As origens

  • 99,999 BCE

    Big Bang

    Big Bang
    O começo de tudo!!!
  • 46,000 BCE

    A origem da humanidade

    A origem da humanidade
    Evolucionismo-Charles Darwin(Científica);
    Características:
    Evolução:Ancestral comum;
    Adaptação:*Determinismo e Possibilismo.
    Criacionismo-Deus(Fé)
    Características:
    Criado(Moldado e cheio do sopro da vida).
  • 10,000 BCE

    Paleolítico

    Paleolítico
    Paleolítico:"Pedra lascada";
    -Forma comunicação-Pinturas rupestres(cenas animais ritual)aprisionar;
    -Caçador/coletor;
    -Nômades;
  • 8000 BCE

    Neolítico

    Neolítico
    Neolítico:"Pedra polida";
    -Forma comunicação-Pinturas:(cenas rituais-armas-pessoas);
    -Sedentário(fixo) (vilas-cidades);
    -Domesticação dos animais(pecuária);
    -Agricultura;
    -Crescente Fértil(as margens dos rios).
  • 5500 BCE

    Origem da Escrita

    Origem da Escrita
    Antes da escrita os gregos transmitiam sua comunicação através de mensageiros que ia á navio ou á cavalo levar a notícia desejada;
    A velocidade e a facilidade de comunicação de diversas notícias que temos hoje,são graças ao desenvolvimento da escrita;
    Os vestígios mais antigos da escrita são ás Tábuas Tártaras.
    As primeiras escritas da linguagem surgiram na Mesopotâmia(Suméria)-3200 a.C e na Mesoamérica-600 a.C;
    Os sumérios utilizarão a escrita Cuneiforme e os Egípcios a escrita Hierógrifa.
  • 5000 BCE

    Idades dos metais

    Idades dos metais
    Idade dos metais:"Metalurgia";
    -Idade do cobre;
    -Idade do bronze;
    -Idade do Ferro;
    -Grandes civilizações.(Egito,Babilônia,Hebreus e Fenícios);
    -Agricultura:
    -Pecuária;
    -Surge o estado:Divisão social do trabalho.
  • 4500 BCE

    Filosofia Antiga

    Filosofia Antiga
    *Sócrates(469-399 a.C) Séc.IV-V;
    Método:Maiêutico/Socrático;
    Obras:Nenhuma.
    *Platão(428-348 a.C) Séc.IV;
    Teorias:ideias,formas;
    Obras:República,Fédom;
    *Aristóteles(384-322 A.C) Séc.III;
    Conhecimento:6 níveis;
    3 princípios;
    Obras:Política,Organun-lógica,Ética a Nicomaco.
  • 800 BCE

    Surgimento da filosofia

    Surgimento da filosofia
    Século VIII a.C.; Desenvolvimento econômico(Grandes navegações,comércio); O nascimento da pólis(Cidade estado); Agora(Praça publica); política.
  • 500 BCE

    Teoria Atômica

    Teoria Atômica
    Teoria atômica é a teoria científica que afirma que a matéria é constituída por unidades fundamentais chamadas átomos. Um átomo, de acordo com esta teoria, é uma partícula extremamente pequena, porém não é infinitamente pequena.
  • 442 BCE

    Antígona

    Antígona
    É uma mitologia que se passa em Tebas, nela é retratada a história de uma mulher filha de Édipo, chamada Antígona que propôs a após a morte de seus irmãos que fossem enterrada de forma digna. Creonte o rei não aceitava que o irmão que protegeu o "lado oposto/errado" fosse enterrado.
    Antígona em busca de cumprir a profecia dos deuses, correu atrás dos direitos de seu irmão e tentou de alguma forma sepultar seu irmão.
    Por esse ato Antígona foi presa em uma caverna e condenada a morte...
  • 427 BCE

    Édipo Rei

    Édipo Rei
    Mitologia Grega que retrata a história de um homem chamado Édipo que foi denominado Rei de Tebas por sua bravura e coragem ao enfrentar o enigma da esfinge (esfinge era um monstro com cabeça e seios de mulher, patas e cauda de leão e dotado de asas. Propunha enigmas aos viajantes nos arredores de Tebas e devorava aqueles que não conseguiam decifrá-los).
    Foi conhecida como uma das obras mais trágicas de todos os tempos, escrita por Sófocles.
  • 476

    Filosofia Medieval

    Filosofia Medieval
    A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Vale lembrar que na Idade Média, a Igreja Medieval tinha grande força e, portanto, muito temas explorados pelos filósofos eram de ordem religiosa. Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo e a Igreja Católica foi no período medieval a mais importante instituição social e a maior representante da fé cristã.
  • 700

