HISTÓRIA DA GEOMETRIA a. C.

  • 190

    PTOLOMEU

    PTOLOMEU
    Cláudio Ptolemeu, foi um cientista grego. Ele é reconhecido pelos seus trabalhos em matemática, astrologia, astronomia, geografia e cartografia. Ele foi o primeiro a levantar o 1º "erro" na obra: Os Elementos, de Euclides;
  • 194

    ERATÓSTENES

    ERATÓSTENES
    Eratóstenes, foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo da Grécia Antiga. Ele escreveu uma obra chamada Platonicus, que tratava da matemática que fundamenta a filosofia de Platão; trabalhou também com números primos e é lembrado por seu Crivo de Eratóstenes, que é ainda uma importante ferramenta na teoria do número. É tido também como o fundador da disciplina geografia. Foi capaz de determinar o raio da Terra com precisão.
  • 300

    EUCLIDES

    EUCLIDES
    Euclides é considerado: "Pai da Geometria", ele foi um famoso matemático grego, pertencente à Escola Megárica. Euclides é o autor de "OS ELEMENTOS", obra constituida de 13 livros e também escreveu obras sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor. para ele a geometria era uma ciência dedutiva.
  • 340

    EUDÓCIO

    Eudocio, foi um astrônomo, matemático e filósofo grego. Ele foi o inventor das esferas celestes e um dos primeiros a descrever o movimento dos planetas. Também estudou Medicina na Sicilia. Na matemática criou fórmulas para calcular o volume dos cones e das pirâmides.
  • 370

    DEMÓCRITO

    DEMÓCRITO
    Demócrito de Abdera nasceu na cidade de Abdera na Grécia. Ele foi o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. Seus Principais interesses: Epistemologia, Matemática, Astronomia, Metafísica,Geografia, Ética e Física.
  • 380

    PLATÃO

    PLATÃO
    Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. O filósofo escreveu mais de 30 obras, como Menexeno; Ménon; Eutidemo; Crátilo; O banquete; Fédon; A república; Fedro; Teeteto; Parmênides; O sofista; O político; Timeu; Crítias; Filebo e As leis
  • 384

    ARISTÓTELES

    ARISTÓTELES
    Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. A filosofia aristotélica é um sistema, ou seja, a relação e conexão entre as várias áreas pensadas pelo filósofo
  • 387

    ARQUIMEDES

    ARQUIMEDES
    Arquimedes de Siracusa foi um matemático, físico, engenheiro, inventor, e astrônomo grego. Embora poucos detalhes de sua vida sejam conhecidos, ele é considerado um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica. Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Também descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução.
  • 400

    SÓCRATES

    SÓCRATES
    Sócrates, foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são: Platão, Xenofonte e Aristóteles. Socrates é considerado o patrono da filosofia. Ele dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância ("Só sei que nada sei".) e acreditava que os erros são consequência da ignorância humana.
  • 540

    PITÁGORAS

    PITÁGORAS
    Nascido em Samos, foi um filósofo, matemático e astronomo grego. sua biografia está envolta em lendas. Fundou a escola pitagórica, na qual para eles tudo pode ser número. Suas principais descobertas foram: Numeros Figurados e Perfeitos, Teorema de Pitágoras. Ele também mostrou que música e matemática são parentes. A filosofia pitagórica baseava-se na suposição de que a causa ultima das várias características do homem e da matéria são os numeros inteiros.
  • Jan 1, 600

    TALES DE MILETO

    TALES DE MILETO
    Nasceu em Mileto, atual Turquia. Foi incluído entre os sete sábios da antiguidade e estudou Astronomia e Geometria. Fundou a mais antiga escola filosófica que se conhece - a Escola Jónica. Suas proposições: *Os triângulos equiângulos têm os seus lados proporcionais; *O ângulo inscrito num semi-circulo é recto;*Quando duas rectas se cortam, os ângulos opostos pelo vêrtice são iguais, entre outros. Pode-se dizer que Tales deu a matemática uma característica o conceito de "demonstração ou prova".
  • AHMES

    AHMES
    Provavelmente Ahmes era um escriba egípcio. Ele escreveu o Papiro Ahmes - é um antigo manual de matemática- (também conhecido como Papiro de Rhind e encontra-se hoje exposto no museu Britanico em Londres) composto por 80 problemas resolvidos em sua maioria com situações do cotidiano.
    Ele descobriu uma relação entre a área do quadrado e a do círculo e concluiu que ao calcular a area de um quadrado construido sobre o raio e multiplicá-la por 3,14; encontra-se a área do círculo.