-
As ideias fundamentais do socialismo estão contidas no manifesto comunista de Karl Marx e Frederich Engels
-
Rússia industrializada graças ao capital estrangeiro, mão de obra farta e barata, exploração do petróleo, produção de aço e construção de ferrovias. Estava longe de beneficiar a igualdade entre todos.
-
Intelectuais e operários russos organizaram vários agrupamentos políticos de tendência socialista. Foi desmantelado pelo Czar. Seus principais líderes eram Lênin, Trotsky, Vladimir Ulianov e Lev Bronstein, deixaram a Rússia e se organizaram no exterior.
-
Haviam divergências internas, que separaram o partido em 2: Bolcheviques e Mencheviques, essas divergências ficaram evidentes durante um congresso desse partido.
-
Os operrárois e tecelãs foram desarmados levar um abaixo-assinado ao czar mas esse documento nem chegou as mão deste pois ele mandou seus guardas mata-los a tiros
-
O povo culpava o Czar pela permanencia da russia na guerra e saqueava armazéns e lojas para ter roupas e comida,então com muitos protestos pelo país, os opeários e tecelãs resolveram, com apoio dos soldados do cazar depor o mesmo e formar o governo provisório.
-
o líder bolchevique, Lênin, que estava exilado voltou para a Russia e passou a defendera queda do governo provisório, a retirada da Russia da guerra e a repartição de terras entre os camponeses. Com o agravamento da situação social pela permanência na guerra as ideias de Lênin foram ganhando força. Sob a liderança de Trotsky e Lênin ocuparam os prédios públicos e assumiram o poder.
-
Bolcheviques provocaram a reação de monarquistas nos mencheviques e liberais (os brancos)formaram o exercito branco com ajuda das potências capitalistas. Para se defender os bolcheviques organizaram o Exército vermelho. Bolcheviques radicalizaram sujas posições durante a guerra, que terminou com estes vitoriosos.