Golden mean

HISTÓRIA DA GEOMETRIA a.C.

  • 190

    Ptolomeu

    Ptolomeu
    Foi o último dos grandes cientistas gregos, responsável por sintetizar a obra de seus predecessores, estudando não só astronomia, mas também matemática, física e geografia. influenciou a matemática (em particular, a trigonometria) propondo um teorema que leva seu nome: Teorema de Ptolomeu, que diz: Considerando um quadrilátero ABCD inscrito em uma circunferência, o produto das diagonais AC e BD é igual à soma dos produtos dos lados opostos.
  • 194

    Eratóstenes

    Eratóstenes
    Homem de ampla cultura, o geógrafo e matemático grego Eratóstenes foi o primeiro a determinar o comprimento da circunferência terrestre e tratou, com maior ou menor profundidade, todas as ciências de seu tempo. O crivo de Eratóstenes, reproduzido em quase todos os tratados de matemática conhecidos desde a antiguidade, é o método que permite construir uma tabela de números primos tão extensa quanto se queira.
  • 287

    Arquimedes

    Arquimedes
    Ele é habitualmente considerado o maior génio científico de todos os tempos. F. Peyrard, tradutor de Arquimedes, chama-lhe o Homero dos Geómetras. Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Também descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.
  • 322

    Morte de Aristóteles

    Morte de Aristóteles
    Foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Deixou escritos lógicos: cujo conjunto foi denominado Órganon mais tarde, não por Aristóteles. O nome, entretanto, corresponde muito bem à intenção do autor, que considerava a lógica instrumento da ciência. Aristóteles faleceu, após enfermidade, no verão de 322. Tinha pouco mais de 60 anos de idade.
  • 325

    Euclides

    Euclides
    Foi com Euclides que a geometria desenvolveu-se como ciência dedutiva. Hoje, sabe-se que a obra mais influente de Euclides, Sua obra "Os Elementos" é uma compilação de teoremas conhecidos e demonstrados. Euclides sistematizou a grande massa de conhecimentos matemáticos adquiridos ao longo do tempo, dando ordem lógica e estabelecendo o conceito de lugar geométrico.
  • 334

    Fundação de Alexandria

    Fundação de Alexandria
    Nos tempos antigos, Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo. Foi fundada em torno de um pequeno "vilarejo" por Alexandre, o Grande. Alexandria, estava magnificamente situada, na encruzilhada das rotas navais, fluviais e terrestres de três continentes: Europa, África e Ásia. A configuração da cidade era geométrica. As ruas, de cada um dos seus 4 bairros, eram ortogonais.
  • 370

    Eudóxo

    Eudóxo
    Em relação à teoria das proporções, a definição criada por Eudóxo permitia a comparação de comprimentos irracionais de maneira análoga à atual multiplicação em cruz. Na matemática, Eudoxo também criou fórmulas que até hoje são usadas para calcular o volume dos cones e das pirâmides. O Método da Exaustão, articula os conceitos dos infinitésimos, o conceito de Soma Superior (Sup) e Soma Inferior (Inf), o que muito influenciaria os criadores do cálculo integral.
  • 380

    Platão

    Platão
    Filósofo e matemático grego, discípulo de Sócrates, fundador da Academia Ateniense. Em sua época a matemática grega passou por drásticas modificações, surgindo também a álgebra geométrica no lugar da álgebra aritmética, surgindo a homogeneidade das equações, ou seja, a soma de seguimentos só com seguimentos, volume só com volume, etc.
  • 400

    Sócrates

    Sócrates
    No Ménone obra de Platão seu discípulo mais famoso, Sócrates interroga um jovem escravo e leva-o a descobrir como duplicar a área de um quadrado. Este é o primeiro texto directamente conhecido sobre a matemática grega. A indução que se eleva a observações, das mais simples as mais ousadas generalizações, e a definição, que nos dá o âmago das coisas e a sua razão de ser, completa o método socrático.
  • 500

    As primeiras Academias

    As primeiras Academias
    As primeiras academias foram fundadas na Grécia e a busca
    por conhecimentos sobre geometria aumentava.
  • 540

    Pitágoras

    Pitágoras
    Enquanto visitava o Egito, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente.
  • Sep 5, 600

    Tales de Mileto

    Tales de Mileto
    A partir de Tales de Mileto (600 a.C., aproximadamente), surgem as primeiras tentativas de deduzir os fatos geométricos.
    Tales foi o primeiro personagem conhecido a quem associam-se descobertas matemáticas. Acredita-se que obteve seus resultados mediante alguns raciocínios lógicos e não apenas por intuição ou experimentação.
  • Origem da Geometria

    Origem da Geometria
    A origem da Geometria (do grego medir a terra) está ligada a algumas práticas do cotidiano relacionadas ao plantio, construções e movimento dos astros, sendo usada para cálculo de áreas, superfícies e volumes. Seu estudo iniciou-se na antigüidade, nas civilizações egípcia e babilônica,