Web 18 02 ilustracao comunismo

Revolução Russa (Vitória de Souza e Marina Menegazzo)

  • Rússia Czarista

    Rússia Czarista
    Na época czarista, a Rússia obtinha uma forma de governo baseada na monarquia absolutista, onde todo o poder se concentrava nas mãos do czar, considerado um soberano tido como eleito por Deus. A economia era feita em base na agricultura, sendo os camponeses responsáveis por tal atividade. 80% da população da época vivia no campo, sendo explorados e obrigados a pagar altos impostos. Tal parcela da população, em sua maioria, era analfabeta e era fortemente atingida por crises de fome e doenças.
  • O Marxismo

    Marx e Engels, por meio do lema "trabalhadores de todo o mundo, uni-vos", incentivaram operários do mundo inteiro a lutar pelo fim do capitalismo e pela construção e aplicação do socialismo ao redor do mundo. Isso deu início à Revolução Socialista na Rússia.
  • O Domingo Sangrento

    O Domingo Sangrento
    Após a guerra contra o Japão pelo controle da Manchúria, a população russa passava por uma grave crise de fome e miséria. Com isso, escreveram um abaixo assinado exigindo oito horas de trabalho, o estabelecimento do salário minimo de um rublo por dia e abolição do trabalho excessivo. O povo foi as ruas em uma manifestação pacífica, se dirigindo até o Palácio de Inverno para entregar o documento ao czar. Antes mesmo de ler o documento, o czar mandou seus soldados atirarem contra os manifestantes.
  • Rússia na Primeira Guerra Mundial

    Rússia na Primeira Guerra Mundial
    Decidida a controlar o acesso do Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro, a Russia czarista entrou na Primeira Guerra Mundial. Seu exército,apesar de numeroso, contendo cerca de 13 milhões do solados, carecia de fuzis, botas e treinamento adequado. Em um curto período de tempo, cerca de 3 milhões soldados foram mortos, sem contar que a inflação, o desemprego e a fome atingiram a Rússia.
  • O Governo Provisório

    O povo invadiu o palácio de Inverno e pôs um fim no governo czarista, assim se estabelecendo um governo provisório. Ele era liderado por políticos moderados, e procurava diminuir a insatisfação do povo russo. Os blocheviques, liderados por Lênin e Trotsky, ocuparam todos os prédios públicos da cidade de Petersburgo, assumindo o poder no dia seguinte e tendo Lênin como o novo líder da Rússia.
  • A Guerra Civíl

    O Exército Vermelho (Bolcheviques) e o Exército Branco(Mancheviques e liberais) entraram em conflito. Tal ocorrido causou numa catastrófica e sangrenta guerra, tendo o Exército Vermelho como o grande vitorioso. Desde então, o Comunismo foi adotado no território russo, controlando a produção agrícola e abrindo tribunais cujos julgamentos era injustos contra aqueles considerados inimigos da Revolução.
  • Formação da URSS

    Implantou-se uma ditadura do Governo Comunista, onde as autoridades do partido tinham o poder de tomar decisões sobre tudo e todos. Com isso, em dezembro de 1922, em meio de um congresso entre diferentes povos habitantes do território russo, foi formada a URSS.
  • O Stalinismo.

    Após a morte de Lênin e a eliminação de seu grande concorrente, Trotsky, Stalin assume o poder da Rússia. Seu governo, ainda tendo como base o sistema comunista, ditatorial e burocrático, pôs em prática a coletivização da agricultura e o rápido avanço industrial. Além disso, o Estado investiu na construção de novas indústrias, sendo a terceira maior potência mundial em 1940.