Revolução Russa- Giovanna Minelli, 13 e Regina da Matta,11

Timeline created by giminelli
In History
  • Manifesto Comunista

    Manifesto Comunista
    Foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels que consistia em ressaltar o pedido da população melhores condições de vida.
  • Criação do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR)

    Criação do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR)
    Intelectuais e operários russos organizaram agrupamentos políticos de tendência socialista. Esses agrupamentos se juntaram formando o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
    Esse partido foi duramente perseguido. Havia divergências internas que ficaram evidentes durante um Congresso desse partido político. A maioria votou nas teses de Lênin, esses foram chamados de bolcheviques. Já seus opositores conhecidos como mencheviques.
  • Domingo Sangrento

    Domingo Sangrento
    Operários em greve e suas famílias caminharam desarmados prlas ruas de São Petersburgo em direção ao Palácio de Inverno, com um baixo-assinado para ser entregue ao czar.
    O baixo-assinado pedia a:
    - a redução da jornada de trabalho para 8 horas
    - o estabelecimento de um salário mínimo de um rublo por dia
    - abolição do trabalho extraordinário
    O czar mandou que seus soldados atirassem contra a multidão à queima-roupa. Muitos deles foram mortos e milhares ficaram feridos.
  • Governo de Lênin

    Governo de Lênin
    As medidas adotadas pelo novo governo (bolcheviques) eram :
    - Propôs a paz aos alemães
    - Confiscou as terras da família real, dos nobres e da Igreja Ortodoxa e distribuiu-as entre os camponeses
    - Estabilizou a economia
    - Estabeleceu a igualdade de direitos entre homens e mulheres
  • Processo Revolucionário

    Processo Revolucionário
    O governo provisório, liderado por políticos moderados, procurou diminuir a insatisfação popular libertando os presos políticos, permitindo a volta dos exilados e concedendo liberdade de imprensa e associação. Porém contrariou os anseios do povo num ponto importante: declarou que a Rússia continuaria na guerra.
    No dia 24 de outubro de 1917, tinha início a Revolução: os bolcheviques ocuparam os prédios públicos de São Petersburgo e no dia seguinte assumiram o poder.
  • NEP: Nova Política Econômica

    NEP: Nova Política Econômica
    Inicia a reconstrução do país que estava arrasado.
    Conseguiu que a agricultura russa se recuperasse, mas a indústria e o comércio continuaram em uma situação difícil.
  • Formação da URSS

    Formação da URSS
    A flexibilidade na economia, não correspondeu a uma abertura na política. Ao contrário, implantou uma ditadura do Partido Comunista: as autoridades do partido tomavam decisões sem consultar a sociedade, liberdade de imprensa foi suprimida e os sindicatos e os soviéticos perderam sua autonomia, sendo obrigados a obedecer às ordens do Partido. Então em dezembro, um grande congresso reunindo os diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
  • Disputa entre Trotsky e Stalin

    Disputa entre Trotsky e Stalin
    Com a morte de Lênin, acirraram-se as disputas pelo poder entre Trotsky e Stalin. O ideal trotskista era estender a revolução socialista a outros países, ou seja, internacionalizar a revolução. Já Stalin julgava que, era necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois ajudar a fazer a revolução socialista em outros países. Por meio de manobras políticas, Stalin expulsou Trotsky do Partido Comunista, e, pouco depois, do país.
  • Period: to

    Dinastia Romanov

    Período em que o Império Russo foi governada pelos czares da dinastia Romanov, ou seja, a Rússia tinha um regime político de monarquia absolutista.
  • Period: to

    Primeira Guerra Mundial

    A Rússia entrou na guerra pois estava interessada em controlar o acesso do Mar Mediterrâneo pelo Mar negro. O império russo lançol contra os alemães cerca de 13 milhões de soldados, mas esse exército numeroso carecia de fuzis, botas, cobertores e, sobretudo, treinamento adequado. O resultado foi trágico:em pouco tempo cerca de três milhões de soldados foram mortos. A população civil foi fortemente atingida pelo desemprego, pela inflação e pela fome. Porém a Rússia só saiu da guerra em 1918.
  • Period: to

    Guerra Civil

    As medidas adotadas pelos bolcheviques no governo de Lênin provocaram a reação de monarquistas, mencheviques e liberais (os russos brancos), com a ajuda das potências capitalistas, constituíram o Exército Branco.
    Com o objetivo de defender a Revolução de Outubro, os bolcheviques organizaram o Exército Vermelho. Teve início uma sangrenta guerra civil entre esses dois exércitos que se estendeu por três anos.
    Os bolcheviques ganharam, porém a economia se encontrava arrasada e o povo empobrecido.
  • Period: to

    Governo de Stalin

    Stalin adotou os Planos Quinquenais, que previam um rigoroso planejamento da economia, e pôs em prática a coletivização da agricultura e a industrialização acelerada. No campo, o governo stalinista obrigou milhões de camponeses a entregar suas terras. Já no setor industrial, os resultados da política stalinista foram positivos. No plano educacional, o governo combateu o analfabetismo e implantou cursos técnicos. Stalin também implantou uma ditadura brutal.