-
O Cavaleiro encontra-se no dia de Natal junto da família e amigos onde anunciou a sua partida para a Palestina e que só regressaria daí a dois anos. A sua esposa ficou inquieta, mas ela sabia que não se devia impedir um peregrino de partir.
-
O Cavaleiro embarcou no porto de mar, e chegou muito antes do Natal às costas da Palestina, seguindo depois para Jerusalém.
-
Visitou um por um os lugares santos, rezou no monte calvário e nos jardins das oliveiras, lavou a sua cara, nas águas de Jordão, e viu no luminoso inverno da galileia as águas azuis do lago Tiberíade, procurou nas ruas de Jerusalém o rasto de sague deixado pelo filho do homem perseguido, humilhado e condenado e ainda caminhou nos montes da judeia.
-
Chegou à gruta de Belém onde rezou toda a noite. Seguindo então para o porto de Jafa. Onde partiria para voltar a casa.
-
Passado 5 dias quando a tempestade amainou, o cavaleiro e os outros peregrinos poderem seguir viagem até ravena, na costa do Adriático, nas terras de Itália.
-
O mercador com que tinha travado grande amizade, aconcelhou o a partir com ele por terra para veneza.
-
Chegando á célebre cidade de Florença, depois de ter visto todas as belezas da mesma, procurou a casa do banqueiro Averado, para qual o seu amigo veneziano tinha dado uma carta, o banqueiro recebeu o com grande alegria e hospedou o em sua casa.
-
De Veneza o cavaleiro seguiu por terra para o porto de Génova onde embarcaria para o norte de Itália para as terras de Flandres e conheceria as mais belas e ricas cidades cuja a fama enche a europa.
-
Dali a 3 dias o cavaleiro iria partir para embarcar no porto de Génova, então o averado deu lhe uma carta de recomendação para o rico comerciante da Flandres, seu amigo e cliente.
-
A meio caminho adoenceu, tavez do sol que o escaldava enquanto cavalgava, por vale e montes, ou foi da água que bebeu de um poço onde iam á noite beber os sardões.Então foi bater á porta de um convento.
-
Passando por vários caminhos dificeis, o cavaleiro chegou a flandres de onde partiu para Antuérpia.
-
Em Antuérpia o cavaleiro procurou o negociante Flamengo para o cual o banqueiro Averado lhe tinha dado uma carta.
-
Chegando a uma pequena povoação na ante véspera de natal, que ficava a poucos quilometros da sua floresta....