28092011083

História dos Matemáticos (d.C.)

  • 275

    Diofanto

    Diofanto
    Diofanto é freqüentemente chamado de "o pai da álgebra "porque ele muito contribuiu para a teoria dos números. Diofanto também é conhecido por ter escrito sobre números poligonais , um tópico de grande interesse para Pitágoras.
  • 410

    Proclus

    Proclus
    Proclus nasceu em Constantinopla e foi criado em Xanthus. Proclus escreveu duas grandes obras sistemáticas. Os Elementos de Teologia que consiste em 211 proposições, começando da existência do One (o primeiro princípio de todas as coisas) e terminando com a descida de almas individuais no mundo material. Ele elabora a primeira tentativa de demonstração do axioma 5. Mas, em sua demonstração usa o fato de: "Retas paralelas são eqüidistantes", o que é equivalente ao axioma 5.
  • 500

    Conceito do zero

    Conceito do zero
    É possível que o mais antigo símbolo hindu para zero tenha sido o ponto negrito, que aparece no manuscrito Bakhshali, cujo conteúdo talvez remonte do século III ou IV d.C., embora alguns historiadores o localize até no século XII. Qualquer associação do pequeno círculo dos hindus, mais comuns, com o símbolo usado pelos gregos seria apenas uma conjectura.
  • Jan 1, 650

    Números Hindus

    Números Hindus
    O povo hindu utilizava o ábaco, que eram meros sulcos feitos na areia, onde colocavam pedras, para realizar seus cálculos. Cada sulco era a representação de uma ordem decimal, da direita para a esquerda, ou seja, primeiro a ordem das unidades, depois dezenas e assim por diante. Provável origem dos numerais Hindus.
  • Jan 1, 1150

    Bhaskara

    Bhaskara
    Bhaskara foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo, o mais importante matemático do século XII. Seis trabalhos seus são conhecidos, dentre eles estão a fórmula de Bhaskara, utilizada para determinar as raízes de uma equação quadrática.
  • Jan 1, 1482

    Primeira Edição Impressa de "Os Elementos"

    Primeira Edição Impressa de "Os Elementos"
    Traduzida para latim, não do grego mas do árabe, por Campanus, esta versão foi publicada em Veneza por Erhard Ratdolt. Não só foi a primeira edição impressa de Os Elementos de Euclides como também o primeiro livro de matemática a ser impresso.
  • René Descartes

    René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Suas obras importantes foram: Regras para a direção do espírito; O Mundo ou Tratado da Luz; Discurso sobre o método; Geometria e Meditações Metafísicas.
  • Fermat

    Fermat
    Pierre de Fermat foi um matemático e cientista francês. As contribuições de Fermat para o cálculo geométrico e infinitesimal foram inestimáveis. Ele obtinha, com seus cálculos, a área de parábolas e hipérboles. O último teorema de Fermat diz que "Não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaz a equação". Outra contribuição importante de Fermat se insere na Teoria da Probabilidade.
  • John Wallis

    John Wallis
    John Wallis foi um matemático britânico cujos trabalhos sobre o cálculo foram precursores aos de Newton. Wallis contribuiu substancialmente para a origem do Cálculo e foi o matemático inglês mais influente antes de Newton. Estudou os trabalhos de Kepler, Cavalieri, Roberval, Torricelli e Descartes. o postulado de Wallis: "Dado um triângulo plano é sempre possível obter outro triângulo semelhante e de área tão grande quanto se queira".
  • Blaise Pascal

    Blaise Pascal
    Blaise Pascal foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês. Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. chegou à dedução de 32 proposições de geometria estabelecidas por Euclides. Publicou Essay pour les coniques (1640), contendo o célebre teorema de Pascal.
  • Isaac Newton

    Isaac Newton
    Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Ele criou e descobriu o binômio de Newton, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores. Ele publicou as 3 leis onde essas leis explicavam vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos. Morreu no ano de 1727 por complicações renais.
  • Girolamo

    Girolamo
    Giovanni Girolamo Saccheri foi um padre jesuíta e matemático italiano. As contribuições do padre jesuíta, Saccheri, foram mais importantes que as anteriores. A figura fundamental em seu trabalho é chamada de quadrilátero de Saccheri, que consiste em um quadrilátero ABCD em que os ângulos da base, ângulo A e ângulo B, são retos e o lado AC é congruente ao lado BD.
  • Leonhard Euler

    Leonhard Euler
    Leonhard Paul Euler foi um grande matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha. Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Em matemática e física, há um grande número de tópicos em honra de Euler, muitos dos quais incluem a sua função própria, a equação, fórmula de Euler, identidade, número de Euler (simples ou seqüência)
  • Johann Heinrich Lambert

    Johann Heinrich Lambert
    Johann Heinrich Lambert foi um matemático de origem francesa, radicado na Alemanha. A obra de Lambert inclui a primeira demonstração de que π é um número irracional (1768), o desenvolvimento da geometria da regra, o cálculo da trajetória de cometas. Também se interessou por cartografia e definiu a projeção de Lambert. Foi um dos criadores da fotometria e autor de trabalhos inovadores sobre geometrias não euclidianas.
  • Gaspard Monge

    Gaspard Monge
    Gaspard Monge foi um matemático francês, criador da geometria descritiva. Foi um geômetra e engenheiro nato com o dom insuperável de visualizar relações espaciais complicadas. Contribuiu para o avanço da matemática pela sistemática aplicação do cálculo para a investigação da curvatura das superfícies.
  • Carl Friedrich Gauss

    Carl Friedrich Gauss
    Gauss nasceu em 1.777 na Alemanha e viveu até 1.855. Aos sete anos de idade Gauss somou os inteiros de 1 a 100, declarando que a soma era 50 pares de números, cada par somando 101 e multiplicando 50x101 daria o resultado de 5.050. Gauss tentou provar o quinto postulado usando o método redução ao absurdo e provou que a diferença entre dois ângulos retos e a soma dos ângulos internos de um triângulo traçado numa superfície de curvatura negativa constante é proporcional a área do triângulo.
  • Lobachewsky

    Lobachewsky
    Lobachevsky foi um matemático russo. Ele afirmava que por um ponto exterior a uma reta passa mais do que uma paralela. Na verdade, ele e o Gauss desenvolveram a geometria não Euclidiana ao mesmo tempo, mas Lobachewsky foi o primeiro a comunicar suas descobertas e não temeu o impacto que seu trabalho poderia causar na teoria Kantiana. O reconhecimento de seu trabalho veio apenas após sua morte. Em 1871 Klein deu o nome de Geometria Hiperbólica a nova geometria desenvolvida por esses matemáticos.