Aspectos históricos da geometria a.C.

  • 322

    Morte de Aristóteles

    Morte de Aristóteles
    Criou o primeiro sistema lógico, que permitiu estabelecer um conjunto de princípios e regras formais por meio das quais se tornou possível distinguir as conclusões falsas das exatas. Aristóteles faleceu em Cálcis em 322 a.C., um ano depois de ter deixado Atenas, com sessenta e três anos de idade.
  • 325

    Euclides " Pai da geometria"

    Euclides " Pai da geometria"
    Escreveu a obra "Os elementos" composta por 13 livros contendo as mais variadas propriedades e teoremas relacionados á geometria.
  • 334

    Fundação de Alexandria

    Fundação de Alexandria
    Foi fundada por Alexandre, com o desejo de erigir uma cidade sumptuosa que deveria ser, não só o núcleo do seu poder, mas também um centro de cultura. Essa cidade tornou-se famosa, fundamentalmente, por se tornar um pólo cultural, com a sua grande Biblioteca, atravessando todo o tempo e na propagação do Helenismo.
  • 340

    Crise da Escola Pitagórica

    Uma das mais importantes descobertas da Escola Pitagórica foi a de que 2 segmentos nem sempre são comensuráveis, ou seja, nem sempre a razão entre os comprimentos destes segmentos é uma fração de números inteiros.A descoberta de um par de segmentos não comensuráveis, como o lado e a diagonal de um quadrado, geraram uma crise na Escola Pitagórica.Pois os matemáticos gregos descobriram os números irracionais, aos quais não conseguiam dar forma de fração.
  • 370

    Eudoxo

    Eudoxo
    Com sua teoria das proporções, redefiniu um conceito mais geral de razão entre dois segmentos, permitindo, em sua teoria, definir-se a razão entre dois segmentos comensuráveis ou não.Estudou um procedimento matemático para calcular a área de superfícies,denominado Método da Exaustão.
  • 400

    Sócrates “só sei que nadas sei”

    Sócrates “só sei que nadas sei”
    Filósofo que propôs ao escravo a resolução do problema: “como construir um quadrado de área dupla de um outro dado, com dois pés de comprimento?”Fazendo perguntas precisas e traçando diante dele figuras na areia, Sócrates leva o escravo a descobrir a demonstração da duplicação da área do quadrado, no qual, o quadrado cujo lado é igual à diagonal de um quadrado dado, tem área igual ao dobro da área deste.
  • 540

    Pitágoras

    Pitágoras
    Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego que desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
  • Jan 1, 600

    Tales de Mileto

    Tales de Mileto
    Matemático grego, que deu início a matemática demonstrativa. Estabeleceu os primeiros postulados básicos da geometria. Estudou retas e ângulos, e fez demonstrações sobre a geometria do círculo e do triângulo isósceles. Além disso, também demonstrou o cálculo da altura de uma pirâmide, baseado no comprimento de sua sombra.
  • Ptolomeu

    Ptolomeu
    Ptolomeu influenciou a matemática (em particular, a trigonometria) propondo um teorema que leva seu nome: Teorema de Ptolomeu. Que diz que se um quadrilátero ABCD está inscrito em uma circunferência, o produto das diagonais AC e BD é igual à soma dos produtos dos lados opostos.
  • Platão "Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".

    Platão "Vencer a si próprio é a maior de todas as vitórias".
    Fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos socráticos.Dedicou-se inteiramente à especulação metafísica e ao ensino filosófico.
  • Eratóstenes

    Eratóstenes
    Calculou a circunferência da Terra, e assim mostrou que a Terra é um lugar muito maior do que os gregos imaginavam.
  • Arquimedes

    Arquimedes
    Arquimedes foi capaz de aplicar o método da exaustão, sendo esta uma forma primitiva de integração, para obter uma vasta gama de resultados importantes, alguns dos quais chegaram até hoje.Inaugurou o método clássico para cálculo de π .Fez aplicação da matemática à hidrostática.