As origens

As origens

  • 100,000 BCE

    Teoria Criacionista

    Teoria Criacionista
    é a crença de que tudo o que existe no mundo seria criação direta de Deus, teria criado todos os seres vivos, elementos naturais e universo de modo completo, ou seja, o homem foi criado como homem desde o início.
  • 100,000 BCE

    Teoria Evolucionista

    Teoria Evolucionista
    Essa teoria afirmam que ocorreram mudanças nos organismos ao longo dos milhares de anos do planeta. Essas mudanças podem ser vistas, por exemplo, em fósseis de organismos que hoje não são encontrados na Terra, mas que possuem grandes semelhanças com organismos atuais
  • 40,000 BCE

    Origem das artes visuais

    Origem das artes visuais
    A primeira manifestação de arte foi com as pinturas rupestre, foram artes criadas na pré-história era realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas, surgiu ainda no período Paleolítico.
  • 40,000 BCE

    Cordenação motoras

    Cordenação  motoras
    É a capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento ex: pular, correr, andar, saltar, ou realizar tarefas que exijam maior habilidade.
  • 25,000 BCE

    Vênus de Willendorf

     Vênus de Willendorf
    Conhecida como Mulher de Willendorf é uma estatueta de Vénus, o material que foi feito é o calcário oolítico e tem 11,1 cm foi desenterrada em 8 de agosto de 1908, pelo arqueólogo Josef Szombathy. , uma curiosidade é que os pés da estátua não estão esculpidos de forma que se mantenha em pé por si mesma, Apresenta braços frágeis dispostos sobre os seios volumosos.
  • 8000 BCE

    Período Paleolítico ou idade da pedra lascada

    Período Paleolítico ou idade da pedra lascada
    é o primeiro período da Pré-História e, junto ao Neolítico compõem a chamada “ Idade da Pedra”, uma vez que a pedra era a principal matéria prima utilizada na confecção de ferramentas, do surgimento da humanidade, ou seja, dos primeiros hominídeos.
    Nesse período foram desenvolvidas as primeiras ferramentas com pedra sendo o principal elemento.
  • 6000 BCE

    Crescente Fértil

    Crescente Fértil
    Crescente fértil ganhou esse nome pois a o lugar onde está localizada no mapa parece uma lua crescente e o solo devido a fertilidade do solo nos vales em volta do rio Nilo, tigre e Eufrates, na região do crescente fértil que se estabeleceu duas das mais importantes civilizações que eram a civilização Egípcia e a civilização Mesopotâmica, que tinham em comum serem nômades mais logo após viraram sedentários pois começaram a ussar os recursos da água para plantar.
  • 4100 BCE

    Idade dos metais

    Idade dos metais
    O ser humano começava a dominar, ainda que de maneira rudimentar, a técnica da fundição. A princípio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de cobre e estanho), metais cuja fusão é mais fácil.
    O cobre, com o ouro e a prata, foi um dos primeiros metais usados
  • 3200 BCE

    Origem da Matemática

    Origem da Matemática
    A matemática surgiu da necessidade das pessoas pré-históricas de contar os animais. Ma já nós tempos de hoje a matemática tem varias ramificações como a geometria, aritmética. Já outros filósofos bem conhecidos criaram a aritmética. Essa ciência dos números existe graças a gregos como Pitágoras, Tales e Platão que as teorizaram e as colocaram em prática.
  • 3000 BCE

    Euclides de Alexadria

    Euclides de Alexadria
    Considerado o “Pai da Geometria”, ele é até hoje, na história da Matemática, considerado como um dos mais significativos estudiosos deste campo na antiga Grécia, a Geometria de Euclides se distingue por apresentar um espaço que não se modifica em momento algum, revela estrita simetria
  • 2000 BCE

