-
Período de existência do Quilombo dos Palmares. Situado na Serra da Barriga, no atual estado de Alagoas, possuía uma superfície de 60 léguas e chegou a abrigar cerca de vinte mil habitantes. Teve como principais líderes, Zumbi e Ganga-Zumba.
-
Revolta de escravos nagôs e haussás na Bahia
-
-
Estabelecimento do quilombo do Catucá, nos arredores do Recife
-
-
Greve dos escravos de ganho em Salvador, Bahia
-
Instalação da Sociedade de Socorros Mútuos e Lenta Emancipação dos Cativos, no Recife.
-
Instalação, em Pernambuco, da Associação Academia Promotora da Remissão dos Cativos, cuja finalidade era emancipar, anualmente, o maior número possível de escravos
-
Fundação da Sociedade Humanitária e Emancipadora Nazarena, em Nazaré, Pernambuco, e da Sociedade Emancipadora
-
Criados em Pernambuco, em prol da emancipação dos escravos, o Clube Democrata, a Sociedade Jovem América e a Sociedade Libertadora. Na Paraíba, funda-se Libertadora Areiense. No Maranhão, são instituídas as Alforrias de São Benedito, que, em 1873, entregou cento e sessenta e nove cartas de liberdade
-
Fundação, no Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, da qual participa Joaquim Nabuco. Em Pernambuco, a Sociedade Emancipadora confere trinta e cinco cartas de liberdade, e, no Ceará, atuavam as sociedades Perseverança e Porvir e o Reforma Clube. Criada, na Paraíba, a Sociedade Filantrópica Luz e Caridade.
-
Libertadora Alagoana, Clube Abolicionista, Centro Abolicionista 25 de Dezembro, Clube Abolicionista, Clube Literário Recreativo, Emancipadora Paraibana,Clube Abolicionista, Sociedade Musical Vinte e Oito de Setembro, Emancipadora Pernambucana, Libertadora Goianense, Ave Libertas, Clube do Cupim, Emancipadora Acadêmica, Associação Mista Redentora dos Cativos e Protetora da Educação dos Ingênuos, Libertadora Norte Rio-Grandense, Libertadora Natalense, Auxiliadora da Redenção.