desenvolvida pelo químico e médico alemão Georg Ernst Stahl entre 1659 ou 60-1734.
    Essa teoria dizia que a combustão ocorria com certos materiais porque estes possuíam um “elemento” ou um principio comum inflamável que era liberado no momento da queima.
  • Origem do inglês

    Origem do inglês
    O Inglês teve origem do germânico.
    O inglês é dividido em três partes antigo, e moderno, o antigo é uma mistura de dialetos mas que não era aceito pelo povo.
    Já o moderno é o inglês falado hoje com as regras definidas.
    E tem a existência do inglês britânico e o americana onde a diferença são só algumas palavras, por causa da formação de cada um
  • filosofia - idade contemporânea

    filosofia - idade contemporânea
    A filosofia do período contemporâneo é caracterizada por uma grande diversidade de linhas e visões, que se construíram com uma grande velocidade, a qual é influenciada pelos novos tempos, pela sociedade fabril, pela era da comunicação, pela influencia da “ciência”. Uns dos principais pensadores foram Friedrich Hegel (1770-1831) e Ludwig Feuerbach (1804-1872)
  • Geografia Moderna

    Geografia Moderna
    Foi A partir do século XIX A geografia é considerada uma Ciência, que busca entender as relações entre os fenômeno da natureza e o ações do homem.
    Dentro da Geografia moderna surgiu a teoria do possibilismo e a teoria do determinismo.
    Na teoria do possibilismo, criada por Paul Vidal, tinha o objetivo era estudar a região se dividindo em geografia física e geografia humana.
    E a do determinismo criada por, Friedrich Ratzel, falava que a sociedade e o espaço resultam no meio que estão inseridos.
  • Karl Marx

    Karl Marx
    Marx(1818-1883) foi um sociólogo e jornalista.
    Acreditava que o conhecimento era a forma de se chegar a construção de uma sociedade mais justa.
    Um dos conceitos de Marx é dizer que o proletariado nada mais é do que o trabalhador que só tem para oferecer seu trabalho.
    Marx também dizia sobre pertencimento de classes sociais, que está relacionado ao lugar em que o ser humano ocupa na produção.
    Para Marx o capitalismo tem que ser superado para que tenha um distribuiçõo de reãda igual a todos
  • Teoria dos Conjuntos

    Teoria dos Conjuntos
    Foi criada pelo matemático Russo George cantor.
    Trata-se do estudo das propriedades dos conjuntos, relações entre conjuntos e relações entre os elementos e o próprio conjunto.
  • Durkheim

    Durkheim
    Durkheim foi um dos primeiros na sociologia. Foi o sociólogo que trouxe a sociologia como ciência. Que propôs outra maneira de pensar para todos os sociólogos.
    Um dos conceitos atribuídos por Durkheim :consciência individual e consciência coletiva.
    O de consciência coletiva que demonstra que o individuo age de maneira no meio em que ele está inserido.já o de individual é o que se dá a forma aos indivíduos pensarem e interpretarem a vida.
  • Origem da linguá Alemã

    Origem da linguá Alemã
    É uma língua germânica ocidental, É língua oficial e a mais falada na Alemanha, Áustria, Suíça, Tirol do Sul (Itália), Comunidade Germanófona da Bélgica e Liechtenstein.
    Várias línguas se originara do alemão como por exemplo o inglês que é derivado do alemão.
  • Marx weber

    Marx weber
    weber é considerado um dos fundadores do estudo da sociologia. Ele inaugura o método da sociologia compreensiva. Baseada na ideia de que ao estudar as ações sociais o sociólogo deve dar especial atenção a motivação dos indivíduos e grupos, a sociologia compreensiva ocupa-se do sentido que os sujeitos atribuem as suas próprias ações.Para Weber, o papel do sociólogo deve ser compreender esses sentidos, que são dados pelos sujeitos mas não podem ser apreendidos de forma imediata por ele.
  • Teoria da Panspermia

    Teoria da Panspermia
    Segundo ela, nosso planeta foi povoado por seres vivos ou elementos precursores da vida oriundos de outros planetas; que se propagaram por meteoritos e poeira cósmica até a Terra.
    Ela foi proposta no fim do século XIX.
    Não tem dados de qual cientista desenvolveu a teoria.
  • Fato e Hipótese

    Fato e Hipótese
    Fato: é algo que já foi confirmado e que é aceito por toda um comunidade de cientistas. Hipótese: é uma suposição de algo que ainda não foi comprovado e acha que está certo.
    Uma hipótese cientifica é uma suposição de alguma lei que se da a uma determinada circunstância científica
  • primeira guerra mundial

    primeira guerra mundial
    começou em 1914 e foi até 1918, suas principais causas foram o imperialismo(Disputa de território entre os países), nacionalismo(Rivalidade entre os países) E teve como consequência o surgimento do EUA como potencia hegemônica.
  • Revolução Russa(vermelha)

    Revolução Russa(vermelha)
    Foi em 1917 1° tentativa de implantar um regime socialista que da do Czar Nicolau:
    1° fase: Lênin: socialismo utópico
    2° fase: Stálin: socialismo Estátizado
  • Geografia Critica

    Geografia Critica
    È quando a geografia passou a estudar as relações do homem com a natureza e a da natureza com o homem.
    E dai a geografia passou a ter um novo nome que era geografia crítica.
  • Big Bang

    Big Bang
    Teoria que explica a origem de tudo
  • Hipótese autotrófica e heterotrófica

    Hipótese autotrófica e heterotrófica
    Seres heterotrófico são aqueles que não produzem o próprio alimento, Exemplo deles são animais e bactérias.
    E seres autotróficos são queles que produzem alimentos para si mesmo como planta.
    Mas na hipótese mais aceita sugere que os primeiros seres a terem vida são autotróficos.