    Origem da língua Japonesa

    Origem da língua Japonesa
    A língua japonesa não tem uma origem determinada apesar da extensa pesquisa dos filólogos japoneses não existe nenhuma evidência concreta o suficiente para ligar a língua. A linguagem Altaica falada na região da estepe Transcaspiana supostamente foi levada ao Japão devido a uma migração maciça destes povos no século XX a.C. sendo considerado o clã Yayoi imigrantes da região coreana responsável pela introdução da língua nas ilhas japonesas.
  • 2000 BCE

    Origem da língua Germânica

    Origem da língua Germânica
    é falada principalmente na Europa Central. É língua oficial e a mais falada na Alemanha, Áustria, Suíça, Tirol do Sul (Itália), O alemão deriva a maioria de seu vocabulário do ramo germânico da família das línguas indo-europeias.[10] Uma porção de palavras alemãs são derivados do latim e do grego, enquanto uma minoria vem do francês e do inglês.
  • 2000 BCE

    Origem da Língua Chinesa

    Origem da Língua Chinesa
    Não se sabe ao certo quando se criou a língua chinesa mas se sabe quando começou a ser escrita, o mandarim ganhou grande importância no cenário econômico mundial. As relações comerciais entre China e centenas de países do mundo, tornou quase que obrigatório o entendimento do mandarim por profissionais que atuam em áreas comerciais com relações com a China. Por isso, muitas escolas que ensinam.
  • 2000 BCE

    Origem do dia e da noite

    Origem do dia e da noite
    Mito peruano que diz que o sol e a lua eram irmãos e um dia Use, diosa de la Luna. foi se refrescar no rio e estava boiando quando seu irmão Bari, dios del Sol achou que era uma pegadinha então foi mas para perto ver o que estava acontecendo ao se aproximou viu que sua irma estava diferente um poco diferente quando Use viu achou se feia seu irmão foi ajudar mais ela entendeu como uma ofensa ela ficou muito brava e se afastou do seu irmão subindo ao céu.
  • 1000 BCE

    Formação da Terra e suas condições primitivas

    Formação da Terra e suas condições primitivas
  • 1000 BCE

    Período Neolítico

    Período Neolítico
    O último período da pré-história, chamado de Nova Pedra e de Pedra Polida, teve duração de 10 a 6 mil anos a. C, Nesse período, o homem ficou mais acomodado e até mesmo a natureza começou a ajudá-lo.
    Quando a produção de alimentos começou a ser feita pelo homem, a preocupação com a mobilidade em busca de comida já não era tão grande. Bastava encontrar um local com pouco risco de perigo, com a terra fértil e boa irrigação para as sementes encontradas darem seus fruto.
  • 801 BCE

    Escolástica

     Escolástica
    Surgiu na Europa e permaneceu até o início da Renascimento, O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino, uma corrente filosófica, a Escolástica pode ser considerada um método de pensamento crítico que influenciou as áreas do conhecimento das Universidades Medievais.
  • 800 BCE

    Origem da Filosofia

    Origem da Filosofia
    Filosofia é uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças que ocorriam na natureza, a filosofia nasceu fortalecida por fatos históricos que aconteceram e contribuíram para esclarecer as diversas duvidas que os mitos deixavam
  • 800 BCE

    Mitologia Grega

    Mitologia Grega
    A mitologia grega é a mais rica, variada e, ao mesmo tempo, a mais clara e brilhante que conhecemos. Temas universais são constantes nos mitos dos deuses gregos, que apresentam imagens arquetípicas de aspectos humanos básicos —paixões, psicologia, costumes, relações familiares, vínculos sociais e aspirações políticas.
  • 700 BCE

    Origem da Língua Inglesa

    Origem da Língua Inglesa
    A língua inglesa tem sua origem ligada a diferentes cidades da Bretanha que hoje é o arquipélago que chamamos hoje de Ilhas Britânicas que foram ocupadas pelos celtas. Mais tarde foi dominado pelos romanos e na baixa Idade Média pelos saxões. Na origem da língua inglesa, o inglês antigo agrupava diversos dialetos que foram trazidos para a Grã-Bretanha pelos povos saxões e as variações lingüísticas das diferentes tribos daquela cidade.
  • 623 BCE

