Geometria

Aspectos Históricos da Geometria (Antes de Cristo)

  • 190

    Ptolomeu

    Ptolomeu
    Foi um cientista que viveu na alexandria, é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática e astronomia.O grande mérito de Ptolomeu foi, baseando-se no sistema de mundo de Aritóteles, fazer um sistema geométrico-numérico, de acordo com tabelas de observações babilônicas, para descrever os movimentos do céu.
  • Period: 190 to Sep 6, 600

    Aspectos da Geometria Antes de Cristo

  • 194

    Eratóstenes

    Eratóstenes
    Encontrou,indicações de q/ao12:00 de cd 21/06na cidade de Siena, 800 km de Alexandria,1 vareta fincada na vertical no solo não fazia sombra viu q/ o mesmo fenômeno não ocorria em Alexandria e pensou:As retas paralelas são os raios de luz do Sol e a reta transversal é a q/ passa pelo centro da Terra e pela vareta.Ele sabia q/ essa distância valia cerca de 800 km e então pensou:7° 1/50 da circunferência(360°)e isso corresponde a cerca de800 x 50 são 40.000 Km, sendo o valor da circunf. da Terra.
  • 287

    Arquimedes

    Arquimedes
    Ele determinou o modo de calcular a área do círculo e a área e o volume de sólidos não poliedros,pediu que fosse gravado1 cilindro e 1 esfera no seu túmulo, quando morresse,mergulhou 1 esfera num cilindro raio e verificou que o volume de 1 esfera é 2/3 do volume do cilindro circunscrito e descobriu 1 método para calcular o valor do n° pi, o n° que relaciona o diâmetro e o perímetro de 1 circunferência.
  • 300

    Euclides

    Euclides
    Nasceu na Síria e estudou em atenas. Foi um dos 1°geómetras e é reconhecido como 1 dos matemáticos mais importantes da Grécia clássica e de todos os tempos. Ele é o exemplo do "Puro Homem da Ciência", que se dedica à especulação pelo gosto do saber,independentemente das suas aplicações materiais.
  • 320

    Eudoxo

    Eudoxo
    Fez importantes contribuições para a teoria da proporção, criando uma definição que permitiria a comparação de comprimentos irracionais de maneira análoga a multiplicação em cruz existente hoje.
  • 322

    Morte de Aristóteles

    Morte de Aristóteles
    Notável filósofo grego,ele nasceu em Estágira. Filho de Nicômaco, médico do rei Amintas, teve condições favoráveis para seus estudos, aos seus 17 anos, foi enviado para a Academia de Platão em Atenas, na qual ficou por 20 anos, inicialmente como discípulo, depois como professor, até a morte do mestre.Por ser filho de médico Aristóteles tinha gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza, ao mesmo tempo que teve sucesso como metafísico.
  • 334

    Fundação de Alexandria

    Fundação de Alexandria
    Alexandria foi uma cidade importante ao ponto de merecer a intervenção de grandes homens de diferentes civilizações, como Pompeu, outros romanos e gentes de outros quadrantes, mas a sua fama está na sua Biblioteca e na propagação do Helenismo. Alexandre pensativo em pé observando as ondas do mar começou a fazer rabiscos na areia, Alexandre traçou e retraçou a areia e por fim disse:Isto aqui é a planta daquela que,vai ser uma das mais importantes cidades deste mundo oriental".
  • 340

    A Crise da Escola Pitagórica

    A Crise da Escola Pitagórica
    Hípaso de Metaponto
    foi um filósofo pré-socrático, membro da Escola pitagórica. Se crer que foi quem provou primeiramente a existência dos números irracionais, em um momento em que os pitagóricos pensavam que osnúmeros racionais podiam descrever toda a geometria do mundo. Hípaso de Metaponto havia quebrado a regra de silêncio dos pitagóricos, revelando ao mundo a existência destes novos números. Isso havia feito com que estes o expulsassem da escola e erigissem uma tumba com seu nome, mostrando
  • 380

    Platão

    Platão
    Valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento ele dizia que os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral, deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos.
  • 400

    sócrates

    sócrates
    Era um dos homens mais sábios e inteligentes,demonstrava uma necessidade de levar o conhecimento para os cidadãos gregos através do diálogo, levando conhecimento ao ser humano. Seus discípulos Platão e Xenofontes passam através de suas obras alguns conhecimentos de Sócrates, ele não foi muito aceito na Grécia, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Foi preso, acusado de pretender subverter a ordem social, e acabou se suicidando com veneno.
  • 500

    Pitágoras

    Pitágoras
    Nasceu na ilha de Samos, na Ásia menor, sua biografia é marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela história. Aos 18 anos dominava muitos conhecimentos matemáticos.Ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
  • Sep 3, 600

    Tales de mileto

    Tales de mileto
    Foi o 1° matemático Grego, foi incluido entreos 7 sábios da antiguidade. Ele deu carácter dedutivo à ciências, aumentou o conhecimento desta ciência , matemática, em diversos sentidos e fundou uma escola filosófia que se conhece- a Escola Jónica.