Geometria

HISTORIA DA GEOMETRIA a.C.

  • 300

    EUCLIDES

    EUCLIDES
    Euclides é o autor de "OS ELEMENTOS", obra constituida de 13 livros e também escreveu obras sobre perspectivas, seções cônicas, geometria esférica, teoria dos números e rigor. para ele a geometria era uma ciência dedutiva.
  • 340

    EUDÓCIO

    EUDÓCIO
    Na matemática criou fórmulas para calcular o volume dos cones e das pirâmides. Ele foi o inventor das esferas celestes e um dos primeiros a descrever o movimento dos planetas. Também estudou Medicina na Sicilia.
  • 370

    DEMÓCRITO

    DEMÓCRITO
    Alguns aspectos da doutrina de Demócrito aproximam-se de noções científicas modernas. Ele foi o maior expoente da teoria atômica ou do atomismo. Seus Principais interesses: Epistemologia, Matemática, Astronomia, Metafísica,Geografia, Ética e Física.
  • 400

    SÓCRATES

    SÓCRATES
    O filósofo escreveu mais de 30 obras, como Menexeno; Ménon; Eutidemo; Crátilo; O banquete; Fédon; A república; Fedro; Teeteto; Parmênides; O sofista; O político; Timeu; Crítias; Filebo e As leis.Ele dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância ("Só sei que nada sei".)
  • 540

    PITÁGORAS

    Pitágoras de Gamos é uma figura pouco menos discutida que Tales. Pitágoras era um profeta e um místico, nascido em Gamos, não longe de Mileto. Durante suas peregrinações ele evidentemente absorveu não só informação matemática e astronômica como também muitas ideias religiosas. Pitágoras, aliás, praticamente foi 4 contemporâneo de Buda, Confúcio e Lao- Tse
  • Jan 1, 600

    TALES DE MILETO

    TALES DE MILETO
    Tales era considerado um homem de rara inteligência (o primeiro dos Sete Sábios), era considerado um “discípulo dos egípcios e caldeus” e frequentemente saudado como primeiro matemático verdadeiro – originador da organização dedutiva da geometria.
  • AHMES

    AHMES
    Ele descobriu uma relação entre a área do quadrado e a do círculo e concluiu que ao calcular a area de um quadrado construido sobre o raio e multiplicá-la por 3,14; encontra-se a área do círculo
  • PTOLOMEU

    Ele foi o primeiro a levantar o 1º "erro" na obra: Os Elementos, de Euclides; A obra principal de Ptolomeu é A grande síntese, geralmente citada com o título da tradução árabe: Almagesto.Teorema de Ptolomeu, que diz: Considerando um quadrilátero ABCD inscrito em uma circunferência, o produto das diagonais AC e BD é igual à soma dos produtos dos lados opostos.
  • ERATÓSTENES

    ERATÓSTENES
    Os contemporâneos chamavam-no de "Beta" porque o consideravam o segundo melhor do mundo em vários aspectosescreveu uma obra chamada Platonicus, que tratava da matemática que fundamenta a filosofia de Platão,tratou do problema da duplicação do cubo,trabalhou também com números primos e é lembrado por seu Crivo de Eratóstenes, que é ainda uma importante ferramenta na teoria dos números.
  • PLATÃO

    PLATÃO
    Na geometria ele defendia a causa da matemática pura contra a visão materialista do artesão ou técnico.
  • ARISTÓTELES

    ARISTÓTELES
    Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
  • ARQUIMEDES DE SIRACUSA

    ARQUIMEDES DE SIRACUSA
    Ele inventou vários tipos de máquinas para uso militar e civil, incluindo armas de cerco, e a bomba de parafuso que leva seu nome. Experimentos modernos testaram alegações de que, para defender sua cidade,projetou máquinas capazes de levantar navios inimigos para fora da água e colocar navios em chamas usando um conjunto de espelhos.