    Origem da língua Francesa

    Origem da língua Francesa
    Os primeiros habitantes da França foram os gauleses, um povo celta. Com a conquista do território por Júlio César, no século I a.C., as tribos gaulesas abandonaram a língua celta e adotaram o idioma das legiões romanas, o ‘latim popular’. No século VII, o latim havia sofrido numerosas modificações devido à invasão dos povos bárbaros de origem germânica e à adoção de palavras gregas.
  • 1170

    Variações Linguísticas(Dialetos)

    Variações Linguísticas(Dialetos)
    É a capacidade que a língua tem de se transformar e se adaptar de acordo com alguns componentes;
    * História-A maneira que a língua evolui com o decorrer do tempo;
    * Regional-Palavras distintas faladas em regiões diferentes que significam a mesma coisa;
    * Social-Relacionado aos grupos sociais:idade;sexo;classe social;
    * Estilo-Situação de uso da língua: formal e informal;padrão e não padrão;coloquial;culta;
  • 1189

    Trovadorismo

     Trovadorismo
    O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo.
  • 1400

    Alquimia

    Alquimia
    Suas metas têm um valor simbólico(a transmutação espiritual). Assim sendo,o famoso Elixir da Longa Vida nada mais seria que um recurso próprio do organismo humano,capaz de conceder àqueles que realizam o longo processo de purificação espiritual uma vida dilatada ao infinito.
    Alquimistas procuravam intensificar a busca deste Elixir através de experiências que utilizavam os quatro elementos essenciais nos trabalhos alquímicos:fogo,água,terra e ar.
  • 1400

    Renascimento Cultural

    Renascimento Cultural
    O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
    Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.
    O Renascimento teve sua origem na península Itálica, que era o centro do comércio mediterrâneo. Com a economia dinâmica e rica, os excedentes eram investidos em produção cultural.
  • 1453

    Filosofia Moderna

    Filosofia Moderna
    A filosofia moderna começa no século XV quando tem início o Idade Moderna. Ela permanece até o século XVIII, com a chegada da Idade Contemporânea. Baseada na experimentação, a filosofia moderna vem questionar valores relacionados com os seres humanos bem como sua relação com a natureza. O racionalismo e o empirismo demostram essa mudança. O primeiro está associado a razão humana (considerada uma extensão do poder divino), e o segundo está baseado na experiência.
  • 1453

    Escravidão moderna em Dubai

    Escravidão moderna em Dubai
    Em Dubai a jornada de trabalho é de 14 horas por dia, muitos trabalhadores,inclusive, ficam expostos a um calor que pode chegar a 48° C.
  • 1500

    História do espãnhol

    História do espãnhol
    El español es una lengua romance, es decir, derivada del latín, pero en la actualidad también conservamos rasgos de las lenguas que se hablaban en la Península antes de la conquista romana. Además, muchas otras lenguas han influido en el desarrollo del español desde que el castellano apareció en la Edad Media.
  • 1500

    Classicismo

    Classicismo
    O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. O nome do movimento que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, faz referência aos modelos clássicos (greco-romano). No campo da literatura, Classicismo é o nome dado aos estilos literários que vigoravam no século XVI, na época do Renascimento. Por isso, a produção desse período também é chamada de Literatura Renascentista.
  • 1500

    Origem da Educação Física no Brasil

    Origem da Educação Física no Brasil
    A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500. Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de Caminha, que em uma de suas cartas, que relatam indígenas dançando, saltando, girando e se alegrando ao som de uma gaita tocada por um português (Ramos, 1982). Segundo Ramos (1982), esta foi certamente a primeira aula de ginástica e recreação relatada no Brasil.
  • Células e Organelas

    Células e Organelas
    A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
    Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
  • Experimento de de Redi

    Experimento de de Redi
    Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze.
  • Iluminismo

    Iluminismo
    Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
  • Experimento de Needham

    Experimento de Needham
    Em 1745, o cientísta inglês John T. Needham (1713-1781) realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substancias nutritivas. Após a fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. Depois ao examinar essas soluções ao microscópio, Needham observava a presença de microorganismos.
  • Método científico

    Método científico
    Método científico é um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, também corrigir e integrar conhecimentos já existentes.
  • Experimento de Spallanzani

    Experimento de Spallanzani
    O pesquisador italiano Lazzaro Spallanzani (1729-1799) repetiu os experimentos de Needham, com algumas modificações, e obteve resultados diferentes.Spallanzani colocou substâncias nutritivas em balões de vidro, fechando-os hermeticamente. Esses balões assim preparados eram colocados em calderões com água e submetidos à fervura durante algum tempo. Deixava resfriar por alguns dias e então ele abria os frascos e observava o líquido ao microscópio. Nenhum organismo estava presente.
  • Filosofia Contemporânea