    Tales de Mileto

    Tales de Mileto
    Foi um importante pensador, filósofo e matemático grego pré-socrático. Considerado, por alguns, o "Pai da Ciência" e da "Filosofia Ocidental".
  • 500 BCE

    Leucipo

    Leucipo
    Leucipo de Mileto e seu discípulo Demócrito de Abdera são geralmente apresentados juntos porque seus pensamentos constituem uma única doutrina reunida em vários textos conhecidos como a obra da escola de Abdera. Essa obra refere-se ao que chamamos de atomismo.
  • 495 BCE

    Pitágoras

    Pitágoras
    Os pitagóricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números. Para eles, o número, sinônimo de harmonia, é constituído da soma de pares e ímpares. A maioria das informações sobre Pitágoras foram escritas séculos depois que ele viveu de modo que há pouca informação confiável sobre ele
  • 483 BCE

    Empédocles

    Empédocles
    Ele teve um papel preponderante na política defendendo o sistema democrático e ajudando os menos favorecidos, A partir de seus estudos, Empédocles se destacou na filosofia, retórica e oratória com diversas ideias ecléticas sobre o mundo e a realidade, seus pensamentos influenciaram importantes filósofos gregos
  • 475 BCE

    Xenófanes

    Xenófanes
    É a primeira pessoa conhecida a utilizar a observação de fósseis como evidência para a teoria da história da Terra. É a primeira pessoa conhecida a utilizar a observação de fósseis como evidência para a teoria da história da Terra.
  • 475 BCE

    Heráclito

    Heráclito
    Segundo Heráclito, o fogo é, pois, o elemento primordial de todas as coisas. Tudo se origina por rarefação e tudo flui como um rio. O cosmos é um só e nasce do fogo e, de novo, é pelo fogo consumido, em períodos determinados, em ciclos que se repetem pela eternidade. (Obs : Foi um filósofo pré-socrático)
  • 469 BCE

    Sócrates

    Sócrates
    Sócrates nasceu em Atenas, tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga, ele foi influenciado pelo conhecimento de outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos Platão e Xenofontes, mas infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos.
  • 460 BCE

    Demócrito

    Demócrito
    Reconhecido como o filósofo grego que mais contribuiu para o desenvolvimento da posição atomista como seu mestre Leucipo, e como a posição atomista de Demócrito é muito semelhante aos desenvolvimentos do século XIX.
  • 428 BCE

    Plantão

    Plantão
    Ficou muito conhecido pela sua frase "Só sei que nada sei", aluno de Sócrates e professor de Aristóteles. As perguntas que o povo fazia a ele respondia com um questionamento, de acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida
  • 427 BCE

    Édipo Rei

    Édipo Rei
    Édipo Rei é um personagem da mitologia grega e também uma tragédia, é uma das tragédias gregas mais emblemáticas da história do teatro na Grécia. É baseada no mito de édipo e citada pelo filósofo grego Aristóteles em sua obra “Poética”.
  • 425 BCE

    Origem da Ciência Geográfica

    Origem da Ciência Geográfica
    Na época a geografia surgiu em meio as lutas democráticas gregas, mas com a ascensão do império romano os objetivos da geografia foi afastada de sua vertente
  • 406 BCE

    Sófocles

    Sófocles
    Dramaturgo da Grécia Antiga, e é considerado um dos grandes representantes do teatro grego antigo, é o segundo dos três poetas trágicos canônicos, pois suas obras são posteriores às de Ésquilo e anteriores às de Eurípedes. Ele escreveu Edipo Rei e Antigona
  • 402 BCE

    Cinismo

    Cinismo
    Escola filosófica fundada por Diógenes de Sinope, tinham a virtude como a necessidade única para a alcançar a felicidade, e seguiram a filosofia cegamente cínicos, derivado do grego que significa cão, era usado pois os cínicos negligenciavam a sociedade, higiene, família e dinheiro, entre outras coisas, de forma semelhante à um cão.
  • 400 BCE

