Linha do tempo 4

Timeline created by Júlia David
  • Period: to

    Guerra do Paraguai

    A Guerra do Paraguai foi reflexo da consolidação das nações da bacia platina (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai) e resultou em enorme destruição e grande saldo de mortos. Conflito de maior duração e proporção de toda a história da América do Sul, a Guerra do Paraguai foi um grande divisor de águas para todos os países envolvidos.
  • Movimento abolicionista

    O movimento abolicionista, que surgiu no século XIX, teve papel fundamental na aprovação da Lei Áurea, em 1888. Esse movimento reuniu pessoas de diferentes grupos da sociedade que agiram de diferentes maneiras para defender o fim da escravidão dos negros no Brasil. Dentro do movimento abolicionista está também a resistência dos escravos.
  • Lei Áurea

    A lei libertava cerca de 700 mil escravos, num país com então 15 milhões de habitantes. O número de escravizados na data não é tão expressivo tendo em vista um grande contingente de libertos já existentes no país. Uma das questões que mais preocupava o governo imperial era justamente a pressão pelo fim da escravidão. A Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel, marcou o fim da escravidão, sendo o Brasil o último país independente a findar este sistema.
  • Proclamação da República

    Resultado de um levante político-militar, deu inicio à República Federativa Presidencialista. Marcada a figura de Marechal Deodoro da Fonseca como responsável pela proclamação e primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório.
    Marechal sempre contrário ao movimento republicano e defensor da Monarquia como deixa claro em cartas trocadas com seu sobrinho Clodoaldo da Fonseca afirmando que apesar de todos os problemas a Monarquia continuava sendo o “único sustentáculo” do país.