Rei Assuero (Xerxes I)

  • 519 BCE

    Nascimento

    Nascimento
    Nasce Xerxes, filho de Dario I e Atossa, filha de Ciro, o Grande.
  • Period: 519 BCE to 504 BCE

    Infância Real

    Xerxes cresceu afastado do amor dos pais, foi educado pelos melhores professores do império e treinado para ser um guerreiro assim como seu pai. Apesar disso, o príncipe não gostava muito da vida que levava.
    Além de aprender etiqueta, a ler e escrever em aramaico e outras línguas e receber treinamento militar, Xerxes estudou história, geografia, política, administração, economia, comércio, direito, filosofia, etc. Também era habilidoso na equitação, na condução de bigas e na luta com lança.
  • 504 BCE

    Aproximação Familiar

    Xerxes passa a se aproximar mais do pai, dos irmãos mais velhos, tios e demais membros da Corte. Por essa época, já se tornava visível a predileção de Dario para que Xerxes fosse seu herdeiro. "Dario gostava de ver tanta riqueza desfilar ante seus olhos, e Xerxes, ao alcançar a adolescência, provavelmente dividiu o tablado com seu pai, assistindo à inspeção dos tesouros oriundos de diferentes regiões que eram presenteados ao rei". (LLYWELYN, 1988, p. 21).
  • Period: 492 BCE to 490 BCE

    Dario ataca a Grécia: Malogro de Dario (Batalha de Maratona)

    Dario ataca a Grécia, perde a batalha e nos anos seguintes o Egito entra em rebelião pelos altos impostos dados para balancear as perdas na batalha grega.
  • 487 BCE

    Morte de Dario I

    Com tanta pressão por sua derrota, rebelião de seus territórios, Dario adoece e, consequentemente, morre.
  • 486 BCE

    Coroado

    Apontado em preferencia para coroação por Dario I apesar dos irmãos mais velhos. Não enfrentou contestação de sua legitimidade ao trono. Com 32 anos, casado e pai, Assuero assume o trono, com uma coroação cheia de pompa, festas e luxos.
  • 484 BCE

    Fim da rebelião do Egito

    Xerxes envia Aquêmenes, seu irmão, para sufocar a rebelião no Egito iniciada em 486 ainda sob Dario I sob a liderança de certo Khabbisha que proclamara-se rei do Egito. Mas, Khabbisha, por mais que se tenha preparado, foi derrotado pelas forças superiores de Xerxes.
  • Period: 483 BCE to 474 BCE

    Acontecimentos do livro de Ester

    Os acontecimentos do livro teriam começado 3 anos depois de seu reinado e se passariam pelos seguintes 9 anos.
  • 482 BCE

    Ínicio da rebelião da Babilônia

    O soberano da Babilônia é assassinado e o assassino toma seu lugar. Em resposta à afronta, o exército de Assuero invade a cidade e elimina o assassino e seus aliados.
  • 480 BCE

    Embate contra a Grécia

    Embate contra a Grécia
    10 anos depois da derrota de Dario I, Xerxes começa a se focar na vingança.
  • 479 BCE

    Grécia triunfa

    Apesar do inicio vantajoso dos persas, Xerxes perde grande parte de seu exército por erros estratégicos, acarretando na derrota persa.
    Assim, os gregos ordenaram o exílio imediato de Xerxes I à região da Ásia Central. O imperador tentou empreender outras investidas contra os gregos, mas estava enfraquecido demais.
    Xerxes nunca se recuperou dessa derrota e abandonou as ambições militares.
  • Period: 479 BCE to 465 BCE

    Últimos anos

    Nos últimos anos de reinado dedicou-se à construção de palácios e monumentos em Persépolis. Ocupou-se também com questões religiosas e se acredita que impôs o culto a Aura Mazda.
    É sabido que em cerca de 467 a.C. se passou por um período de fome, e Xerxes foi obrigado a reduzir o pessoal na corte, começando com altos funcionários. Isso teria criado uma situação de descontentamento que acabaria por levar ao assassinato de Xerxes.
  • 465 BCE

    Morte

    Morte
    Xerxes foi assassinado em Persépolis, juntamente com seu primogênito, Sucedeu-lhe no trono seu filho Artaxerxes.