    Filosofia Contemporânea
    A Filosofia Contemporânea é aquela desenvolvida a partir do final do século XVIII, que tem como marco a Revolução Francesa, em 1789. Engloba, portanto, os séculos XVIII, XIX e XX. Note que a chamada "filosofia pós-moderna", ainda que para alguns pensadores seja autônoma, ela foi incorporada a filosofia contemporânea, reunindo os pensadores das últimas décadas.
  • Ideologia

    Ideologia
    Proposta pelo filósofo francês Destutt de Tracy 1754-1836, que atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo.
  • Geografia Moderna

    Geografia Moderna
    Alemã-Determinismo
    Natureza-Sociedade
    Espaço Vital
    Francesa-Possibilismo
    Sociedade-Meio(natureza)
  • Conjuntos

    Conjuntos
    Surgiu na necessidade do homem de agrupar elementos que possuem características semelhantes. O conjunto pode ser considerado especial no caso de termos um conjunto vazio (não possui elementos) ou conjunto universo (possui todos os elementos do estudo em questão).
    A Teoria dos Conjuntos foi criada e desenvolvida pelo Matemático russo George Cantor (1845-1918), trata-se do estudo das propriedades dos conjuntos, relações entre conjuntos e relações entre os elementos e o próprio conjunto.
  • Conceitos de Weber

    Conceitos de Weber
    Ação social com relações a fins:Visa obter, de modo racional,um fim.
    Ação social com relações a valores: Está orientada por valores específicos(norma moral).
    Ação social afetiva: Motivada e gerada pelos sentimentos, em relação aos outros.
    Ação social tradicional: Hábitos e costumes compartilhados por uma sociedade.
    CLASSE E ESTAMENTO-Classe é o conjunto de pessoas que tem a mesma posição diante do mercado.
    Estamento está ligado à esfera social, que é capaz de gerar comunidade.
  • Tabela Periódica

    Tabela Periódica
    A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Este ordenamento mostra tendências periódicas , tais como elementos com comportamentos similares na mesma coluna. Também mostra quatro blocos retangulares com propriedades químicas similares.
  • Suicídio-Durkheim

    Suicídio-Durkheim
    Segundo Durkheim, há três tipos de suicidas: egoísta, altruísta e anômico. -Suicídio “altruístas”, um indivíduo valoriza a sociedade mais do que a ele mesmo (e se dispõe a morrer por ela). -Suicídio egoísta, acontece quando a falta de redes de convívio para a ação poderia levar a pessoa a não ter mais razão para viver. -Suicídio por anomia acontece por causa de mudanças sociais, quando a pessoa perde seus objetivos e sua identidade.
  • 1°Guerra Mundial

    1°Guerra Mundial
    A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.
  • Tecnologia da morte

    Tecnologia da morte
    1º Guerra Mundial:1914-1918 Causas:1-Imperialismo; 1.2-Nacionalismo; 2-Alianças Militares; 2.1-Tríplice Entente; 2.2-Tríplice Alianças. Consequências:1-Nº Excessivos mortos/mutilados;2-Tratado de Versalhes.
  • Revolução Vermelha

    Revolução Vermelha
    Primeira tentativa na história de construir uma sociedade socialista(baseado na igualdade).
  • Criação da O.N.U.

    Criação da O.N.U.
    Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193.
  • Rosa Atômica-Segunda Guerra Mundial

    Rosa Atômica-Segunda Guerra Mundial
    As principais alianças militares da Segunda Guerra Mundial foram:França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética X Itália, Japão e Alemanha.
    Adolf Hilter quebra o acordo bilateral com a União Soviética e invade território soviético afim de barrar o exército Vermelho.
    Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.
  • Guerra Fria

    Guerra Fria
    Características:*EUA(Capitalista) X URSS(Socialista);
    *Mundo Bipolar;
    *"Cortina de ferro"(contem o avanço socialista nos EUA);
    *Corrida armamentista-não há conflito direto;
    *Alianças=Socialistas-Pacto Varsóvia/KGB;
  • Teoria do Big Bang

    Teoria do Big Bang
    Apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.
  • Criação do Estado de Israel

    Criação do Estado de Israel
    Ela foi oficialmente anunciada em 14 de maio de 1948. A criação de Israel se baseou numa resolução aprovada um ano antes na Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu.
  • Voyager 1 e 2

    Voyager 1 e 2
    Voyager é uma sonda que tem o objetivo de explorar planetas para tentar apontar algum tipo de vida e também passar o conhecimento da terra para esses "seres vivos".
  • Filme-Os croods

    Filme-Os croods
    Filme proposto para inicio da jornada "As origens"