Revolução Russa

  • A Rússia czarista

    Rússia como o maior país do mundo, abrigava mais ou menos 160 milhões de habitantes. O regime política era a monarquia absolutista onde todo o poder se concentrava nas mãos do czar, ele nomeava, demitia quando quisesse. 80% da população era de camponeses, vivia no campo, eram explorados e tinham que pagar contas enormes ao governo
  • O marxismo

    Em meio ás lutas do operariado europeu por melhores condições de vida, é a luta de classes, entre de burguesia e proletariado. Acreditavam que o proletariado derrubaria a burguesia e assumiriam o poder e o controle. Incentivavam operários para lutar pelo fim do capitalismo e pela início do socialismo.
  • A modernização da Rússia

    O império Russo estava crescendo na industrialização devido aos capitais das potências europeias, assim investindo na mão de obra farta e barata. Também pela exploração de aço,exploração de petróleo. Longe de beneficiar todos, salários baixos, ricos de acidentes muito altos.
  • O socialismo na Rússia

    a situação dos trabalhadores russos era bastante difícil, o que facilitou a entrada das ideias marxistas na Rússia. Intelectuais e operários russos organizaram vários agrupamentos políticos de tendência socialista, formando o (POSDR). Esse partido foi duramente perseguido. Essas divergências ficaram evidentes durante um Congresso. A maioria votou nas teses de Lênin, bolcheviques e mencheviques.
  • O Domingo Sangrento

    Rússia contra o japão trouxe muitos problemas para a população mais mais pobre e com salários mais baixos assim com uma grande explosão de uma greve operária, com um abaixo assinado .O documento não chegou a ser entregue ao czar, pois mandou que seus soldados atirassem contra a multidão, muito manisfestantes foram mostos e milhares ficaram feridos.
  • O governo de Lênin

    Lênin adotou várias medidas de grande recuperação social após a saída da primeira guerra mundial: - propôs paz aos alemães, - confiscou as terras da família real, dos nobres e da Igreja Ortodoxa e distribuiu-as entre os camponeses, - estatizou a economia: indústrias, bancos, - estabeleceu a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
  • A formação da URSS

    A flexibilidade na economia, não correspondeu a uma abertura na política, implantou-se uma ditadura Consumista: as autoridades tomavam decisões sem consultar a sociedade. em 1922 , vários povos que habitavam o território russo fundou a URSS . O autoritarismo do Partido, o único na União soviética, se agigantou, com a ascensão de josef Stalin ao cargo de secretário-geral, o mais alto posto na hierarquia do poder. Stalin aproveitou para afastar, prender ou eliminar opositores