G

Revolução Russa

  • A guerra civil

    A guerra civil
    O governo bolchevique adotou várias medidas de grande repercussão que provocaram a reação de monarquista mencheviques e liberais que criaram o Exército Branco com apoio das potências capitalistas. Com objetivo de defender a Revolução os bolcheviques criaram o Exército Vermelho. Durante a guerra o governo bolchevique radicalizou suas posições. A guerra civil terminou com a vitória dos bolcheviques, porém a economia encontrava-se arrasada.
  • O Socialismo na Rússia

    O Socialismo na Rússia
    Intelectuais e operários russos organizaram agrupamentos políticos em 1898. Esses agrupamentos se juntaram para formar o POSDR. Este partido foi perseguido pela polícia de czar, que prendeu vários membros, porém seus líderes principais deixaram a Rússia e voltaram a se organizar no exterior. Divergências internas dentro do POSDR e ficaram evidentes durante o Congresso, a maioria dos presidentes votou em Lênin e foram chamados de bolcheviques, já os opositores foram chamados de mencheviques.
  • Domingo Sangrento

    Domingo Sangrento
    Os efeitos da guerra entre Rússia e Japão causou sobre os mais pobres e os baixos salários pagos levaram a explosão de uma grande greve. Num domingo, operários e famílias caminharam em direção ao Palácio de Inverno com um baixo-assinado para entregar ao czar. O documento não chegou e czar mandou soldados atirarem contra a multidão, assim muitos manifestantes morreram e milhares ficaram feridos o episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.
  • O processo Revolucionário

    O processo Revolucionário
    O povo culpava czar pela permanência da Rússia na 1° Guerra e saqueava armazéns e lojas. Em 23 de Fevereiro de 1917, tecelãs e operários marcharam em direção ao prédio do governo e no caminho ganharam apoio de soldados que cederam suas armas. Unidos invadiram o Palácio do Inverno e pôs fim ao czarismo. Assim o poder foi transferido para o Parlamento e formou-se um governo provisório.
  • O Governo Provisório

    O Governo Provisório
    O governo provisório libertou presos políticos, permitiu a volta de exilados e concedeu liberdade de imprensa e associação. Lênin líder bolchevique passou a defender a derrubada do governo, a retirada da Rússia da guerra e a repartição de terras entre os camponeses e suas ideias foram ganhando força. No dia 24 de outubro de 1917 teve início a Revolução: os bolcheviques ocuparam os prédios públicos e no dia seguinte assumiram o poder nas mãos dos bolcheviques.
  • Formação da URSS

    Formação da URSS
    A flexibilidade na economia não correspondeu a uma abertura política. Ao contrário implantou-se uma ditadura do Partido Comunista: as autoridades tomavam decisões sem consultar o povo, a liberdade de imprensa foi suprimida e os sindicatos perderam sua autonomia. Em dezembro de 1922, um grande congresso reunindo os diferentes povos que habitavam o território russo fundou a União das Repúblicas Soviéticas (URSS).
  • O governo de Stalin

    O governo de Stalin
    Durante seu governo Stalin adotou Planos Quinquenais e pôs em prática a coletivização da agricultura e a industrialização acelerada. No campo, o governo obrigou camponeses a ceder suas terras e utilizou-as para implantar 2 tipos de estabelecimentos rurais. No setor industrial o estado investiu na montagem de indústrias de base. No plano educacional, o governo combateu o analfabetismo e implantou cursos técnicos. O resultado dessa política foi um crescimento econômico significativo .