-
Nessa época Cuba era uma colonia dos Estados Unidos da América.
-
A economia era baseada na monocultura da cana-de-açúcar, tendo como principal comprador os EUA.
-
Desde o início do século, Cuba é explorada pelos EUA e pela minoria burguesa do país. Fulgencio Batista torna-se ditador.
-
Tentativa fracassada de tomada de quartéis por revoltosos, grevistas e estudantes. Nessa época foi preso Fidel Castro e exilado no México.
-
Fidel Castro funda o Movimento Revolucionário 26 de julho (M-26-7), que tem apoio e representantes no México, Cuba, Guatemala e EUA. O plano é voltar a Cuba através das florestas e da Sierra Maestra e espalhar a revolução com a adesão dos camponeses.
-
82 combatentes do M-26-7 vindos do México em um iate travam uma batalha com a patrulha costeira do governo e apenas 22 sobrevivem. Inicia-se dentro da floresta a reestruturação do movimento, por fora os contatos do movimento recrutam armas, dinheiro e pessoas. O movimento conquista territórios em emboscadas guerrilheiras
-
Os grupos guerrilheiros aumentam dentro da floresta e todo espaço conquistado era considerado território livre e as terras eram divididas entre os camponeses. Em plena floresta um sistema rudimentar de produção de pão, charque, artigos de couro e uma pequena imprensa alimentavam o quartel general da revolução comandados por Fidel Castro e Ernesto Guevara (Che).
-
Os rebeldes entram na capital roubam uma carga militar repleta de armamentos do governo. O presidente Fulgencio Batista, a burguesia e a elite do exército fogem do país. O povo se aliam aos rebeldes e tomam a capital, assim as forças revolucionárias entrega Cuba aos Cubanos.