-
No início do Eon Arqueano, na Era Pré-Cambriana, ocorre há 4.566 milhões de anos o surgimento do Sistema Solar.
-
Novamente no Eon Arqueano e na Era Pré-Cambriana, há 4.030 milhões de anos surgem os primeiros organismos unicelulares e é datada a idade mínima da Crosta.
-
No Eon Proterozóico e ainda na era Pré-Cambriana, há 2.500 milhões de anos surgem os primeiros organismos multicelulares e mais ao final desse mesmo intervalo de tempo, há 542 milhões de anos surge a primeira fauna de metozoários grandes.
-
Já no Eon Fanerozóico, na Era Paleozóica, nos períodos Cambriano, Ordoviciano e Siluriano, entre 542 e 416 milhões de anos atrás, surgem os primeiros organismos com conchas, seguido dos primeiros peixes Trilobitas e as primeiras plantas terrestres.
-
Ainda no Eon Farenozóico e na Era Paleozóica, nos períodos Devoniano, Carbonífero e Permiano, a partir de 416 milhões de anos atrás surgem os primeiros insetos fósseis, anfíbios abundantes, os grandes pântanos de carvão, os primeiros répteis e extinção de Trilobitas e vários outros animais marinhos até 245 milhões de anos.
-
Já na Era Mezozóica e nos períodos Triásico, Jurássico e Cretáceo, entre 244 e 66 milhões de anos há a dominância dos dinossauros, os primeiros pássaros e as primeiras plantas com flores.
-
Na Era Cenozóica, no Período Terciário e nas épocas Paleoceno, Eoceno e Oligoceno, há a extinção dos dinossauros e muitas outras espécies de animais a partir de 65,5 milhões de anos atrás.
-
Ainda na Era Cenozóica e no período Terciário, porém nas épocas Mioceno e Plioceno, até 1,8 milhões de anos é considerada a idade dos mamíferos.
-
Por fim, no ainda no Eon e na Era Cenozóica, porém nas épocas Pleistoceno e Holoceno, a partir de 1,8 milhões de anos atrás há o desenvolvimento e dominância do Homem até os dias atuais.