-
Luis Fernando Verissimo (1936) é um escritor brasileiro. Famoso por suas crônicas e contos de humor, é também jornalista, tradutor, roteirista de programas para televisão e músico. É filho do escritor Érico Verissimo.
-
Em 1973, Luis Fernando Verissimo publicou O Popular, uma coletânea de textos já publicados nos jornais onde trabalhou. Em 1975, retornou ao jornal Zero Hora e passou também a escrever para o Jornal do Brasil. Nesse mesmo ano publicou A Grande Mulher Nua.
-
Em 1979 publicou Ed Mort e Outras Histórias, livro de crônicas, cujo personagem viria a ser um dos mais populares de sua obra. Leia a sinopse da obra: O detetive Ed Mort de língua afiada, coração mole e sempre sem um tostão no bolso, saiu das páginas dos livros, virou filme e, mais recentemente, minissérie para a televisão no canal Paródia dos detetives clássicos da literatura policial, esse Sherlock Holmes tupiniquim resolve os casos mais inusitados de um jeitinho bem brasileiro (...)"
-
Em 1981, Luis Fernando Verissimo lançou, na Feira do Livro de Porto Alegre, o livro de crônicas O Analista de Bagé. Sinopse da obra: "Ele recebe seus clientes de bombacha e pés no chão, nunca deixa de oferecer um chimarrão e o divã de seu consultório é coberto com um pelego. Psicanalista da linha "freudiano barbaridade" é acusado de ser grosseiro e machista, mas se defende: 'digo o que tenho que dizer, o último desaforo que levei para casa foi a minha mulher.'"
-
Verissimo escreveu diversas crônicas e romances ao longo de sua carreira como:
Pai Não Entende Nada, crônicas, 1990
O Santinho, crônicas, 1991
Comédias da Vida Privada, crônicas, 1994
Comédias da Vida Pública, crônicas, 1995
Novas Comédias da Vida Privada, crônicas, 1997
A Versão dos Afogados, crônicas, 1997
Gula - O Clube dos Anjos, romance, 1998
Aquele Estranho Dia Que Nunca Chega, crônicas, 1999
Histórias Brasileiras de Verão, crônicas, 1999
As Noivas do Grajaú, crônicas, 1999 -
Em 1994 publicou Comédias da Vida Privada, que foi adaptada para uma minissérie na televisão. Uma breve descrição do livro: "Generoso, irônico, cúmplice - Verissimo sabe como ninguém transformar em riso as sutis tiranias, as infidelidades, as paixões fulminantes, os ódios mortais. "
-
No ano 2000 publicou uma obra infanto-juvenil. Festa de Criança possui a sinopse: "Depois da guerra de brigadeiro, o Chico vem pedir mais doce e o pai da aniversariante diz para ele dar uma lambida na cabeça do Paulinho. O bolo também já era, pois a Cândida sentou em cima, depois de ter praticado hipismo com o cachorro, que fugiu da casa desesperado, com uma jarra caríssima amarrada ao rabo..."
-
Também nos anos 2000, Verissimo publicou uma de suas crônicas mais famosas e populares entre o público jovem. Neste livro o leitor é apresentado a histórias curtas e de humor, perfeitas para se ler no intervalo das aulas e poder se deliciar com a escrita perspicaz e cheia de graça deste autor.
-
O best-seller "As mentiras que os homens contam" não julga, apenas constata. Os homens não mentem. E, se mentem, é porque precisam. Para poupar as mulheres — e, também, para se proteger delas. Verissimo apresenta mais um livro com humor perspicaz e muito divertido para seu público
-
Mais Comédias para Ler na Escola reúne crônicas de Verissimo selecionadas por Marisa Lajolo, professora de literatura há quarenta anos. Com textos capazes de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura, a publicação, traz uma seleção de crônicas que deixa claro por que Verissimo é um dos autores preferidos dos jovens brasileiros. São textos curtos e fáceis de ler que combinam duas das principais características do escritor gaúcho: a inteligência e o bom humor.