Download

Lara Rodriguez (27) e Catarina (19) - 9D

By palaka
  • Period: to

    Rússia Czarista

    A Rússia era organizada em monarquia absolutista em que todo o poder se concentrava na mão do czar. Ele podia nomear e demitir ministros, censurar jornais e revistas e decidir em nome da nação. Maioria da população vivia no campo, sendo em sua maioria mujiques que eram explorados. Camponeses migravam do campo para a cidade em busca de emprego nas industrias. Com o desenvolvimento do capitalismo russo se desenvolveram os centros industriais. As condições de trabalho eram precárias.
  • Socialismo na Rússia

    Socialismo na Rússia
    Dois pensadores alemães criaram uma corrente do socialismo que chegou na Rússia e assim com base na ideia deles, se organizaram vários grupos políticos socialistas, que juntaram para formar o Partido Operário Social-Democrata Russo. O partido foi destruído porém seus líderes fugiram da Rússia. Por tanto aviam divergências internas entre os socialistas Lênin e Martov, o que fez ser criado os bolcheviches, que apoiavam Lênin, e os mencheviques, que apoiavam Martov.
  • Domingo sangrento

    Domingo sangrento
    A guerra entre Rússia e Japão afetou muito os pobres e gerou uma revolta. Operários em greve e suas famílias caminharam desarmados em direção ao palácio de inverno, com um abaixo assinado para o czar. Antes que chegassem ao palácio, o czar mandou seus soldados atirarem a queima roupa na população. Eles reagiram promovendo revoltas e greves. A Rússia foi derrotada e pela pressão da população o czar ciou uma duma que depois foi dissolvida.
  • Governo Provisório

    Governo Provisório
    Rússia entrou na guerra para controlar o acesso do Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro, porém com o exército mal preparado milhões de soldados morreram rapidamente. Isso fez com que em fevereiro de 1917 a população e soldados invadissem o palácio e proclamassem uma República criando um governo provisório, que cada vez foi menos apoiado, enquanto as ideias de Lênin ganhavam força. Bolcheviques liderados por Lênin e Trotsky, em outubro de 1917, ocuparam prédios públicos e assumiram o poder.
  • Period: to

    Guerra Civil

    As medidas de Lênin foram mal recebida por monarquistas, mencheviques e liberais que com as potências capitalistas formaram o Exército Branco. Os bolcheviques formaram o Exército Vermelho, liderado por Trotsky. Durante a guerra o governo bolchevique que estava no poder, adotou medidas comunistas. Bolcheviques ganharam, porém a economia e a população estavam totalmente arrasadas. Foi criada uma NPE que adotou princípios socialistas com práticas capitalistas, mas apenas a agricultura se recuperou.
  • A Formação da URSS

    A  Formação da URSS
    A melhoria na economia não fez com que houvesse abertura na política, ao contrário, se implantou uma ditadura do Partido Comunista que suprimiu a liberdade de pensamento e da imprensa e obrigaram sindicatos e sovietes a obedecer ordens. Em dezembro de 1922, um grande congresso reunindo diferentes povos que habitavam a Rússia fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Um governo com representantes de diferentes repúblicas foi formado sendo a Rússia a principal delas.
  • Period: to

    A Disputa entre Stalin e Trotsky

    Stalin tinha o cargo mais alto da União Soviética, aproveitando para afastar opositores e nomear aliados. Morte de Lênin acirrou disputas pelo poder. Trotsky era o provável sucessor e acreditava que o meio mais eficiente de proteger a União era estender a revolução socialista a outros países, enquanto Stalin acreditava que era preciso ser consolidado o socialismo na União para depois levar a outros países. Por meio de manobras Stalin conseguiu que Trotsky fosse exilado no México e assassinado.
  • Period: to

    A ditadura stalinista

    Stalin implantou uma ditadura até 1953, ano que morreu. As características eram: sistema de partido único (suspeita de oposição fazia com que a pessoa fosse mandada para os campos para trabalho forçado), opressão ás nacionalidades (outros povos tinham que ter idioma e regras russas), burocratização do Estado (foi criada nova elite que tinham privilégios e benefícios), supressão da liberdade da imprensa e do pensamento, julgamentos forjados (adversários eram obrigados a confessar e fuzilados).