-
Essas primeiras cidades se instalaram nessa Região provavelmente por causa da fertilidade proporcionada pelas cheias dos rios Tigres e Eufrates.
-
Inventada Pelos Sumérios, é uma das escritas mais antigas do Mundo, junto com os Hieróglifos. Escrita sempre em argila, seu principal uso foi na Contabilidade e na Administração, pois facilitava no registro de bens, cálculos e transações comerciais.
-
Sob a liderança de Sargäo de Akkad, as regiões acadianas e Sumérias foram unificadas e, com isso, fundou-se o primeiro Império centrado na Babilônia que depois irá se expandir até o Mediterrâneo
-
O Templo de Ur (O Templo da Lua) era bem parecido com as Piramides do Egito, entretanto não possuía câmaras internas e era um Templo Religioso, destinado a moradia dos Deuses. Também tinha um Papel Econômico, pois por lá os religiosos controlavam as terras do Templo e os sacerdotes recolhiam tributos e aluguéis.
-
Essa cidade, por sua influência, emprestou seu nome para toda a região e também seus modelos políticos, sociais e culturais. Isso foi se concretizar ainda mais com a construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, dando ainda mais importância a cidade.
-
Antes de Peregrinação para a Terra Sagrada de Canaã, os Hebreus, os antepassados dos Judeus, viviam na Cidade de Ur
-
Abraão prestes a sacrificar seu filho a Deus, ouve uma mensagem do próprio dizendo para Abraão não sacrificar seu filho e guiar seu povo para A Terra Sagrada de Canaã.
-
Com a unificação da região por Hamurábi, ele se preocupou em fortalecer suas fronteiras e recompor a região socialmente e economicamente. Uma reforma social bem conhecida foi o Código de Hamurábi, que se encontrava no meio da cidade da Babilônia e registrava sobre o rei, versava sobre os aspectos da vida cotidiana e tinha um princípio: Olho por olho, dente por dente.
-
Antes do Êxodo, houve uma migração para o Egito, a mesma migração que fez os Hebreus serem escravizados por 400 anos pelos os Egípcios.
-
Essa grande Peregrinação para Canaã, que durou 40 anos, ficou bem famosa pois foi a viagem guiada por Moisés e a mesma que o próprio abre o Mar Vermelho para deixar seu povo escapar dos Egípcios.
-
Fortemente militarizados, começaram a saquear e invadir a região da Mesopotâmia e séculos depois conseguiriam subjugar a região. O objetivo dessas campanhas era obter vantagens comerciais e benefícios econômicos.
-
O perigo estrangeiro obrigou as tribos a se unirem sob um governo centralizado, embora ainda houvesse uma divisão entre as tribos de Judá e de Israel.
-
Umas das épocas mais importantes para os Assírios, pois estavam em seu pico de poderio militar estavam no controle de uma região muito importante, entretanto, essa demonstração militar fazia a relação com os vizinhos sempre hostis.
-
Nesse governo, uma grande biblioteca foi construída na capital Assíria de Nínive. Esse monarca admirava a cultura Babilônica, então para preservar a mesma, construiu a biblioteca para guardar as relíquias confiscadas.
-
O modo que os Assírios cuidavam da região, despertou resistência e coalizões contra eles e, com esses rebeldes, o poder saiu das mãos dos Assírios. Com a destruição do poder, os territórios foram repartidos entre os Medos e Babilônios, dessa forma, surgiu o segundo Império Babilônico.
-
Também conhecido como Templo de Salomão, essa primeira destruição ocorreu por causa do exército Babilônico, comandado por rei Nabucodonosor II, que além de destruir o Templo, destruiu as muralhas e deixaram a cidade em ruínas.
-
O Segundo Império Babilônico fez grandes mudanças na região, socialmente, economicamente e culturalmente, contudo, foram dominados pelos Persas.
-
Esse domínio Helenístico veio de Alexandre o Grande que da Macedônia, conquistou territórios que iam até a Índia e mostrou para os povos conquistados, a cultura Grega.