-
O cavaleiro anuncia oas familiares, amgos e criados que vai fazer uma viagem á Palestina para rezar na gruta de Belen onde Jesus nasceu.
-
Na primavera o cavaleiro partiu e dirigiu-se para um porto de mar na cidade mais proxima. De seguida embarcou num navio para Jerusalém.
-
Chegou muito antes do Natal. Já na noite de Natal rezou na gruta de Belém.
-
Em meados de março embarcou em jafa.
-
Depois de cinco dias de tempestade no mar chegou a Ravena, em Itália.
-
O navio estava tão desmantelado que não podia seguir viagem.
O Mercador de Veneza disse ao cavaleiro que não esperasse por outro navio,para ir com ele para Veneza.De Veneza seguirá por terra para o porto de Génova. De Génova partiam constantemente navios para Flandres e depressa chegueria á sua terra.
O Cavaleiro asseitou -
A meio da viagem, chegou a Florença passado um mês e três dias, deixou Florença em direção a Génova. Adoeceu no camimho e ficou no convento dois meses e meio.
-
A meio da viagem, decidio fazer um desvio para Florença, tendo passado antes por Ferrara e Bolonha.
Passou por Ferrara e Bolonho e vio as altas torres de São Giminiano. -
Depois de ter chegado a Florença procorou a casa do banqueiro Averardo, para a quakl o seu amigo vereziano lhe tinha dado uma carta. O banqueiro recebeu-o com grande alegria.
No fim da tarde chegaram os amigos de banqueiro Averardo que contaram duas histórias."A história de Giotto", "A história de Dante ".
Três dias depois deixou Florença. -
No caminho para Génova adoiceu e ficou num convento, dois meses e meio partio para Génova.
-
Quando chegou ao grane Porto de Mar era já o fim de setembro e os navios que seguiam para a Fladres já tinham todos partido, só dali a varios meses poderia chegar a Fladres. Durante dois dias não comeu nem dormiu. Resolveu seguir viagem até Bruges.
-
Atravesou os Alpes, atravesou os campos, as planisies, os vales e as montanhas de França.
-
Quando chegou a Flandes já era Inverno. Já caia a primeira neve. Encontrou o Neguociante em sua casa. O flamengo ressebeu o viagente com grande amabilidade.
Conto se a história de Pêro Dias e o Preto.
O negosiante informou o Cavaleiro de que era Novembro e que se aprosimava um Inverno riguroso e que tão depresa não havia navio pra o norte. Fasendo a proposta de se assosiar aos seus negócios.