    Filosofia na Idade Antiga

    Filosofia na Idade Antiga
    Foi no período do surgimento da filosofia grega, Filosofia antiga diz que seu objetivo é compreender toda a racionalidade humana, o que ela está realmente tentando nos explicar é que seu objetivo de estudo não aceita simples explicações míticas, sem uma origem clara ou fundamentada.
  • 384 BCE

    Aristóteles

     Aristóteles
    Foi um filósofo grego, aluno de Platão seu trabalho se estendeu por todas as áreas da filosofia e ciência conhecidas no mundo grego ele valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade, Aristóteles escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral.
  • 354 BCE

    Santo Agostinho

    Santo Agostinho
    patrono da ordem religiosa agostiniana e um dos responsáveis pela concepção do pensamento cristão medieval e da filosofia patrística,
  • 330 BCE

    Origem da Geometria

    Origem da Geometria
    Euclides foi um importante matemático da escola platônica e é conhecido até hoje como o “Pai da Geometria”
  • 323 BCE

    Diógenes de Sinope

     Diógenes de Sinope
    filósofo helenístico Diógenes que era aluno de Antístenes foi destaque e símbolo do Cinismo pois tornou sua filosofia uma forma de viver radical. Seu mestre Antístenes, criador da escola Cínica.
  • 302 BCE

    Patrística

    Patrística
    Escola Patrística ou Filosofia Patrística, foi uma corrente filosófica cristã da época medieval, recebeu esse nome pois ela foi desenvolvida por diversos padres e teólogos da Igreja, os quais eram chamados de “Pais da Igreja”, mais importante foi Santo Agostinho de Hipona. A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval, principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges, eles buscavam a racionalização da fé cristã.
  • 301 BCE

    Origem do Teatro

    Origem do Teatro
    O teatro grego teve início em Atenas, na Grécia surgiu a partir das celebrações realizadas sobretudo para o Deus Dionísio, divindade das festas, fertilidade e vinho. No começo existia apenas a tragedia e a comédia
  • 65 BCE

    Origem da Educação Física Primitiva

    Origem da Educação Física Primitiva
  • 1 BCE

    Mesopotâmia ( Vida entre rios

    Mesopotâmia ( Vida entre rios
    A antiga região da Mesopotâmia foi muito importante para o mundo. Essa região ficava entre os rios Tigres e Eufrates, onde atualmente está grande parte do território do Iraque, Os principais povos que viveram na Mesopotâmia foram os sumérios, Outros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia foram os acádios
  • 1 CE

    Dialeto

    Dialeto
    Um dialeto é o modo como uma linguagem é executada em um
    região específica. É uma variedade ou variante lingüística. o
    A variante dialética é também chamada de diatópica ou geolinguística.
  • 476

    Bizantino

    Bizantino
    No Império Carolíngio foram produzidos manuscritos ilustrados e também objetos de arte, criados nas oficinas relacionadas ao rei, algumas curiosidades sobre esse tipo de obra são os artistas não tinham liberdade para se expressar, eles não podiam usar sua criatividade,e o Cristianismo começa a crescer e surgem nas igrejas cristãs um novo tipo de arte, a Arte Bizantina etc.
  • 990

    Arte Estilo Romana

    Arte Estilo Romana
    Foi na Europa no período da Alta Idade Média,construção da época foi fundamentalmente religiosa, pois somente a Igreja cristã e as ordens religiosas possuíam fundos suficientes. Nas arquiteturas avia mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas. As características da arquitetura românica são as abóbadas em substituição ao telhado das basílicas, os que são formados por 180 graus entre outras característica
  • 1101

    Gótico

    Gótico
    Denominada de “Arte das Catedrais”, ela foi uma reação à austeridade do estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram erigidas no campo, O marco histórico desse movimento ocorreu nas imediações de Paris, quando a Abadia Real de Saint-Denis foi construída, algumas características eram: a nave cortada pelo transepto que recebia os fiéis, abóbada de nervura e fachada com 3 arcos entre outros.
  • 1189

