-
As primeiras cidades eram cercadas por muralhas e construídas em cima de colinas
Foram construídas para que os povos pudessem aproveitar do solo fértil e usar a água dos rios Tigre e Eufrates como transporte, para saciar sua sede e irrigar as plantações.
O comércio não se concentrava na cidade; passava por ela, em caravanas. -
O código de Hamurábi é o primeiro conceito de lei conhecido. Era mantido na cidade de Sipar, na Mesopotâmia. Hamurábi afirmou que o propósito do código era proteger os mais fracos dos mais fortes, para resolver disputas e sanar ofensas.
Seu principal uso era para garantir que vinganças não fossem desmedidas, mas proporcionais à ofensa cometida. Por exemplo, se uma casa mal construída desaba e mata o filho do dono da casa, o filho do construtor deve ser morto. Olho por olho, dente por dente. -
Roma foi fundada na Península Itálica, supostamente pelos irmãos Rômulo e Remo, de quem a classe dominante romana, os Patrícios, declaravam ser descendentes.O patriciado usava sua ascendência como justificativa para suas várias vantagens sobre sua contraparte, os plebeus. Entre estas, estavam a propriedade da terra e cargos elevados na administração pública
Em contraste, os plebeus não haviam direitos políticos e haviam terras pequenas, que muitas vezes tinham que vender. -
Durante o século VI antes de Cristo, a cidade de Atenas estava dividida entre duas facções, a da Planície, que era conservadora e composta pela elite dona de terras, e a da Costa, dos mercadores. Pisítrato, conhecido por ter tomado um porto em uma guerra passada, fundou uma terceira facção, os Montanheses, que incluía os pobres, a maioria da população.
Sendo querido pela maioria do povo e tendo uma guarda pessoal que conquistou após fingir ser atacado, Pisítrato conseguiu tomar o poder. -
Após Pisítrato morrer por causas naturais, seus dois filhos se tornaram os novos governantes de Atenas. Eles governavam como seu pai, modernizando a agricultura e concedendo aos desfavorecidos empréstimos, terras e isenção de impostos.
Porém, a forma de governo de Atenas mudou, quando em 514 antes de Cristo, Hipparchus foi morto por Harmógito e Aristógito. Após a morte do irmão, Hípias se tornou cruel, executando civis e aumentando os impostos para pagar mercenários para protegê-lo de revoltas. -
Após Hípias ser deposto por atenienses e tropas espartanas, Iságoras e Clístenes eram rivais pelo poder. Iságoras o conquistou com a ajuda do rei de Esparta, mas em seu primeiro dia, tentou dissolver a Bulé, um conselho de cidadãos de Atenas. O conselho resistiu, com apoio do povo. Iságoras foi forçado a deixar a cidade, e Clístenes subiu ao poder. Ele declarou isonomia, isocracia e isegoria, igualdade perante a lei, de poder político e de direito de manifestação na Eclésia, respectivamente.
-
O tribuno da plebe foi criado como um jeito de amenizar a tensão entre patrícios e plebeus, criada por pesadas dívidas impostas na plebe após a queda da monarquia e fundação da República Romana.
Esta posição foi conquistada quando a plebe abandonou a cidade e se reuniu no Monte Sagrado, com o propósito de fundar uma nova cidade. Em resposta, o Senado Romano enviou Agripa, um ex-cônsul admirado pela plebe, que convenceu os plebeus a alcançarem um compromisso com os patrícios. -
Depois das Guerras Púnicas, o território romano se expandiu consideravelmente. Isto aumentou a desigualdade em questão à terra na Roma, pois as terras conquistadas na guerra iam para os patrícios, que pagavam por elas, enquanto os que lutavam nelas, a plebe, perdia a terra que já havia. Isto acontecia pois apenas os homens sabiam cuidar da terra, então quando eles saíam para as guerras, a terra se tornava inútil e era tomada pelo estado.
-
Tendo sua proposta vetada por Marco Otávio, Graco tentou depor Otávio sobre a acusação de não agir em prol da plebe, tendo descumprido sua função como tributo. Não teve sucesso, então partiu para outros meios. Começou a usar sua autoridade de tributo para vetar diversos ritos diários da Assembleia, como a abertura de edifícios públicos. Paralisando Roma, Graco forçou com que a Assembleia aprovasse suas leis.
