-
A opressão da Monarquia Russa sobre a população gerava muita insatisfação, uma vez que ela era explorada pelos senhores no campo, pagava altos impostos e sofria com doenças e crises. Nas indústrias a opressão era ainda maior, e o descontentamento facilitou para a entrada de novas ideias socialistas.
-
Surgiram ideias de formação de uma sociedade visando a repartição de riquezas e igualdade social. Foi organizado vários grupos políticos socialistas que juntos formaram o Partido Operário Social-Democrata Russo.
-
Durante um Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo os socialistas ficaram divididos em dois grupos: a maioria - os Bolcheviques - que defendiam Lênin, e os Mencheviques - defendiam Martov.
-
Os efeitos das disputas imperialistas sobre os trabalhadores levaram à explosão de uma revolta operária. Trabalhadores marcharam desarmados em direção ao Palácio de Inverno com um baixo assinado para ser entregue ao czar. Porém, o czar ordenou que os soldados atirassem contra a multidão, deixando muitos mortos e feridos.
-
Devido à insatisfação popular sobre o czar, uma onda de protestos surgiu e em 23 de fevereiro de 1917 o povo marchou em direção ao prédio do governo, invadiu o Palácio, proclamaram o imperador e proclamaram a república.
-
O Governo Provisório foi liderado por políticos moderados e buscou tomar medidas populares, como por exemplo, libertar políticos, concedendo liberdade de imprensa e permitindo a volta dos exilados.
-
Os Bolcheviques derrubaram o governo provisório e Lênin assumiu o poder. As suas ideias foram ganhando força e a bandeira comunista foi hasteada pela primeira vez.Foram adotadas medidas de grande repercussão social que foram mal recebidas pelos monarquistas.
-
Em reação as medidas adotadas por Lênin, monarquistas, mencheviques e liberais formaram o exército Branco. Surgiu uma guerra contra o Exército Vermelho - os Bolcheviques, que durou 3 longos anos. A Guerra terminou com a vitória dos bolcheviques e com a economia arrasada
-
Implantação de uma ditadura do Partido Comunista que suprimiu a liberdade de pensamento e de imprensa e obrigaram os sindicatos a obedecer suas ordens. Formou-se a União das Republicas Socialistas Soviéticas - um governo composto de representantes de várias republicas.