Matematica (1)

MATEMÁTICA A. C.

  • Period: 212 to

    Arquimedes (287 - 212 a. C.)

    http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/arquimedes/trabalho.htm
    Em Geometria, o sábio teve o mérito de conceber métodos gerais para calcular as áreas de figuras planas curvilíneas e os volumes de sólidos delimitados por superfícies curvas.
  • 225

    As cônicas de Apolônio (225 a. C.)

    As cônicas de Apolônio (225 a. C.)
    http://sandroatini.sites.uol.com.br/apolonio.htm
    Apolônio representa a grandeza técnica especializada, o virtuosismo geométrico por excelência. Os dados da vida de Apolônio são escassos e quase todos de notas que aparecem nas introduções dos diferentes livros de cônicas.
  • 300

    Euclides escreve os Elementos (300 a. C.)

    Euclides escreve os Elementos (300 a. C.)
    http://sandroatini.sites.uol.com.br/euclides.htm
    Os Elementos de Euclides não só constituem a mais antiga obra matemática grega importante a chegar até nós, mas o texto mais fluente de todos os tempos.
  • 322

    Morte de Aristóteles (322 a. C.)

    Morte de Aristóteles (322 a. C.)
    http://sandroatini.sites.uol.com.br/aristote.htm
    No que diz respeito ao pensamento científico grego, Aristóteles foi o filósofo que deixou marcas mais profundas. Uma das razões talves seja o fato que a maior parte de seus escritos chegou quase inteiramente até nós. Além do mais, escreveu sistematicamente sobre lógica, filosofia, teologia, física, astronomia, biologia, psicologia, política e literatura.
  • 336

    Fundação de Alexandria (336 a. C.)

    Fundação de Alexandria (336 a. C.)
    http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/museu/fundacao.htm
    Os Egípcios acolheram Alexandre com entusiasmo. Viam nele mais do que um conquistador, um libertador que aparecia para pôr fim ao duríssimo domínio persa. Por seu lado, Alexandre, como prova de respeito para com a civilização egípcia, dirigiu-se ao oásis de Siwa para receber do deus Ámom-Rá a consagração como faraó legítimo.
  • 370

    Trabalhos de Eudóxio (370 a. C.)

    Trabalhos de Eudóxio (370 a. C.)
    http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/EudoxioC.htm
    Sua fama histórica deve-se ao fato de ser considerado o criador do Método da exaustão utilizado em cálculos geométricos e o originador do cálculo integral, sem dúvida a maior contribuição da Academia de Platão a matemática.
  • 540

    PITÁGORAS (540 a. C.)

    PITÁGORAS (540 a. C.)
    http://sandroatini.sites.uol.com.br/pitagor.htm No século VI a.C. Pitágoras de Samos foi uma das figuras mais influentes e, no entanto, misteriosas da matemática.
  • Jan 1, 600

    MATEMÁTICA DEDUTIVA COM TALES DE MILETO

    MATEMÁTICA DEDUTIVA COM TALES DE MILETO
    (600 a. C) Pirâmide de Queops, uma das sete maravilhas do mundo antigo e um dos sete sábios da Grécia. "Que altura terá esse monumento?". Plantou sobre a areia, verticalmente, um bastão de madeira, cujo comprimento conhecia, e mediu-le a sombra.Após medir a sombra da pirâmide, deduziu-lhe a altura, porque sombras e alturas, tanto em piramides quanto em bastões, quaisquer que sejam seus tamanhos, são proporcionais.
  • Platão (380 a.C.)

    Platão (380 a.C.)
    http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/platao/platao.htm
    Platão era um entusiasta da Matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos.Nesse sentido,não se poderá deixar de referir que, à entrada da Academia,segundo fontes posteriores, se lia a máxima:“Que não entre quem não saiba geometria”.Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo.
  • Period: to 274

    Eratóstenes (274 - 194 a. C.)

    http://sandroatini.sites.uol.com.br/eratoste.htm
    Eratóstenes, viveu em Alexandria algumas décadas depois de Euclides, foi diretor da Biblioteca e do Museu. Era também excelente poeta, crítico literário, geógrafo, atleta e matemático.