-
Tibério Graco foi um plebeu que lutava pela diminuição da desigualdade em Roma. Como tribuno da plebe, propôs uma solução para a falta de terra enfrentada pelos pobres. Esta lei impediria que qualquer um possuísse mais que 500 jugera de terras públicas, qualquer terra além deste limite seria confiscada e redistribuída à aqueles sem terra. De início, a reforma agrária de Tibério não foi aprovada, graças a parte conservadora do senado e Marco Otávio, um tribuno da plebe convencido a reprovar a lei
-
O Império Huno estava se expandindo rapidamente, da Ásia central para a Europa. Isto causou com que vários povos germânicos migrassem para o oeste, atravessando o Rio Reno, uma das maiores barreiras de Roma. A economia de Roma estava frágil, sem condições de pagar um exército ou construir novas barreiras, então não puderam impedir os germânicos de se estabelecerem em seus territórios.
-
Depois das tribos bárbaras viverem nas fronteiras de Roma por 70 anos, uma delas, os Hérulos, invadiram a Península Itálica e depuseram o imperador Rômulo Augusto. O líder dos invasores, Odoacro, decidiu não nomear um sucessor para o imperador deposto, assim encerrando o Império Romano do Ocidente.
A queda de Roma marca o começo da Idade Média e fim da Antiguidade. -
Com as invasões dos povos germânicos atingindo as grandes cidades romanas, boa parte do povo começou a abandoná-las e ir viver em propriedades rurais, vilas, que pertenciam a um senhor. Em troca do uso da terra do senhor, os moradores entregavam parte de sua produção. Aqueles que tinham terras próprias logo entregavam-nas aos senhores feudais por proteção.
-
Antes da burguesia, haviam três ordens sociais. A mais alta constituía dos oratore, aqueles que rezam. formada pelos integrantes do Clero. Eles possuíam grande poder político, pois ainda não haviam uma divisão entre política e religião. Abaixo deles estavam os bellatores, os que lutam. A nobreza formava esta ordem, pois eram responsáveis pela segurança e por guerras.. A última era os laboratore, aqueles que trabalham. A burguesia surgiu como uma quarta classe, vivendo fora das cidades, em Burgos
-
Com a descoberta de um novo continente, a América do Sul, vieram também disputas por novas rotas comerciais e territórios. O Papa Alexandre VI, espanhol, tentou dividir estas novas terras entre os dois Reinos que competiam por elas, Portugal e Espanha. Ele criou um meridiano, a 100 léguas do Cabo Verde. Tudo a oeste do Meridiano seria espanhol, e ao leste, português. Em troca de favorecer a Espanha, o Papa demandou que fossem enviados homens para catequizar o novo mundo. Portugal recusou a bula.
-
Para resolver o impasse criado pela Bula Inter cætera, foi proposta uma nova divisão das terras do chamado novo mundo. O novo Tratado criaria um meridiano a 370 léguas de Cabo Verde. As direções continuavam as mesmas; portugueses ao leste e espanhóis ao oeste.
-
O administrador colonial Pero Capico foi quem introduziu a cana-de-açúcar ao Brasil, em Pernambuco. Em outras colônias portuguesas, açúcar já era cultivado e vendido pela Europa. Esta experiência prévia, combinada com clima e solo favoráveis e uso de mão de obra indígena e africana fizeram com que a produção de açúcar no Brasil desse certo, sendo a maior fonte de renda da colônia por séculos após a exploração do pau-brasil.
-
Para não perder as terras que conquistaram na costa do Brasil, a Coroa Portuguesa implantou medidas para povoar a colônia, tendo não só pessoas para defende-la de invasões, mas também para extrair pau-brasil e outros recursos da terra.
Assim, foram criadas 15 capitanias, que foram divididas entre nobres de confiança do rei. Por diversos motivos, apenas 2 das 15 capitanias tiveram sucesso. O sucesso das de Pernambuco e São Vicente se deram por plantio de cana e tráfico indígena, respectivamente. -
Os primeiros escravos foram trazidos da África para a Capitania de Pernambuco, para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar. Durante os primeiros três séculos após a chegada dos portugueses no Brasil, mão de obra escrava foi usada para fazer todo tipo de trabalho manual, tanto em lavouras, como em minas e até mesmo em casas de famílias ricas.
-
Cocanha era uma lenda da era medieval, um paraíso na terra onde a vida era fácil e a comida era abundante. Mitos como esse, que falavam de uma terra prometida, eram usados pela Igreja Católica para motivar grandes viagens marítimas, e eram encontrados em poemas e pinturas, como esta de Pieter Brueghel.
-
A produção de açúcar no Brasil começou a declinar quando a Holanda invadiu Pernambuco, onde estava boa parte das plantações de açúcar portuguesas. Lá, os Holandeses aprenderam a cultivar cana, e quando foram expulsos do nordeste brasileiro, levaram seu novo conhecimento para sua própria colônia: as Antilhas. Estas viraram um verdadeiro rival para Portugal, diminuindo sua influência no mercado de açúcar mundial. Durante o século XVII, o Brasil tentou recuperar a produção, mas falhou.
