Antes de Cristo

  • 190

    Ptolomeu

    Ptolomeu
    Encontra o primeiro "erro" na obra " Os elementos" (Euclides assumia que paralelismo acarreta congruência). Começa-se um estudo investigativo sobre as demonstrações contidas no "Os elementos".
  • 194

    Eratóstenes

    Eratóstenes
    Cálculo da circunferência da Terra. Ele escreveu uma obra chamada Platonicus, que tratava da matemática que fundamenta a filosofia de Platão.
  • 287

    Arquimedes

    Arquimedes
    Ele é geralmente considerado o maior matemático da antiguidade, e um dos maiores de todos os tempos. Ele usou o método da exaustão para calcular a área sob o arco de uma parábola utilizando a soma de uma série infinita, e também encontrou uma aproximação bastante acurada do número π. Descobriu a espiral que leva seu nome, fórmulas para os volumes de superfícies de revolução e um engenhoso sistema para expressar números muito grandes.
  • 300

    Euclides

    Euclides
    Foi com Euclides o primeiro a apresentar a matemática como ciência dedutiva. Responsável pela demonstração e rigor matemático das propriedades geométricas. Escreveu a obra "Os elementos" composta por 13 livros contendo as mais variadas propriedades e teoremas relacionados à geometria. A geometria Euclidiana é ensinada como única e absoluta geometria existente, devido a muitos não conhecerem outras geometrias
  • 322

    Morte de Aristóteles

    Morte de Aristóteles
    Seu ponto de vista sobre as ciências físicas influenciou profundamente o cenário intelectual medieval, e esteve presente até o Renascimento - embora eventualmente tenha vindo a ser substituído pela física newtoniana.Todos os aspectos da filosofia de Aristóteles continuam a ser objeto de um ativo estudo acadêmico nos dias de hoje.
  • 325

    "Os Elementos"

    "Os Elementos"
    Euclides escreve "Os Elementos" composto por 13 livros.
  • 325

    Euclides escreve "Os Elementos" composto por 13 livros.

    "Os Elementos" Livros: I -Os fundamentos da geometria plana; II - Álgebra geométrica; III -Teoria da circunfêrencia; IV -Figuras inscritas e circunscritas; V -Teoria das proporções abstratas; VI -Figuras geométricas semelhantes e proporcionais; VII -Fundamentos da teoria dos números; VIII -Continuação de proporção e teoria dos números; IX -Teoria dos números; X -Classificação dos incomensuráveis; XI -Geométria dos sólidos; XII -Medição de figuras; XIII -Sólidos regulares
  • 334

    Alenxandria

    Alenxandria
    Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo. Foi fundada em torno de um pequeno "vilarejo" por Alexandre, o Grande.
  • 370

    Eudoxo

    Eudoxo
    Trabalhos sobre proporções, incomensuráveis e exaustão (limites).
  • 380

    Platão

    Platão
    Filósofo que desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível.
  • 400

    Sócrates

    Sócrates
    Filósofo que dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância ("Só sei que nada sei".). Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a conhecerem seus desconhecimentos. Através da problematização de conceitos conhecidos, daquilo que se conhece, percebe-se os dogmas e preconceitos existentes.
  • 500

    Pitágoras

    Pitágoras
    Em todo triângulo retângulo, a área do quadrado sobre a hipotenusa é igual a soma das áreas dos quadrados dos desenhados sobre os catetos.
  • 540

    Pitágoras

    Pitágoras
    Provável época do auge dos seus trabalhos.
  • Jan 1, 600

    Tales de Mileto

    Tales de Mileto
    Com ele surgem as primeiras tentativas de deduzir fatos geométricos. Geometria concreta (sistematizou ideias), início da matemática dedutiva.