-
Nasceu na Basileia, Suíça. Foi um matemático e físico que fez importantes descobertas em várias áreas da matemática como o cálculo e a teoria dos grafos. É também reconhecido por seus trabalhos na mecânica, dinâmica de fluidos, óptica, astronomia e teoria da música.
-
Em 1720, aos treze anos, Euler ingressou na pequena Universidade de Basileia que possuía um famoso departamento de estudos da matemática liderado por Johann Bernoulli, cuja família Euler era amigo. Johann recusou-se a dar aulas particulares a Euler, oferecendo então um valioso conselho de como estudar por conta própria.
-
No seu exame deu um discurso em latim comparando as filosofias de Descartes e Newton. Nesta altura, já recebia, aos sábados à tarde, lições de Johann Bernoulli, que rapidamente descobriu o seu talento para a matemática. Euler nesta altura estudava teologia, grego e hebraico, pela vontade de seu pai - para mais tarde se tornar pastor. Porém Johann Bernoulli resolveu intervir e convenceu Paul Euler que o seu filho estava destinado a ser um grande matemático
-
Euler completou a sua dissertação sobre propagação do som intitulada de De Sono. Na época estava tentando, sem sucesso, obter um cargo na Universidade de Basileia.
-
Na época os dois filhos de Johann Bernoulli, Daniel e Nicolaus, foram trabalhar na Academia Russa de Ciências. Nicolaus morreu em novembro de apendicite após viver um ano na Rússia, e quando Daniel assumiu o cargo do seu irmão, indicou a vaga em fisiologia que tinha desocupado para ser preenchida por seu amigo Euler. Em novembro Euler aceitou ansiosamente a oferta, porém atrasou durante a viagem para São Petersburgo enquanto tentava uma vaga como professor de física na Universidade de Basileia.
-
Entrou pela primeira vez na competição premiada da Academia de Paris; o problema do ano era encontrar a melhor maneira de colocar os mastros num navio. Ganhou o segundo lugar, perdendo para Pierre Bouguer, mais tarde conhecido como “o pai da arquitetura naval”. Euler, entretanto, ganharia o prêmio anual doze vezes.
-
Foi promovido a assistente do departamento médico da academia para uma vaga no departamento de matemática. Apresentou com Daniel Bernoulli com quem frequentemente trabalhava em uma estreita parceria. Euler aprendeu russo e instalou-se em São Petersburgo. Também aceitou um trabalho adicional como médico na Marinha Russa.
-
Euler tornou-se professor de física pela sua classificação no ranking da escola. Dois anos mais tarde, Daniel Bernoulli, que foi perseguido com a censura e pela hostilidade que enfrentou em São Petersburgo, partiu para Basileia, e, assim, Euler o substituiu como professor de Matemática.
-
Filha de Georg Gsell, um pintor da Academia Gymnasium. O jovem casal casaram-se no dia 7 de janeiro, construíram uma casa perto do rio Neva. Tiveram treze filhos, dos quais apenas cinco sobreviveram à infância.
-
O livro publicado apresentou extensivamente a dinâmica Newtoniana na forma de análise matemática
-
Três anos depois de sofrer uma febre quase fatal em 1735, tornou-se quase cego do olho direito, mas, ao invés de se lamentar, apresentou um trabalho meticuloso sobre cartografia para a Academia de São Petersburgo. A visão de Euler se agravou durante a sua estada na Alemanha, na medida em que Frederico II da Prússia se referia a ele como "Cyclops".
-
Preocupado com a contínua turbulência na Rússia, Euler deixou São Petersburgo em 19 de Julho de 1741, para assumir uma posição em Berlim que tinha sido ofertada por Frederico II da Prússia. Viveu por vinte e cinco anos em Berlim, onde escreveu 380 artigos.
-
-
O primeiro volume da Analysis Infinitorum é totalmente voltado para os processos infinitos: produtos infinitos, frações contínuas infinitas assim como inúmeras séries infinitas.
Os três símbolos e, i, pi, cujo uso se deve muito à Euler, podem ser combinados com os dois números inteiros mais importantes, 0 e 1, na famosa igualdade: epi*i + 1 = 0
O segundo volume da Analysis Infinitorum é voltado para a geometria analítica. Euler estabeleceu várias proposições para curvas algébricas. -
É o primeiro livro-texto em cálculo diferencial e até há pouco tempo, muitos tratados no assunto eram baseados nele. Porém, pode-se dizer que a exposição dos tópicos é muito resumida e, muitas vezes, sem muita exatidão.
-
-
Iniciou o estudo das linhas de curvatura e começou a desenvolver um novo ramo da matemática denominado Geometria Diferencial.
-
Com o alastramento da Guerra dos Sete Anos, a fazenda de Euler em Charlottenburg foi devastada pelo avanço das tropas russas. Como punição, o general Ivan Petrovich Saltykov indenizou pelos danos causados na propriedade de Euler, depois da tsarina Isabel da Rússia adicionar um pagamento de 4 000 rublos - um valor exorbitante na época.
-
Euler mais tarde desenvolveu uma catarata no olho esquerdo, deixando-o quase totalmente cego poucas semanas depois de sua descoberta. No entanto, sua condição parece ter pouco efeito sobre sua produtividade, compensando com suas habilidades de cálculo mental e de memória fotográfica. Com a ajuda de seus escribas, a produtividade de Euler em muitas áreas de estudo, na verdade, aumentou. Produziu, em média, um artigo matemático durante todas as semanas do ano 1775.
-
A situação política russa se estabilizaria após a ascensão de Catarina, a Grande ao trono, e é quando Euler aceita um convite para voltar a Academia de São Petersburgo. Suas condições foram bastante exorbitantes – um salário anual de 3 000 rublos, uma pensão para a sua esposa e a promessa de cargos de alto escalão para os seus filhos. Todas destas condições foram atendidas. Viveu o resto de sua vida na Rússia.
-
Publicação em três volumes que completou a série de trabalhos anteriores, no qual muitos teoremas foram aperfeiçoados e as funções Beta e Gama foram inventadas e discutidas aqui, mas somente como ilustração dos métodos de redução e integração.
-
Um incêndio em São Petersburgo destruiu a sua casa, e quase o matou.
-
Sua esposa Katharina falece após 40 anos de casamento
-
Três anos depois da morte de sua esposa, Euler casou com sua meia-irmã, Salome Abigail Gsell (1723–1794). Este casamento durou até o fim de sua vida.
-
-
-
Em São Petersburgo no dia 18 de setembro, depois de um almoço com sua família, Leonhard estava discutindo sobre a descoberta de um novo planeta da época, chamado Urano e sua órbita com o também acadêmico Anders Johan Lexell, quando sucumbiu por causa de uma hemorragia cerebral. Morreu algumas horas depois.