-
O Natal era passado com a sua família , criados e amigos , com muita alegria. O Natal era sempre passado da mesma forma e todos os anos .
-
O cavaleiro decidiu passar o próximo Natal na Palestina. Então contou aos seus familiares , criados e amigos . Ele disse que não estaria presente no próximo Natal pois ia estar na Palestina , mas prometeu estar com eles no próximo Natal .
-
Nos fins de Fevereiro o cavaleiro despediu-se de Jerusalém e foi para o porto de Jafa . Por entre os peregrinos estava lá um mercador de Veneza com quem o cavaleiro travou uma amizade muito boa .
-
Por causa do tempo o cavaleiro só partiu em Março , mas ainda assim foram apanhados pela tempestade . O cavaleiro já estava a ficar pessimista a pensar que nunca mais ia ver a sua terra . Só depois de 5 dias é que a tempestade parou .
-
Mas o barco estava em demasiadas más condições o que não os deixava partir . O cavaleiro teve que esperar por outro barco , e ficaram em Ravena .
-
A beleza de Ravena enchia o cavaleiro de espanto . O mercador de Veneza sugeriu ao cavaleiro que não ficasse a espera de um barco e que fosse com ele para Veneza .
-
O cavaleiro deixou a floresta na Primavera , ele embarcou num porto e chegou ao seu destino muito antes do Natal. Dali seguiu com outros peregrinos para Jerusalém . Visitou muitos lugares santos , e lá rezou e fez muitas outras coisas maravilhosas .
-
Quando chega o dia de Natal ele dirige-se para Jerusalém , e ali rezou a noite inteira . Quando bateu as 12 badaladas ele julgou ouvir a oração dos anjos , então sentiu uma grande paz e alegria caindo por ele . Passado o Natal o cavaleiro ficou na Palestina ainda dois meses a visitar outros lugares que ele tinha em mente .