488px galileo.arp.300pix

A vida e o legado de Galileu Galilei

  • 384 BCE

    O polímata Aristóteles

    O polímata Aristóteles
    Um dos pais fundadores da filosofia ocidental, Aristóteles foi um polímata: alguém cujo conhecimento abrange um grande número de assuntos. Muitas teorias de Galileu se consolidaram como reações opositoras a Aristóteles. O filósofo foi responsável por desenvolver a noção, dentre outras, de que objetos pesados, como martelos, caem mais rapidamente do que os leves, como plumas.
  • 310 BCE

    O Sol como o centro do universo

    O Sol como o centro do universo
    O astrônomo grego Aristarco de Samos é a primeira pessoa registrada na história a propor um modelo de universo centrado no Sol. Tal ideia foi posteriormente denominada de heliocentrismo, e veio a se tornar um dos principais temas de pesquisa de Galileu.
  • 150 BCE

    A Terra como o centro do universo

    A Terra como o centro do universo
    Ptolomeu de Alexandria, cientista grego, publica "Almagesto". Nele, descreve a Terra como o centro fixo e estável do universo. Esse modelo, já defendido por Aristóteles, foi posteriormente denominado de geocentrismo e se consagrou, pelos próximos séculos, como a norma.
  • Period: 1401 to

    Renascença

    A Renascença foi um período histórico que viu o nascimento de Galileu, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Shakespeare e muitos outros nomes que causaram sua marca no mundo. Foi um momento de transição entre o fim da idade média e o começo da modernidade, que manifestou um forte florescimento nas artes e ciências.
  • 1440

    Surge a prensa móvel

    Surge a prensa móvel
    A sua invenção incentiva que ideias e teorias sejam distribuídas de modo impresso em uma ampla escala até então nunca antes vista. É essa inovação que irá permitir, um século depois, um maior acesso público às obras de Galileu.
  • 1450

    O heliocentrismo de Nicolau de Cusa

    O heliocentrismo de Nicolau de Cusa
    O filósofo alemão vai contra o geocentrismo vigente e afirma: “A Terra é uma estrela como outras estrelas, não está no centro do universo, nem está em repouso." Apesar de inovador, o resgate do heliocentrismo de Aristarco de Samos é dito filosoficamente, e Cusa não demonstra sua hipótese com cálculos ou experimentos.
  • 1473

    Nasce Nicolau Copérnico

    Nasce Nicolau Copérnico
    Astrônomo e matemático polonês, acaba por se tornar uma das grandes inspirações de Galileu.
  • 1492

    Um continente desconhecido?

    Um continente desconhecido?
    O primeiro contato dos europeus com o continente americano causa uma mudança nos paradigmas clássicos e alavanca um período de intensos avanços científicos na Europa, berço de Galileu.
  • 1543

    Copérnico publica Revolutionibius Orbium Coelestium

    Copérnico publica Revolutionibius Orbium Coelestium
    Pouco antes de falecer, Copérnico mostra ao mundo sua revolucionária teoria: através de cálculos, afirma a possibilidade de a Terra não ser um ponto fixo no universo, mas sim um dos muitos planetas que giram ao redor do sol.
  • Feb 15, 1564

    O homem chamado Galileu Galilei

    O homem chamado Galileu Galilei
    Galileo di Vincenzo Bonaiuti de' Galilei nasce em Pisa, Itália.
  • Galileu busca respostas na linguagem matemática

    E desiste de uma carreira estável em medicina. Por viver no auge da crise do pensamento medieval, Galileu ansiava por procurar respostas inusitadas através de métodos até então desconhecidos.
  • Impressionante! Mas não o suficiente...

    Em busca de liberdade acadêmica, Galileu chega à Roma, sem diploma, em meio ao contexto da Contrarreforma, movimento responsável por criar a Ordem dos Jesuítas. Apesar de conseguir impressionar os padres com seu conhecimento matemático, não atinge sua meta de obter uma posição permanente de tutor na cidade.
  • Um jovem professor

    Galileu concretiza seu desejo de se consagrar como professor de matemática, aos 25 anos, em sua cidade natal de Pisa.
  • O novo detentor da cadeira de matemática

    Tutor cada vez mais reconhecido, Galileu ganha a prestigiada posição de cadeira de matemática na Universidade de Pádua, e expande ainda mais seus horizontes, passando também a ensinar geometria e astronomia.
  • Galileu inventa o primeiro termoscópio

    Galileu inventa o primeiro termoscópio
    Capaz de medir variações de temperatura, foi um precursor do termômetro.
  • O movimento das marés

    Galileu desenvolve uma teoria sobre o movimento das marés, que se prova incorreta. Este momento é visto hoje por historiadores como o mais significante erro cometido por Galileu em meio a sua brilhante carreira acadêmica.
  • Mais uma invenção!

    Mais uma invenção!
    Galileu inventa o que é hoje chamado de "compasso de proporção de Galileu”.
  • "Adepto de Copérnico."

    Galileu, em uma carta pessoal para um amigo, se declara “adepto de Copérnico". Entretanto, em suas aulas de astronomia, continua a demonstrar a Terra como o centro do universo, mantendo suas noções revolucionárias longe do olhar público.
  • A Lei da Queda dos Corpos e o erro de Aristóteles

    A Lei da Queda dos Corpos e o erro de Aristóteles
    Galileu realiza múltiplos experimentos que refutam as ideias de Aristóteles sobre dois corpos em queda livre: se lançados do topo da Torre de Pisa, sem a influência da resistência do ar, uma pluma e um martelo chegariam no chão ao mesmo tempo.
  • O primeiro telescópio

    Nos Países Baixos, Hans Lippershey inventa a primeira versão rudimentar do que viria ser chamado, posteriormente, de telescópio. Essa notícia chega, no mesmo ano, aos ouvidos de Galileu.
  • A Lua não é uma esfera perfeita!

