-
Na noite de Natal, o Cavaleiro anuncia à sua família que vai partir em peregrinação para Jerusalém e só volta dali a dois anos. Ele queria ir rezar na gruta onde nasceu Jesus.
-
A caminho do porto onde ia apanhar o navio para Ravena, o Cavaleiro encontrou um mercador de Veneza, com quem traçou uma grande amizade. Tal como ele o mercador também ia naquele navio para Ravena.
-
O Cavaleiro foi para Veneza com o mercador, alojando-se em casa deste durante um mês Admirava-se com tudo o que via, cheirava e comia. Este contou uma história.
-
Vanina, órfã , vivia com o seu tutor Jacob Orso. Quando ela era criança Orso prometeu a mão dela a Arrigo. Mas quando fez dezoito anos , ela não aceitou, e por isso Orso fechou-a em casa para ninguém a namorar.
Certo dia, um capitão chamado Guidobaldo, que não temia Orso. Seguiu o cheiro dos cabelos de Vanina. Chegou à janela. Espantada mandou-lhe o seu pente de marfim. No dia seguinte, Guidobaldo levou-lhe um pente de oiro. A partir daí passaram a namorar. Fugiram de Orso e casaram-se. -
O Cavaleiro saiu de Veneza a cavalo.
Aconselhado pelo Mercador, fez um desvio para Florença, passando Ferrara e Bolonha.
Hospedou-se em casa do banqueiro Averardo, amigo do Mercador.
O banqueiro contou-lhe uma história. -
Numa manhã, Cimabué encontrou Giotto na vertente dum monte. Admirou-se com o seu talento, convidou-o para ser seu discípulo, e para ir com ele para Florença.
E assim foi, Giotto acompanhou-o até Florença. Admirou toda a Florença, e passou a ser o pintor mais célebre daquele tempo. -
Dante era um poeta .
Ele tinha uma amada chamada Beatriz.
Quando ela morreu Dante sofreu muito.
Numa sexta-feira santa Dante caminhava numa floresta escura e selvagem. Com medo chamou em seu auxílio Beatriz, mas apareceu-lhe uma sombra, que vinha de parte de Beatriz.
Dante seguiu-o até Beatriz, passando pelo Inferno.
Beatriz levou-o até ao céu, para lhe mostrar a felicidade.
Quando chegou a terra, Dante tal como Beatriz lhe pedira, escreveu um livro sobre tudo o que viu, espantando todos. -
O Cavaleiro despediu-se do banqueiro, pois, ia para Flandres, mas na viagem ficou doente,porque tinha o sangue envenenado, por isso hospedou-se num Convento.
Depois de um mês e meio, queria seguir viagem, mas como estava tão fraco não o deixaram ir, tendo de ficar mais um mês. -
Saiu do convento e dirigiu-se para Génova.
Quando chegou ao porto mar já era tarde, por isso decidiu partir a cavalo para Bruges.
Quando chegou a Flandres já era Inverno. -
Quando chegou a Antuérpia, procurou o negociante flamengo para lhe dar uma carta.
Quando o encontrou, o negociante convidou-o para ficar em sua casa. O Cavaleiro ao jantar espantou-se com o paladar das especiarias. O Cavaleiro contou a sua viagem; flamengo disse-lhe que lhe ia contar uma história