    Primeiro movimento literário da língua Portuguesa - Trovadorismo

    Primeiro movimento literário da língua Portuguesa - Trovadorismo
    Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu na Idade Média no século XI, foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer.
  • 1225

    São Tomás de Aquino

    São Tomás de Aquino
    considerado o "Príncipe da Escolástica", foi um importante filósofo e padre italiano da Idade Média, intitulado Doutor da Igreja Católica. Inspirado nas ideias do filósofo grego Aristóteles, realismo aristotélico, em detrimento dos seguidores de Santo Agostinho.
  • 1301

    O Renascimento

    O  Renascimento
    Foi um período marcado pela transição de valores cultural, econômico e político que surgiu na Itália. Elas enriqueceram com o desenvolvimento do comércio no Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil que, em seu processo de afirmação social, se dedicou às artes.
  • 1400

    Origem do Língua Espanhola

    Origem do Língua Espanhola
    Originou-se do Latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica. Mais tarde recebeu o nome de Castellano. No final do século XV, com as novas conquistas territoriais dos espanhóis, a língua expandiu-se por toda a América e sofreu inúmeras modificações
  • 1500

    Origem da Língua Portuguesa

    Origem da Língua Portuguesa
    Ocorreu com a unificação de Portugal, que ocorreu no século XIII, a língua portuguesa é originária do latim vulgar, nosso idioma é falado por 230 milhões de pessoas, sendo o oitavo idioma mais falado no planeta. Foi o processo de expansão territorial português que levou a língua a quatro continentes. Onde chegou, o idioma sofreu com as influências locais.
    No Brasil, por exemplo, há palavras em português que são de origem indígena ou negra.
  • 1500

    Filosofia na Idade Media

    Filosofia na Idade Media
    Foi um período de expansão e consolidação do Cristianismo, que a igreja Católica no período medieval a mais importante instituição social e a maior representante da fé cristã, o ponto de reflexão para os filósofos estavam associados com a figura divina, ou seja, a existência de Deus, filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia
  • 1501

    Classicismo

    Classicismo
    corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento, que teve seu fim em 1580 com a morte de camões
  • 1501

    Filosofia na Idade Moderna

    Filosofia na Idade Moderna
    a filosofia passou a ter uma divisão melhor de seu foco de estudo. No início ainda era comum vermos questões no que dizia respeito a provar a existência de Deus e a imortalidade da alma, principalmente em textos de René Descartes e George Berkeley, em suas obras as Meditações e o Tratado, de autoria dos dois, respectivamente
  • 1539

    Origem da Língua Francesa

    Origem da Língua Francesa
    uma língua românica com cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo, é língua oficial em 30 países, São 500 milhões se incluídos os que a falam como segunda língua ou como língua estrangeira.
  • 1556

    Os Lusíadas

     Os Lusíadas
    A obra é composta de dez cantos, é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, considerada a "epopeia, a conclusão da obra foi por volta de 1556, e seu primeiro lançamento em 1572 no período literário do classicismo.
  • 1561

    Francis Bacon

    Francis Bacon
    Bacon era um filósofo, político inglês o que colaborou com a criação método indutivo de investigação científica, o qual estava baseado no Empirismo, seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna.
  • 1580

    Luís Vaz de Camões

    Luís Vaz de Camões
    Um poeta português autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior representante do Classicismo Português.
  • René Descartes

    René Descartes
    Filósofo francês, Descartes, é filosófico e matemático que lançou as bases do racionalismo como a única fonte de conhecimento.considerado pai da filosofia moderna, surgiria o empirismo, um movimento filosófico que contou com John Locke e David Hume, que, de certa forma, seria oposto ao modelo proposto por Descartes.
  • O Iluminismo

    O Iluminismo
    Este movimento surgiu na França do século XVII, defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média, para os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
  • John Locke

    John Locke
    foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo, teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual ele afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.
  • Método cientifico

