-
Czaristas eram os líderes de Estado nomeados como Deus e chefes do exército Russo
-
Marx criou o Manifesto Comunista, um suposto manifesto do socialismo científico.
-
Na segunda metade do século XIX, o Império Russo estava se industrializando graças à entrada de capitais estrangeiros e a exploração da mão de obra camponesa farta e barata.
Foi criada grandes centros industriais. -
Final do século XIX, a situação dos operários/trabalhadores estava muito ruim, isso facilitou a entrada de ideia Marxistas na Rússia que por si só criaram o Partido Operário Social-Democrata Russo.
-
O Czar mandou matar todos que se manifestavam naquele domingo. Muitos morreram e milhares ficaram feridos.
-
Trabalhadores marcharam em São Petersburgo com apoio dos soldados do exército russo. Unido, o povo invadiu prédios importantes do governo, inclusive a sede do governo e o poder foi transferido pro Parlamento.
-
O Governo Russo passou às mãos dos bolcheviques, sob liderança de Lênin.
-
Exército Vermelho vs. Exército Branco
-
Com a ditadura implantada pelo Partido Comunista, foi-se criada um novo governo composto por nações repúblicanas, sendo a Rússia a maior delas.
-
Com a morte de Lênin, acirraram-se as disputas pelo poder entre Trotsky e Stalin.
Trotsky defendia uma revolução permanente.
Stalin defendia o socialismo em um país só, a URSS -
Após ser expulso do Partido Comunista e exilado no México, Stalin mandou assassinar Trotsky, para que ele não atrapalhase futuramente os planos de Stalin
-
Stalin adotou os Planos Quinquenais na URSS; tirou terras de camponeses, para transforamar em fazendas estatais; investiu em indústrias variadas e fábricas de transportes; combateu o analfabetismo e implantou cursos técnicos. Stalin conseguiu a URSS entre as 3 primeiras potências mundiais.
-
Stalin implantou uma severa e brutal ditadura.
- Sistema de único partido
- Opressão às nacionalidades
- Burocratização do Estado
- Proibição da liberdade de imprensa/pensamento
- Julgmentos forjados -
Os camponeses não tinham estímulo para trabalhar no setor primário, logo não havia alimento para subsistência do povo e muitos morreram da fome