-
O Quilombo de Ivaporunduva foi formado pelos escravos de uma proprietária de terras chamada Maria Joana. Ela havia adoecido e viajado para o exterior para se curar. Acabou falecendo fora do país. Era viúva e não tina parentes, por isso, suas terras ficaram para os escravos.
Escravos fugitivos de outras fazendas próximas e, mais tarde, de minas, também iam para Ivaporunduva, assim formando um povoado. -
Seguindo a diminuição do lucro vindo do açúcar, o Brasil passou por um período de paralisação econômica, que também afetou Portugal. A economia voltou a ter sucesso com a achada de ouro por bandeirantes, em Minas Gerais. Esta nova descoberta também ajudou Portugal, que taxava diversos impostos sobre o ouro encontrado em sua colônia. Entre eles, o Quinto, uma taxa de aproximadamente 20% do ouro tirado das minas. O ciclo do ouro também criou diversas cidades perto de minas, como Ouro Preto.
-
Antes de ser considerado um período histórico, o Iluminismo era um movimento. Ele defendia os ideais de liberdade, progresso e tolerância, por meio de uma separação da Igreja e do Estado e por um governo constitucional. Foi considerado um período histórico por causa de sua grande influência no ocidente, tendo inspirado o liberalismo, que é a ideologia dominante no mundo até hoje. Além disso, forneceu diversas ideias para movimentos importantes, como a revolução francesa e outras nas Américas.
-
O ciclo do ouro acabou naturalmente, com o esgotamento das minas. Ele deixou diversas consequências , como a transferência da força econômica do pais. Antes, ficava no nordeste, com as plantações de cana de açúcar. Depois ela foi transferida para o sudeste e centro oeste, onde ficavam as minas. Também houve a transferência da capital, de Salvador para Rio de Janeiro, para realizar a fiscalização das atividades de mineração.
-
Durante a década de 1780, a França passou por uma forte crise econômica e social. Graças a falta de produção de alimentos resistentes ao frio e invernos rigorosos, havia uma falta de comida para a população mais pobre, enquanto a realeza, o Clero e nobres viviam bem, graças a pesados impostos que eles colocavam sobre o resto da população. Além das questões materiais encaradas pelos mais pobres, havia a crítica intelectual que pensadores iluministas como Locke e Kant faziam contra o absolutismo
-
A Bastilha foi uma prisão do estado, utilizada pelos últimos quatro reis franceses. Sua queda foi um importante símbolo da revolução francesa, pois foi primariamente usada como prisão contra aqueles que opuseram ou irritaram Luís XIV.
Ela foi atacada após o jornalista Camille Desmoulins fazer um discurso dizendo que as tropas reais iriam atacar os cidadãos de Paris. Isto levou uma multidão a atacar o Hôtel des Invalides, em busca de armas, e depois a Bastilha, por pólvora. -
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi o primeira proclamação de direitos que visava incluir toda a humanidade. Em seus dezessete artigos, ela defende a igualdade entre todos, a liberdade de fazer o que desejar, desde que não prejudique o próximo, o direito à propriedade e a justiça na execução da lei.
-
O café foi trazido ao Brasil pela primeira vez em 1727, contrabandeado da Guiana Francesa. Por muito tempo, o café serviu apenas para consumo doméstico. Foi só quando outros produtos começaram a ser desvalorizados fora do país que fazendeiros começaram a investir no café e ele foi exportado.
O café era plantado no sudeste, o que fez com que esta região se tornasse o centro econômico e político do Brasil, o que não mudou até hoje. -
Desde agosto de 1845, o tráfico de escravos por parte do Império do Brasil diminuiu em quantidade. Isto aconteceu pois neste mês, o Parlamento do Reino Unido aprovou uma lei que dava a marinha britânica o direito de apreender qualquer navio suspeito de transportar escravos no oceano atlântico.
O governo brasileiro alegou que isso feria a soberania nacional, conquistada à duas décadas. Por esta pressão exterior, foi declarada a lei Eusébio de Queirós, proibindo a entrada de escravos no país. -
Após a declaração da Lei Eusébio de Queirós, a pressão contra a escravidão só aumentou. Foram declaradas diversas leis que libertaram certos escravos, como a lei dos sexagenários, que garantia a liberdade dos poucos escravos que chegavam aos 60 anos, e a lei do ventre livre, que declarou que filhos de escravos seriam livres.
Após estas diminuições graduais na crueldade da escravidão e quantidade de escravos, a Lei Áurea finalmente a aboliu completamente.