Reis e outros responsáveis pela exploração comercial intercontinental do século XIV ao século VII
-
-
Fundou a Companhia das Naus destinada a assegurar navios sinistrados do grande comércio.
Mandou colonizar as Ilhas das Canárias. -
Impulsionou a Expansão territorial em Marrocos (conquista de Ceuta a 21 de Agosto de 1415.
Entregou a exploração da coroa ao filho Infante D. Henrique. -
Mestre da Ordem de Cristo e principal responsável pelo envio dos seus escudeiros para as descobertas até à Serra Leoa 1460.
Diz-se fundador da Escola de Sagres onde se concentravam os homens da ciência nautica. -
Rei de Portugal filho de D. João I e impulsionador das descobertas, como o seu irmão. Os seus cavaleiros/marinheiros durante o seu reinado atingiram o Rio do Ouro em 1436 na Mauritânia.
-
Filho do rei D. Duarte. Foi responsável pela conquista de várias praças marroquinas como: Tânger , Arzila, Alcácer Ceguer, Larache e durante o seu reinado contratou Fernão Gomes que explorou as terras até à actual Guiné Equatorial em 1475
-
Filho de Afonso V. Grande impulsionador da exploração marítima no sentido de descobrir o caminho marítimo para a Índia. Foi no seu reinado que se estabeleceram relações diplomáticas com o Rei do Kongo e a dobragem do Cabo da Boa Esperança.
-
Foi durante o seu reinado que se descobriu o caminho marítimo de ligação da Europa à Índia. Nesse contexto descobriu-se ou pelo menos confiormou-se a descoberta do Brasil. No seu reinado os portugueses chegaram a a negociar com a China e com o Japão.