-
revoltados com a opressão os camponeses promoveram revoltas, a rebelião pugatchev foi a maior e durou por dois anos.
-
No final do seculo XIX , a situação dos camponeses facilitou a entrada dos ideais marxistas. Esses ideais formaram o Partido Operario Social-Democrata Russo(POSDR). Esse partido foi perseguido ao ponto de seus lideres deixarem a russia.
-
Apos deixarem a russia se organizaram no esterior .No entanto havia divergencias internasque ficaram evidentes durante um congresso. Mas um lado havia mais votos os bolcheviques(maioria em russo).
-
EM 1904 a Russia se envolveu em uma guerra com o japão pela manchúria, os efeitos da guerra sobre os pobres causaram uma explosão de greves operarias. em 1905 num domingo cidadães foram para a mansão do czar com uma carta que nem chegou a ele. Os civis foram parados com tiros.
-
EM 1914 a Russia entra na guerra e manda 13 milhões de soldados, 3 milhões morrem em pouco tempo. O Povo culpava o Czar pela permanência da Russia na guerra, em 1917 o povo unido, soldados e cidadãos derrubaram o czar do poder e se instalou um governo provisório.
-
O governo procurou diminuir a insatisfação popular, mas a desisto de continuar na guerra desagradou a todos, por isso no dia 24 de outubro, Lênin e Trotsky ocuparam os prédios e tomaram o poder.
-
-Propôs paz aos alemães - entregou terras a camponeses- Estatizou a economia - declarou direitos iguais perante homem e Mulher.
-
Exercito Branco X Exercito Vermelho
- Comunismo de Guerra foi adotado
- Condenou seus opositores assim como a família do Czar
- vitoria dos Bolcheviques -
União das Republicas Socialistas Soviéticas. Josef Stalin obteve muito poder nesse tempo assim durante as disputas pode eliminar seus concorrentes como fez com Trotzky, o exilou depois o matou .
-
- Obrigou camponeses a devolver terras.
- Foi muito positivo para a economia princialmente para o setor industrial. Combate ao analfabetismo.
- Partido único na U.R.S.S.
- Burocratização do estado. -Proibição de liberdade de imprensa e de pensamento .
- Opressão a nacionalidades e julgamentos forjados