28092011083

História dos Matemáticos (a.C.)

  • 190

    Ptolomeu

    Ptolomeu
    Ptolomeu nasceu em Pelusium, no Egito. Existem dúvidas sobre o ano em que ele nasceu. A sua obra mais conhecida é o "Almagesto" (que significa "O grande tratado"). Ele chegou cometer um erro, pois assumia que paralelismo acarreta na congruência de duas figuras. O principal argumento de Ptolomeu era que se uma reta intercepta um segunda reta, também interceptará todas as retas paralelas a esta segunda. Essa afirmação é válida apenas na Geometria Euclidiana.
  • 194

    Eratóstenes

    Eratóstenes
    Eratóstenes foi um matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo da Grécia Antiga. Nasceu em Cirene, Grécia, e morreu em Alexandria. Eratóstenes tratou do problema da duplicação do cubo, ele também trabalhou com números primos. Eratóstenes ainda escreveu um livro denominado "Sobre a medição da Terra". é tido também como o fundador da disciplina geografia.
  • 287

    Arquimedes

    Arquimedes
    Arquimedes é geralmente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos. Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Também descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.
  • 322

    Morte de Aristóteles

    Morte de Aristóteles
    Aristóteles nasceu em 384 a.C. em Atenas, foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Aristóteles faleceu em Cálcis em 322 a.C., um ano depois de ter deixado Atenas, com sessenta e três anos de idade.
  • 325

    "Os elementos" de Euclides

    "Os elementos" de Euclides
    Os Elementos de Euclides é constituído por 13 livros. A teoria de Euclides basea-se em 5 axiomas: 1 - Pode-se traçar uma (única) reta ligando dois pontos. 2 - Pode-se prolongar uma reta finita continuamente em uma linha reta. 3 - Pode-se traçar um círculo com centro qualquer e raio qualquer. 4 - Todos os ângulos retos são iguais. 5 - Se uma reta, interceptando duas outras, forma ângulos internos de um mesmo lado cuja soma é menor que que dois retos, então estas duas retas, se prolongadas indefd
  • 334

    Fundação de Alexandria

    Fundação de Alexandria
    Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo. Foi fundada em torno de um pequeno "vilarejo" por volta de 334 a.C. por Alexandre, o Grande. Alexandria era conhecida pelo Farol de Alexandria (uma das sete maravilhas do mundo antigo), pela Biblioteca de Alexandria (a maior do mundo antigo) e pelas catacumbas de Kom el Shoqafa (uma das sete maravilhas do mundo medieval)
  • 370

    Trabalhos de Eudóxo

    Trabalhos de Eudóxo
    Em relação à teoria das proporções, a definição criada por Eudóxo permitia a comparação de comprimentos irracionais de maneira análoga à atual multiplicação em cruz. Na matemática, Eudoxo também criou fórmulas que até hoje são usadas para calcular o volume dos cones e das pirâmides. O Método da Exaustão, articula os conceitos dos infinitésimos, o conceito de Soma Superior (Sup) e Soma Inferior (Inf), o que muito influenciaria os criadores do cálculo integral.
  • 380

    Platão

    Platão
    Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. Os sólidos platônicos são sólidos convexos cujas arestas formam polígonos planos regulares congruentes. São eles: cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro.
  • 400

    Sócrates

    Sócrates
    Sócrates foi um filósofo ateniense e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. Detalhes sobre a vida de Sócrates derivam de três fontes contemporâneas: os diálogos de Platão, as peças de Aristófanes e os diálogos de Xenofonte. Não se sabe ao certo qual o trabalho de Sócrates, se é que ele teve outro além da Filosofia. Suas idéias filosóficas consistiam em: amor, conhecimento, virtude, política, ruptura e legado.
  • 540

    Pitágoras

    Pitágoras
    As principais descobertas de Pitágoras:
    • Números Figurados;
    São números expressos como reunião de pontos numa determinada configuração geométrica, isto é, a quantidade de pontos representa um número.
    • Números Perfeitos;
    É a soma dos divisores de determinado número com exceção dele mesmo, é o próprio número.
    • Teorema de Pitágoras;
    Pitágoras provou que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
  • Jan 1, 600

    Tales de Mileto

    Tales de Mileto
    Os fatos geométricos cuja descoberta é atribuída a Tales são:
    • A demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais;
    • A demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais;
    • A demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais;
    • A demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C.