    Método cientifico
    O método científico pode ser definido como um conjunto de procedimentos por meio dos quais um cientista consegue propor um conjunto de explicações para fenômenos.
  • Francesco Redi

    Francesco Redi
    Ao longo do tempo, muitas teorias foram elaboradas sobre a real origem da Terra e como surgiu a vida em nosso planeta, o italiano Francesco Redi, provou que larvas não nasciam em carne que ficasse inacessível às moscas, protegidas por telas, de forma que elas não pudessem botar lá seus ovos
  • Abiogéneses

    Abiogéneses
    O consenso científico atual é que a abiogênese ocorreu aproximadamente entre 4,4 bilhões de anos, quando vapor de água condensou-se pela primeira vez na Terra,Este tema inclui também a panspermia e outras teorias referentes à possibilidade da origem da vida ser extra-terrestre ou extra-planetária
  • Teoria do Flogistico

    Teoria do Flogistico
    Lavoisier, demonstrou que o ganho de peso quando um metal se oxidava, em um recipiente fechado, era equivalente à perda de peso de ar preso no vaso, essa teoria dizia que a combustão ocorria com certos materiais.
  • A Alquimia

    A Alquimia
    A alquimia não da para se saber ao certo quando foi criada pois ainda não existia registros, por isso usamos a data de nascimento dessa ciência a publicação do Traité elémentaire de chemie, por Antonie Lauret de Lavoisier.Existem quatro objetivos principais na sua prática um deles seria a transmutação dos metais inferiores ao ouro o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida um remédio que curaria todas as doenças, até a pior de todas (a morte)
  • Lavoisier

    Lavoisier
    Foi um químico francês, considerado um dos pais da Química moderna, inventou balanças muito delicadas que lhe permitiam realizar seu trabalho, é considerado hoje o grande precursor da química moderna.
  • Teoria da Biogeneses Lazzaro Spallanzani

    Teoria da Biogeneses Lazzaro Spallanzani
    Seu intuito era derrubar as ideias de John Needham, que através de seus experimentos havia comprovado que a vida poderia surgir espontaneamente de um caldo nutritivo, realizou vários experimentos em que submetia à fervura frascos contendo substancias nutritiva quando chega ao ponto fervura, fechava os frascos com rolhas e deixava-os em repouso por alguns dias. seus resultados foi de que os microorganismos teriam surgido por geração espontânea.
  • Geografia Moderna

    Geografia Moderna
    A partir do século XIX que a geografia se tornou ciência perdendo seu carácter original, a geografia moderna se iniciou em meio ao capitalismo
  • Elementos leves e pesados

    Elementos leves e pesados
    Expansão do Universo o Big Bang. Há cerca de 15 bilhões de anos o universo começou a evoluir, surgiram as estrelas, planetas e galáxias. Através da formação das partículas subatômicas, essas se uniram através de reações ocasionadas pelo resfriamento e expansão contínua, dando origem a átomos leves e simples como o Hidrogênio .
    Os demais foram e são formados por meio da fusão que ocorre no núcleo das estrelas, onde dois ou mais átomos se unem para formar um com núcleo e massa maior.
  • Karl Marx

    Karl Marx
    Marx vê a sociedade e a natureza como uma composição do novo e o velho, o pensamento de Marx teve altas repercussão acadêmicas, as suas teorias sobre a economia, a sociedade e a política, ficaram conhecidas popularmente como marxismo uma delas era a as condições de vida dos trabalhadores existiam a burguesia que seriam os a classe dominante e os proletariado seria os empregados.
  • Possibilismo Geográfico

    Possibilismo Geográfico
    Foi criada para combater o determinismo geográfico, surgiu na França por meio escola Francesa com Paul Vidal La Blache, a natureza foi considerada como fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse
  • Teoria dos Conjuntos

    Teoria dos Conjuntos
    Surgiu na necessidade do homem de agrupar elementos que possuem características semelhantes, essa teoria foi criada e desenvolvida pelo Matemático russo George Cantor, trata-se do estudo das propriedades dos conjuntos, relações entre conjuntos e relações entre os elementos e o próprio conjunto.
  • Émile Durkheim

