-
Na noite de Natal, o Cavaleiro anunciou á família que ia partir para a terra onde cristo nasceu em Jerusalém e conta regressar no ano seguinte.
-
A beleza de Ravena enchia o cavaleiro de espanto. Não se cansava de admirar tudo o que havia naquela cidade.
-
O mercador convidou o cavaleiro para ir com ele para Veneza.
O cavaleiro aceitou.
A cidade de Veneza era linda e o cavaleiro não acreditava no que os seus olhos viam.
O mercador alojou o cavaleiro no seu palácio. -
O Cavaleiro parte para Jerusalém na Primavera.
-
O Cavaleiro chega a Jerusalém onde permaneceu até ao Natal.
-
Quando chegou o dia de Natal, ao fim da tarde, o Cavaleiro dirigiu-se para a gruta de Belém. Ali rezou toda a noite.
-
O Cavaleiro visitou os lugares que tinham visto passar Abraão e David, os lugares que tinham visto passar a Arca da Aliança, o porteto da Rainha do Sabá e os seus camelos carregados de perfumes, os exercítos da Babilónia, as legiões romanas e Cristo pregando ás multidões.
-
Em Jafa havia um Mercador de Veneza com quem o Cavaleiro vez uma grande amizade. Foram obrigados a esperar pelo bom tempo, e só foram em meados de março.
-
Após uma violenta tempestade o Cavaleiro chega a Ravena na Itália. Fica espantado com o que viu ao chagar com tanta beleza, e o Mercador convenceu a ir para Veneza.
-
O Cavaleiro espantou-se com a cidade de Veneza. As ruas eram canais onde deslizavam estreitos barcos finos e escuros. Os palácios cresciam das águas que refletiam os mármores, as pinturas, as colunas. O Cavaleiro nunca tinha imaginado que pudesse existir assim tanta riqueza. O Mercador alojou o Cavaleiro no seu palácio. Nesta cidade ouviu a história de Vanina.
-
Em Veneza o Cavaleiro ficou alojado na casa do banqueiro Averardo para qual o seu amigo veneziano que lhe tinha dado uma carta. O banqueiro recebeu-o com uma grande alegria. Na cidade o Cavaleiro ouviu outras duas histórias. O Cavaleiro adorou as histórias.