    A Lua não é uma esfera perfeita!
    Galileu aperfeiçoa a luneta e a aponta para a Lua, descobrindo as montanhas lunares, e novamente contrariando Aristóteles: a Lua não é um planeta, tampouco uma esfera perfeita.
  • Luas em Júpiter?

    Luas em Júpiter?
    Galileu descobre a natureza da Via Láctea como uma concentração de incontáveis estrelas, muito além de uma mancha amorfa no céu. Ainda mais importante: descobre as luas de Júpiter, causando uma verdadeira revolução no campo da Astronomia; a existência de tais luas é contraria à lógica aristotélica, que sustenta a noção de que todos os corpos celestes circundam a Terra.
  • "O Mensageiro das Estrelas"

    "O Mensageiro das Estrelas"
    Galileu publica Sidereus Nuncius, “O Mensageiro das Estrelas”, a primeira publicação cientifica oriunda de estudos feitos através de telescópios.
  • Vênus é de fases - e gera um alvoroço

    Vênus é de fases - e gera um alvoroço
    Galileu relata que Vênus possui fases dependentes de sua posição em relação ao sol. A existência de uma fase em que Vênus se encontra completamente iluminada foi responsável por criar mais uma grande comoção na comunidade cientifica, pois enfim confirmava a impossibilidade do geocentrismo.
  • Estrela ou planeta? A descoberta de Netuno

    Estrela ou planeta? A descoberta de Netuno
    Galileu descobre as manchas solares e é a primeira pessoa a observar Netuno, mas o confunde com uma estrela. A descoberta oficial de Netuno, como um planeta, só é declarada em 1846.
  • As três leis do movimento planetário

    Johannes Kepler, astrônomo alemão, cria as três primeiras leis do movimento planetário, que o auxiliam a desenvolver um modelo heliocêntrico, contrário a Aristóteles e Ptolomeu e favorável às recém descobertas feitas por Galileu.
  • A Igreja censura Copérnico e adverte Galileu

    O livro “As revoluções dos orbes celestes", de Copérnico, é censurado pela Igreja em Roma. Por ordem do Papa Paulo V, o cardeal Bellarmine entrega a Galileu um aviso para não defender a teoria copernicana, vista como uma ameaça à fé cristã.
  • Os primeiros passos do Método Científico

    Francis Bacon publica “o Novo Sistema de investigação cientifica'' (Novum Organum), uma obra essencial para o desenvolvimento do método científico.
    Um vídeo explicativo sobre o método cientifico está disponível aqui!
  • "Duvido que Aristóteles já tenha testado!"

    "Duvido que Aristóteles já tenha testado!"
    Galileu publica Il Saggiatore, “O Ensaiador”, uma discussão da realidade física e o método científico de explorá-la. A refutação de Galileu de diversas teorias do universo de Aristóteles o levou a concluir: "Duvido muito que Aristóteles já tenha testado através de experimentos".
  • Uma tentativa de "Diálogo"...

    Visando apaziguar a Igreja, Galileu publica seu “Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais”, que pretendia apresentar argumentos para ambos os lados do debate sobre o heliocentrismo.
  • A condenação de Galileu

    A condenação de Galileu
    Apesar de seus esforços, Galileu é condenado pela Inquisição por suspeita de heresia e, para salvar sua vida, opta por renunciar suas declarações sobre o heliocentrismo. Por ordens do Papa, Galileu é obrigado a viver o resto de seus dias em prisão domiciliar.
  • Cegueira, hérnia, insônia

    A saúde de Galileu se deteriora.
  • Galileu falece em Florença

    Galileu falece em Florença
    Após anos batalhando dores e doenças, Galileu dá seu último suspiro aos 77 anos de idade.
  • Nasce Isaac Newton

    Nasce Isaac Newton
    Apenas um ano após a morte de Galileu, Sir Isaac Newton nasce em Woolsthorpe Manor, Reino Unido.
  • As Leis de Kepler ganham força

    E com elas, a teoria do heliocentrismo defendida por Galileu. Isso se dá porque Isaac Newton publica Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, onde explica e completa as leis de Kepler sobre movimentos planetários.
  • A Igreja começa a se retratar

    É lançada a primeira edição do Índice de Livros Proibidos que não inclui obras de Copérnico, Galileu ou Kepler.
  • "O homem se reencontrou."

    Jules Michelet, o primeiro historiador a definir o período que conhecemos como Renascimento com esse nome, resume: “A descoberta do mundo e a descoberta do homem. O século XVI. . . foi de Colombo a Copérnico, de Copérnico a Galileu, da descoberta da terra à dos céus. O homem se reencontrou.”
  • A pluma e o martelo

    A pluma e o martelo
    O astronauta David Scott testa a teoria de Galileu na Lua e a comprova: solta um martelo e uma pena para demonstrar que objetos no vácuo cairão, de fato, com a mesma velocidade.
    Um vídeo deste feito está aqui disponível!
  • Desculpas a Galileu: a absolvição

    Desculpas a Galileu: a absolvição
    “Graças à sua intuição como um físico brilhante, Galileu, que praticamente inventou o método experimental, compreendeu por que apenas o Sol poderia funcionar como centro do mundo, como era então conhecido, ou seja, como um sistema planetário. O erro dos teólogos da época, quando sustentavam a centralidade da terra, era pensar que nossa compreensão da estrutura do mundo físico era, de alguma forma, imposta pelo sentido literal da Sagrada Escritura.” - Papa João Paulo II