    Émile Durkheim
    Sociólogo é o cientista que estuda e
    analisa a sociedade e seus
    fenômenos, ele realizou o primeiro estudo sociológico sobre o suicídio, um fenômeno complexo há três tipos de suicidas: egoísta, altruísta e anômico, vou falar de um desses trés que será o suicídio por anomia,acontece por causa de mudanças sociais, quando a pessoa perde seus objetivos e sua identidade.
  • Experimento Abiogênese da Louis Pasteur

    Experimento Abiogênese da Louis Pasteur
    Foi um cientista francês que conseguiu provar que os seres vivos se originam somente a partir de outros seres vivos seu experimento mais famoso da teoria da abiogênese os experimentos de Pasteur foram realizados com quatro frascos de vidro cujos gargalos foram esticados e curvados no fogo após todos terem sido enchidos com caldos nutritivos logo em seguida, Pasteur ferveu o caldo de cada um dos quatro frascos até que saísse vapor dos gargalos longos e curvos e deixou-os esfriar
  • Max Weber

    Max Weber
    Weber é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, um dos seus pensamentos era o da Ação afetiva que consistia em a afetividade que uma pessoa tinha com a outra, um dos exemplos dado por Weber era de se uma pessoa fazia uma serenata a outra seria uma ação efetiva para quem ama
  • Teoria de Panspermia

    Teoria de Panspermia
    É uma das teorias que explica a origem e a evolução da vida, que foi proposta no fim do século XIX, que foi formulada pelo físico Arrhenius
  • Primeira Guerra Mundial

    Primeira Guerra Mundial
    Foi um conflito que envolvia o Imperialismo e o nacionalismo que começou em 1914 e teve o fim em 1918, que teve como potência hegemônica mundial os E.U.A
  • Revolução Vermelha

    Revolução Vermelha
    Teve como inicio em Fevereiro Com a Rússia governada pela Monarquia Absolutista Azar Nicolau II, foi um governo muito marcado pela opressão e das camadas sociais. Essa foi a primeira fase da revolução vermelha.
  • Segunda Guerra Mundial

    Segunda Guerra Mundial
    Esse conflito teve duas alianças a primeira era os Aliados que tinha Alemanha, Itália e Japão e a segunda aliança era o Eixo que continha como potencia a Inglaterra, U.R.S.S e os E.U.A, a causa foi os alemães ter invadido a Polônia
  • Bomba de Hiroshima

    Bomba de Hiroshima
    O lançamento da bomba de Hiroshima simbolizou, dentro da história, um dos episódios finais da Segunda Guerra Mundial, B-29 lançou uma bomba atômica à base de urânio que explodiu a 580 metros de altitude de Hiroshima, no dia 06 de agosto de 1945, às 8 h e 15 minutos,
  • Guerra Fria

    Guerra Fria
    Com os efeitos da Segunda Guerra Mundial, o mundo estava bipolar e dividido, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países e assim se deu origem a Guerra Fria
  • Descobrimento da Teoria do Big Bang

    Descobrimento da Teoria do Big Bang
    é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo Big Bang para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram há aproximadamente 13,3 ou 13,9 bilhões de anos
  • Geografia Critica

    Geografia Critica
    Essa já é uma geografia mas atual ou tradicional, é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza, então se criou um novo pensamento critico que visava a nova geografia e a busca da nova identidade dessa ciência
  • Hipótese autotrófica e heterotrófica

    Hipótese autotrófica e heterotrófica
    A questão do surgimento da vida ainda continua uma incógnita para os cientistas. A hipótese autotrófica diz que os primeiros seres vivos produziam seu próprio alimento assim como as plantas atuais. A hipótese heterotrófica é a linha de pensamento mais aceita para explicar a origem da vida. Conta que os organismos se desenvolveram a partir de substâncias inorgânicas.