-
Inicia‐se no período colonial, tendo como disciplinas o grego e o latim.
-
Instituído por Marquês de Pombal.
-
O ensino das línguas modernas começou a ser valorizado.
-
O príncipe D. João VI assina um decreto instituindo a criação de cadeiras de inglês e francês.
-
Funda‐se o Colégio Pedro II no qual o programa constavam o ensino de francês, inglês e alemão.Esse sistema manteve‐se até o ano de 1929; mais tarde, em 1931 o italiano passou a fazer parte do currículo.
-
-
-
O governo federal decide fechar as escolas estrangeiras ou de imigrantes criando, no ano seguinte, escolas primárias custeadas pelo Estado.
-
O presidente Getúlio Vargas cria o Ministério de Educação e Cultura e as secretarias de Educação nos Estados.
-
A primeira reforma no sistema de ensino brasileiro foi a de Francisco de Campos, Ministro da Educação, no qual foi o estabelecimento de um método oficial de ensino de LE: o Método Direto.
-
Ensino de caráter patriótico. O francês ainda se sobressaía do inglês; o espanhol foi introduzido como matéria obrigatória alternativa ao ensino do alemão, e o latim permanecia como língua clássica. A recomendação ao uso do Método Direto ainda prevalecia.
-
Surgidos nos Estados Unidos com a Segunda Guerra Mundial.
-
Teoria postulada por Chomsky.
-
Essa lei, fica determinada a não‐obrigatoriedade do ensino de LE no colegial. O latim foi praticamente retirado, o francês teve sua carga reduzida e o inglês passou a ser mais valorizado.
-
Desenvolvida por Jean Piaget.
-
A legislação desobriga a inclusão de LE nos currículos.Assim, o ensino de LE passa a ser um instrumento das classes favorecidas.
-
O ensino de uma LE de caráter obrigatório, mas dentro das disponibilidades da instituição de ensino.
-
Sugerem uma abordagem sociointeracional, com ênfase no desenvolvimento da leitura, justificada, segundo seus autores, pelas
necessidades do aluno e as condições de aprendizagem. -
O ensino da língua espanhola se torna obrigatório.